Circuito LABxS: chamada pública recebe 127 propostas de inovação e cidadania para a Baixada Santista

Resultado será divulgado no dia 13 de fevereiro na página do Instituto Procomum

A chamada pública do Circuito LABxS (Lab Santista) foi marcada pela alta participação de agentes locais e recebeu 127 propostas de inovação e cidadania para a Baixada Santista. O júri do circuito vai selecionar 12 propostas, que receberão bolsas de 1,2 mil reais cada.

No total, foram recebidas 84 propostas para Santos, 19 para São Vicente, 13 para Guarujá, quatro para Bertioga, quatro em Praia Grande e três em Cubatão (duas das propostas não especificaram a cidade de atuação).

Entre a temática dos projetos: 31 deles tratam da questão do meio-ambiente (reciclagem, permacultura, hortas urbanas, poluição); 17 abordam a cidadania (questão de gênero, democracia, racismo, povos indígenas); 50 projetos culturais (fomento e produção de música, artes plásticas, teatro, dança, literatura); 11 projetos de educação (ensino, questão da infância, contação de histórias, brincar); 12 ações de saúde; três de urbanismo; e três de acessibilidade.
Lançamento do LABxS (Lab Santista) - 19/1, Estação da Cidadania, Santos-SP - Fotos por Julinho Bittencourt

Estimular e potencializar iniciativas
Para Georgia Haddad Nicolau, diretora de projetos do Instituto Procomum, o número de iniciativas foi surpreendente e teve grande diversidade temática e regional.

“O que mostra que há muita gente fazendo coisas interessantes na região da Baixada. Muitos projetos que já acontecem e que poderão se fortalecer a partir desse impulso. Também vimos muitas novas ideias surgirem. Ou seja, o objetivo foi atingido, que era o de estimular e potencializar iniciativas de impacto social”, comenta Georgia Nicolau.

A diretora do Instituto Procomum também destaca a diversidade de genêro nas propostas: 42 ações foram propostas por mulheres.

Oficina de Elaboração de Projetos - Circuito LABxS - 24/01/2017 - Estação da Cidadania 7

Júri e resultados
A coordenação do júri será de Georgia Nicolau e Rodrigo Savazoni, diretores do Instituto Procomum, e os avaliadores serão cinco: o escritor Ademir Demarchi; a assistente social, funcionária da prefeitura de Santos e integrante do Conselho Fiscal do IP, Carmem Brandalise; o professor e designer Niva Silva, um dos fundadores do LABxS; a jornalista e pesquisadora Sil Bahia, do Rio de Janeiro, onde integra o OLABI Makerspace; e o especialista em tecnologia e democracia, Ricardo Poppi, membro do Instituto Cidade Democrática.

A divulgação das ações contempladas será realizada no dia 13 de fevereiro, na página do Instituto Procomum.
Circuito LABxS - Oficina de Criação (UNIMONTE, 01/02/2017, Santos-SP).

Um circuito de atividades e uma rede colaborativa
Os selecionados participarão de reuniões de trabalho entre os promotores dos projetos contemplados e a equipe do IP com o objetivo de alinhar as ações e criar um calendário para as atividades do circuito.

Também será realizado um seminário inaugural destinado a todos os inscritos do Circuito LabxS 2017 no dia 21 de fevereiro, em local a ser divulgado. Além de apresentar os projetos contemplados, a ideia é incentivar a colaboração entre projetos de áreas semelhantes e fortalecer a rede de inovação cidadã e cultura livre na região.

As ações e iniciativas contempladas pela chamada pública vão acontecer entre os dias 3 de março e 23 de abril.

640 427 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por