Onde estamos

O LAB Procomum está localizado no centro de Santos, cidade de cerca de 430 mil habitantes considerada a capital da Baixada Santista, região metropolitana formada por nove municípios e habitada por cerca de dois milhões de pessoas.

Nossa sede tem como entorno a chamada Bacia do Mercado, conjunto de três bairros centrais (Vila Nova, Vila Matias e Paquetá) marcados por graves problemas sociais e enorme potencial histórico e cultural.

Nesses bairros, encontramos as principais universidades da cidade, instituições públicas e privadas, empresas, oficinas, comércio popular, lojas maçônicas, entrepostos de frutas e verduras, além do Mercado Municipal de Santos, em situação de abandono, com poucos de seus boxes funcionando.

A falta de moradias adequadas e espaços públicos, com grande presença de cortiços, pessoas vivendo em situação de rua e ausência de praças e parques caracteriza o território.

Por meio de nossos Circuitos de Inovação Cidadã e de outros projetos de desenvolvimento tecnológico, nos conectamos com as periferias das demais cidades da região, estabelecendo alianças entre os atores dessas localidades e contribuindo para promover uma outra geografia para a ação coletiva. Das terras indígenas que os povos Guarani lutam para retomar às palafitas construídas sobre o mar de Santos; da favela do México 70 em São Vicente aos núcleos de resistência de Vicente de Carvalho; da Mata Atlântica aos morros cheios de injustiça e alegria; nas ruas, praças, parques e jardins, realizamos parcerias.

Durante os três anos de atividade do Lab Procomum, já promovemos e viabilizamos ações em Santos, São Vicente, Praia Grande e Cubatão, por meio do Circuito Labxs, do Encontro de Culturas e Comunidades e da ativação de GT’s e GE’s.

O Porto de Santos, o maior da América Latina em volume de importação e exportação, é nosso vizinho. Não à toa, a Bacia do Mercado é marcada por grande circulação de caminhões e galpões que funcionam como depósito de produtos e estacionamento de cargas. Essa proximidade é um dos aspectos que inspirou a construção de nossa identidade visual, e também contribui para afirmar nossa vocação internacional, uma vez que no LAB procuramos promover o trânsito de diferentes corpos, idiomas e culturas.

Pesquisar por