Crises climáticas – Um tema global com consequências locais.

Um tema tão complexo quanto possa parecer é a consequência direta do sistema econômico ao qual estamos submetidos desde a desestruturação do sistema feudal no século XVIII. Embora outras localidades do planeta vivessem esplendores econômicos, foi o sistema europeu que se expandiu e pautou a forma como consumimos e produzimos na atualidade. A industrialização desenfreada resulta em crises climáticas sem precedentes e a urgência em produzir para uma população cada vez maior se choca com a urgência em frear essa produção para preservar esta mesma população que, carente e desinformada, sucumbe em tragédias climáticas com pouco respaldo do poder público.

 

A respeito do tema, converso com Geraldo Varjabedian e Adriano Liziero. Geraldo é ativista ambiental e desde 2006 se debruça sobre o assunto participando de coletivos e realizando ações junto à população. Aqui no Instituto Procomum, Geraldo lidera o GT Consumo Crítico que realiza discussões que culminaram, por exemplo, na execução e distribuição de produtos de limpeza não poluentes durante o Festival Encruza.

Adriano Liziero é responsável pela instagram @geopanoramas que faz uso de imagens aéreas para contextualizar politicamente e documentar histórias relacionadas às paisagens.

Durante a conversa, Geraldo e Adriano abordam o percurso de negligências que culminaram na tragédia ocorrida na madrugada do dia 19 de fevereiro no litoral de São Paulo. Acesse o link para conferir o conteúdo.

840 520 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por