« Voltar para Prototipagem e intervenções
Conceito
Uma caixa construída com fabricação digital e tecnologias manuais que se transforma em uma maquete que servirá de cenário para a contação de uma história ambientada em Santos nas últimas décadas do século XIX. A história será contada de forma lúdica e interativa e versará a respeito da luta pela liberdade e cultura negra antes e após a abolição da escravidão.
Facilitador para contação de histórias utilizando-se de suporte físico/Caixa criado a partir de meios de fabricação digitais como corte a laser e impressão 3D.
Os objetivos são incentivar o pensamento crítico a respeito da história dos negros no Brasil e a relação desta história com o racismo e a segregação racial da atualidade. E a afirmação da identidade e autoestima do povo negro através da memória da luta pela libertação e de importantes protagonistas negros da luta ablocionista na cidade.
Ficha técnica
A concepção da ideia e desenvolvimento:
Grupos de Trabalho Santos Hacker Club e Invenções e Traquitanas
Invenção e Traquitanas é um coletivo de arte educadores que se reuniu para construir um “trem” lúdico – uma engenhoca – feito com aproveitamento de materiais, objetos e aparatos tecnológicos. Propondo novas possibilidades de criação de traquitanas com brincadeiras, saberes tradicionais, tecnologias sonoras, cênicas e inventivas.
Cultura Hacker é um coletivo interessado em compartilhar conhecimento, construir protótipos e projetos que envolvam ciência aberta em geral. Entendemos que conhecimento não deve ser proprietário, que a tecnologia serve para melhorar a vida das pessoas. Amantes de software livre, Arduino, Fabricação Digital, eletrônica em geral.
Integrantes: Ricardo Grillo, Mauro Fecco, Daniel Calado, Filipe Rito, Ewald Cordeiro, Caio de Marco, Antônio Fernando, Maurice Pirotte