IP recebe medalha por sua atuação em defesa da Igualdade Racial

Medalha Quintino de Lacerda, em homenagem ao líder do Quilombo do Jabaquara e primeiro vereador negro da história do Brasil, será entregue hoje, em cerimónia no Cine Roxy.

A indicação do Instituto Procomum foi feita por Luciana da Cruz, produtora cultural e empreendedora social, que participou de inúmeros projetos desenvolvidos pela nossa organização e integra a comunidade do LAB Procomum.

Luciana da Cruz nas fotos de bastidores da gravação do documentário do projeto LAB Negritudes

Lu, como a conhecemos, articuladora do Coletivo Afrotu, contou, entre os risos e choros que lhe são característicos, seus motivos para nos indicar e enfatizou que o Conselho foi unânime nesse reconhecimento.

“Quando eu conheci o Procomum, foi através da Camila Araújo. Ela disse: Lu, acho que dá para você fazer e eu passei na seleção da Colaboradora – Empreender e Transformar, que a princípio nem era para minha idade. Mas o programa já tinha a preferência, nem sei se essa é a palavra certa, por negros e negras, era indicado à população LGBT. Assim, vocês sempre tratam com muito carinho e cuidado a questão da igualdade racial. Sempre nessa posição de: vamos fortalecer! É o que eu sinto. E foi o que aconteceu comigo. Não é à toa que o Coletivo Afro Tu surgiu a partir de todo aprendizado que fui tendo aí com vocês. Então foi isso, o acolhimento, a aprendizado, tudo o que vocês ofereceram. Se eu era insegura antes dessa experiência, eu deixei de ser. Só preciso agora aprender a parar de chorar. Mas eu tenho muito a agradecer a vocês, obrigado!”

(Leia Mais: Ação-pesquisa afirma o protagonismo negro de Santos)

Lu espera que o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e Promoção de Igualdade Racial de Santos ganhe cada vez mais força para seguir pautando temas relevantes para a vida das pessoas negras, contribuindo para o fim da segregação racial que caracteriza a cidade.

“Acho muito importante esse tipo de reconhecimento. Eu fiquei muito feliz, ainda mais quando foi aceita indicação de vocês, que todo mundo do conselho concordou. Que seja o primeiro de muitos! O Procomum tem que ser pro Brasil todo, pro mundo todo, é um trabalho muito lindo e eu tenho muito orgulho de ter participado, ainda que um pouquinho”, Luciana da Cruz.

 

800 800 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por