A resposta é o comum – Parte 1

No dia 15/3, aconteceu a primeira reunião de 2023 dos Grupos de Trabalho do LAB Procomum. Os Grupos de Trabalho e Estudos do LAB Procomum são as comunidades de prática que ativam a programação e os ateliês do nosso laboratório cidadão. Dos 39 Grupos de Trabalho, 33 tinham representantes em nosso encontro.

Este foi o nosso primeiro encontro, após 6 meses de atividades no ano passado. Foram dois meses entre a  realização de uma chamada pública, um processo seletivo inclusivo até a assinatura dos contratos e inicio das atividades. E depois, quatro meses de atividades entre cursos, reuniões, encontros, apresentações, pesquisas e prototipagens realizadas pelos grupos. Além da participação deles em nosso festival Encruza.

Conheça mais sobre o processo não excludente de formação dos Grupos de Trabalho e Estudos do LAB Procomum aqui:
Que tal o impossível?
2022: Relato da Oficina de Planejamento
A nossa inovação é comunitária

2022: um ano de irrigação do nosso jardim

Em nossa reunião, apresentamos o balanço orçamentário de 2022. Distribuímos R$ 67.500,00 mil reais em bolsas e conseguimos implementar a cultura dos ateliês abertos nas quintas-feiras e dos sábados na qual os grupos de trabalho compunham a nossa programação com apresentações artísticas, oficinas, rodas de conversa, etc.

Foi um momento de irrigação de uma rede que ainda sofria e sofre os impactos da pandemia e das crises financeiras. E também um momento para medirmos a capacidade de uso do nosso laboratório dentro de uma lógica comunitária e apontando para o comum.

Para permitir o uso coletivo dos grupos, criamos um sistema de reservas para uso dos nossos ateliês e equipamentos e calendarizamos as nossas atividades com as quintas-feiras de ateliês abertos e os sábados com apresentações abertas e gratuitas ao público, com programação variada entre atividades culturais, oficinas e rodas de conversa.

Somente pelo nosso sistema, realizamos 301 reservas para uso do nosso espaço. Realizamos quatro edições dos sábados de laboratório aberto, com média de 200 pessoas visitando as nossas atividades. Os Grupos de Trabalho ainda participaram da programação do do festival Encruza, compondo a sua programação.

Portanto, conseguimos operar um grande número de atividades, mas para 2023 propomo um ano com ações mais centradas e focadas em temáticas especificas.

Aprofundando a coletividade e a interdisplinaridade  

Os primeiros seis meses de atividades dos Grupos de Trabalho do LAB Procomum foram muito intensos. Os Grupos de Trabalho comentaram que a principal dificuldade deles foi a comunicação entre os próprios grupos. Da vontade de trocar mais conhecimentos juntos e se mobilizarem juntos para conseguir mais impacto em suas ações. Um aponte natural para a coletividade e interdisciplinaridade que tanto acreditamos.

Uma das sugestões encaminhadas para 2023 foi a criação de um calendário único pautado pelas seguintes temáticas para o primeiro semestre: Mudanças Climáticas; Alternativas Econômicas; e Conhecimentos Livres.

Para o segundo semestre, a nossa ideia é reforçar a agenda de Equidade Racial, Diversidade e Patrimônio Imaterial do bairro Bacia do Mercado.

Obviamente não trata-se de agendas fechadas e a interdisciplinaridade  e a troca de saberes são essenciais em nossa construção. Mas estes recortes nos ajudam a medir os resultados e impactos, facilitam os processos de mentoria e a divulgação das atividades também. Também vamos juntar mais esforços para a captação de recursos.

A resposta é o comum

Pessoalmente, o momento mais surpreendente e lindo da reunião foi quando, fora do programado, as pessoas começaram a, voluntariamente apontar soluções, comprometendo-se em apoiar e somar em nosso grupo.

As sugestões foram compondo um verdadeiro tecido de colaboração e uma agenda própria da nossa comunidade, que envolve afetos, trocas de saberes, mas principalmente aponta para justamente o que acreditamos e praticamos, de maneira cada vez mais prática e vivencial.

1280 720 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por