#LABxS: Programação completa das oficinas de agosto do Lab Santista

Inscreva-se agora

 

Oficina Lixo Zero – Sábado, 4/8, 10h, na sede do LABxS
Oficina Lixo Zero vai debater e promover práticas para a redução da produção de lixo nas tarefas diárias. Programação:

– Roda de conversa sobre técnicas de compostagem;
– Como usar cascas de frutas cítricas para sucos, geleias, doces e produtos de limpeza;
– Como fazer cesto de jornal para evitar uso de sacolas plásticas;
– Almoço ativista comunitário – trago algo para compartilhar;
– Como transformar resíduos plásticos e de vidro em tijolos e decoração;
– Artesanato com materiais reciclados.

#GTs: Reunião para formação de grupo de trabalho de experimentação audiovisual no LABxS

Na sexta-feira, 10/8, às 15h, vamos realizar a primeira reunião para formação de um grupo de trabalho de experimentação audiovisual no LABxS.

A ideia é trabalhar coletivamente para a criação de um laboratório aberto para realização e experimentação audiovisual colaborativa.

O objetivo é criar um grupo de trabalho que atue para fomentar a produção, formação e democratização da produção audiovisual na sede do LABxS e seu entorno (Bacia do Mercado, Santos-SP).

A reunião é aberta a qualquer pessoa interessada em participar (com ou sem experiência na área) e já temos algumas ideias para o grupo: criação de uma biblioteca de equipamentos; criar uma agenda de cursos e oficinas; produzir conteúdo (documentários, curtas, fotozines, etc.); realizar debates, exibições e exposições; fomentar a produção audiovisual no bairro; entre outras ideia.

Participe e ajude a divulgar.

Oficina Bordados Feministas – #AColaboradora – Sábado, 11/8,  às 15h, na sede do LABxS 

No dia 11 de agosto, às 15h, na sede do LABxS (rua Sete de Setembro, 52. Santos-SP) acontecerá a oficina Bordados Feministas, facilitada por Ornella Rodrigues.

A oficina pretende subverter a ideia de que o bordar é um fazer puramente doméstico e para adornar a casa, por isso, as participantes serão convidadas a confeccionar peças que abordam a sexualidade e o direito das mulheres.

A atividade é aberta para todas as pessoas que se identificam com a identidade feminina, inclusive pessoas trans não binários.

HUBxS: Habitação & Moradia

De acordo com reportagem de A TRIBUNA de 13 de Maio deste ano sobre um levantamento produzido em parceria com a Agência Metropolitana (Agem), Emplasa e a Universidade Federal do ABC, a Baixada Santista tem hoje um déficit de 150 mil moradias. São 485 assentamentos precários, 182 favelas, 221 cortiços, 270 loteamentos irregulares e 33 conjuntos habitacionais ilegais.

Apesar dos números alarmantes, representantes de movimentos sociais denunciam o desmantelamento de políticas públicas como as recentes alterações da lei de uso e ocupação do solo em Santos e São Vicente que garantiriam a oferta de zonas especiais de interesse social.
Pesquisadores da região também alertam para os impactos da ausência de instrumentos de combate à especulação imobiliária na região que ao passo que super valorizam determinadas áreas, expulsam moradores com menor poder aquisitivo.

Diante deste cenário, quais estratégias criativas de superação de realidades próximas a essa vem sendo desenvolvidas no Brasil e no mundo?

De que maneira poderíamos contribuir para a problematização e o enriquecimento desse debate utilizando-se de tecnologias que não nos faça reféns do assistencialismo ou colabore para o esvaziamento das lutas pela efetivação e garantia de direitos, mas nos instrumentalize enquanto facilitadores, promotores da autonomia e do protagonismo no processo de desenvolvimento social?

A atividade é aberta, gratuita e não exige inscrição prévia.

O HUBxS, fruto de anseios compartilhados entre docentes e estudantes da UNIFESP, bem como entre equipe e colaboradorxs do Instituto Procomum, propõe a criação de um novo espaço de interface e diálogo entre interessadxs em questões relativas às dinâmicas territoriais presentes na Baixada Santista. Através de um cronograma de eventos mensais cujo intuito é o compartilhamento de práticas e saberes, desejamos dar visibilidade a projetos de ação e pesquisa já desenvolvidos na região e contribuir para o fortalecimento da rede já existente. Acreditamos numa ética da troca e da partilha e temos como pressupostos a colaboração e a autogestão no rumo de uma potencial inteligência Comum.

#GT Cultura Hacker: Noite do Arduino com Pizza – 16 e 30 de agosto, às 20h, na sede do Lab Santista. Noites para discutir, aprender e desenvolver projetos com placas arduino.

GT Cultura Hacker: Oficina PCB Sem Ácido – sábado, 18/8, das 14h às 18h.

“PCB sem Ácido” – oficina para demonstração de confecção de placas de circuitos impressos (PCB) utilizando fabricação digital através de uma mini retífica. Venha conhecer como fazer sua própria placa de circuito impresso sem a necessidade de utilizar ácido, apenas projetando sua PCB no computador e enviando o arquivo para uma mini router.

Facilitadores Kelenin Pock Branco e César Pock Branco da empresa Crie Aqui. 

#GT Permacultura: Construção de um viveiro para mudas + Festa da Taioba, sábado, 25/8, das 14h às 20h.

 

Inscreva-se agora

 

1100 768 Editor
Pesquisar por