Conexão Global

Está acontecendo! Desde dezembro de 2022, o Instituto Procomum, representado pelos facilitadores Dener Xavier e Calu Narcizo, é o responsável pela intervenção “Museum for the UN”, um espaço dedicado à trocas entre diversos países localizados em diversos continentes, cujo objetivo é ouvir vozes silenciadas da sociedade civil objetivando a construção de um futuro mais sustentável.

 

Ao todo são 15 contêineres espalhados por todo o planeta e aqui no Brasil, a unidade fica em Santos, ao lado da Concha Acústica. Em dezembro, o contêiner recebeu aproximadamente 28 pessoas que participaram de conexões como a com o Iraque, na qual rappers da Baixada Santista batalharam a respeito das mudanças climáticas. Cada mês é pavimentado por uma questão norteadora, neste primeiro mês de funcionamento as conversas foram conduzidas sob a luz da questão norteadora: “Se as vozes mais silenciadas da sociedade fossem ouvidas, o que elas estariam dizendo?” 

 

A respeito da experiência, o visitante e comunicador Gabriel Mariano de 27 anos afirma: “Acho incrível a iniciativa de juntar pessoas comuns e até famosas em contêineres ao redor do mundo. Aqui em Santos enxergamos com amplitude a variação climática e esta oportunidade nos permite falar a respeito deste e de diversos outros assuntos, conhecer coisas, inclusive a respeito de outras culturas. É fantástico! Engrandece o ser humano e nos leva a pensar mais e de forma mais crítica sobre o tema, talvez até nos instigando a tentar mudar isso de alguma forma”.

 

México, África do Sul, São Petesburgo, Barbados e Nairóbi são apenas algumas das localidades com as quais facilitadores e visitantes do contêiner santista se conectam em janeiro, o ponto central agora é “Como seria se as pessoas verdadeiramente se importassem/ cuidassem umas das outras e do meio ambiente?” A instalação segue até março aberta a toda a comunidade e resultará em um material muito rico que poderá ser acessado por cidadãos do mundo inteiro. Para participar das conversas, inscreva-se no link.

1600 900 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por