Chamada pública: 15 microbolsas para ações de inovação cidadã e cultura livre na Baixada Santista

Em sua segunda edição, Circuito LABxS (Lab Santista) 2018 vai fomentar ações criativas e inovadoras para fortalecer a cidadania de baixo para cima

O Circuito LABxS (Lab Santista) 2018 abre chamada pública para ações e atividades de inovação cidadã e cultura livre da Baixada Santista. A ideia é selecionar 15 propostas para promover os bens comuns, o fortalecimento da cidadania e a melhoria da vida na região.

A chamada pública é aberta a pessoas, coletivos, organizações da sociedade civil, produtoras e pequenas empresas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre os dias 9 de março e 2 de abril no endereço https://labsantista.procomum.org/circuitolabxs-2018/.

O lançamento e bate-papo com interessados em participar do Circuito acontecerá no dia 15 de março , quinta-feira, às 18h, na sede do LAB Santista (rua Sete de Setembro, 52. Centro, Santos-SP).

As propostas contempladas vão receber uma bolsa de R$ 1,500 reais e orientação técnica da equipe do Instituto Procomum, organizador do Circuito LABxS (Lab Santista). Também será estimulado o trabalho colaborativo e em rede. As iniciativas selecionadas também poderão usufruir da infraestrutura do LABxS para desenvolver seus protótipos, realizarem reuniões ou o que mais for necessário.

As ações devem ocorrer entre os meses de abril e junho e vão acontecer em diferentes localidades da Baixada Santista, afirmando o caráter de festival de inovação cidadã do evento.

O Circuito LABxS (Lab Santista) é organizado pelo Instituto Procomum e, em 2017, o festival recebeu 127 propostas e selecionou 13 iniciativas.

Expandindo sonhos

Marina Pereira, produtora do IP e coordenadora do Circuito LABxS (Lab Santista) 2018, espera muitos projetos criativos e comunitários, que possam representar e apontar soluções para as minorias, como os moradores de periferia, as mulheres e os negros.

“O Circuito LABxS do ano passado foi um espaço de formação de redes. De conhecer e afirmar que existem inúmeras iniciativas bacanas na região. E o mais legal foi ver que depois do circuito, as pessoas seguiram trabalhando juntas e criando novos projetos”, afirma Marina Pereira.

“Também queremos que o público se envolva cada vez mais e que possamos expandir os locais de atuação, especialmente em Praia Grande e Cubatão, onde recebemos menos propostas em 2017”, lembra a coordenadora do Circuito LABxS.

Sobre as propostas

A ideia é selecionar propostas que tenham como objetivo fomentar, fortalecer e afirmar a criatividade cidadã nas áreas da arte, cultura, meio ambiente, infância, memória, educação, saúde, esporte, alimentação, feminismo, igualdade racial, entre outros. Preferencialmente em espaços públicos ou autônomos e nas regiões periféricas da Baixada Santista.

Serão valorizadas as propostas que estimulem a cultura livre, sejam colaborativas e que tenham como horizonte o compartilhamento de sonhos e desejos. Por exemplo, para quem tem a ideia de fazer uma horta comunitária num terreno baldio perto da sua casa, ou gostaria de reunir as crianças do seu bairro para desenvolver um jogo virtual, ou quer promover uma oficina de costura entre adolescentes que gostam de moda e senhoras que sabem costurar; ou pretende levar pessoas com deficiência para andar nas ruas do centro e conhecer de forma sensível os patrimônios artísticos e culturais.

Também não existe formato fechado para as ações e atividades, pode ser um debate, um pequeno seminário, conversatórios, oficinas, ações mão na massa e mutirões.

Os critério de seleção vão privilegiar a diversidade territorial, de gênero e raça com o objetivo de reconhecer e afirmar grupos historicamente sub-representados.

Sobre o Circuito LABxS 2017

O Circuito LABxS 2017 recebeu 127 propostas de ações e 13 foram selecionadas. Durante o festival, foi realizado um circuito de moda sustentável na ONG Luzes da Vila, prototipagem de uma trituradora de galhos na Horta Bons Frutos e de uma trituradora de lixo plástico na praia Itaquitanduva, lançamento de um Guia de Direitos das Empregadas Domésticas, entre outros projetos.

Clique aqui para ver toda a documentação dos projetos 2017.

Calendário Circuito LABxS 2018

>> 09/03/2018 a 02/04/2018 – período de inscrições no site pelo link: https://labsantista.procomum.org/circuitolabxs-2018/

>>15/03/2018 – evento de lançamento com bate-papo e confraternização entre interessados e Instituto Procomum

>> 17/03/2018 – laboratório de escrita de projetos e oficina do comum

>> 09/04/2018 – divulgação dos projetos selecionados

>> 10/04/2018 e 11/04/2018 – reuniões de trabalho entre promotores e equipe Procomum

>> 12/04/2018- evento de integração entre os promotores

>> 14/04/2018 a 03/06/2018 – realização das atividades

>> 07/06/2018 – confraternização + seminário avaliativo do Circuito LABxS 2017

 

2560 1707 Editor
Pesquisar por