Estou com sorte 😉

Separamos este artigo para você!

O QUE SÃO OS CÍRCULOS?

O Círculos LAB Procomum é um programa de formação promovido pelo Instituto Procomum desde 2017, como parte do projeto Lab Procomum, realizando ciclos de partilha de conhecimento em diferentes temas.
Em 2020, vamos trabalhar com o Círculos Memórias, Narrativas e Tecnologias Negras, convidando organizações parceiras e grupos de trabalho do LAB para um percurso nas áreas de tecnologias, comunicação, audiovisual e território.
A ideia é trabalhar, dentro de cada círculo, com diferentes abordagens e visões complementares sobre os temas em questão.

O Círculos 2020 é parte do projeto LAB Procomum: Memórias, Narrativas e Tecnologias negras da Baixada Santista que será lançado oficialmente em breve.
Trata-se de um processo de pesquisa-ação e produção de conhecimento e tecnologias antirracistas e de valorização e visibilização da cultura negra.
A pesquisa se desenvolve nos eixos metodológicos do LAB Procomum: narrativas, formação contínua, desenvolvimento de protótipos e residências artísticas.

AS ATIVIDADES SERÃO REALIZADAS DE FORMA VIRTUAL E XS INTERESSADXS PODERÃO INSCREVER-SE PREENCHENDO O FORMULÁRIO

Setembro: Círculo Tecnologias Livres (05 encontros)
Convidados: Casa de Cultura Tainã, MudaLab, GT Cultura Hacker, GT Invenções e Traquitanas
Número de vagas: 20
Data: de 09/09 a 01/10, com atividades todas as quartas-feiras do mês (9, 16, 23 e 30/9) e na quinta-feira, 1/10, sempre das 18h às 21h.

Duração: 05 encontros – 01 encontro por semana com 03 horas de duração cada, Carga Horária Total: 18 horas

Descrição:

Construção de Protótipos com o Uso de Tecnologias Livres e Recursos Locais a partir de Processos Participativos

Esta formação online apresentará um conceito ampliado das tecnologias (ancestrais, sociais e digitais) e como elas podem contribuir para a solução de desafios locais, por meio de metodologias participativas, que resultam na construção de um protótipo com o uso das novas tecnologias. Por meio da apresentação de experiências práticas, trabalharemos com os principais pilares do Movimento Maker, componentes eletrônicos de baixo custo, assim como, conceitos de mapeamento social e identificação de oportunidades e potencialidades em um território, para o desenvolvimento de projetos colaborativos que, ao utilizar diferentes conhecimentos – formais, acadêmicos e sociais – para a criação de protótipos, induz a formação de redes cidadãs que consideram e utilizam os recursos disponíveis em cada território.

A QUEM É DIRIGIDO

Educadores, pesquisadores, mobilizadores e interessados em tecnologias digitais e abertas, em inovação social e no desenvolvimento de protótipos, a partir do uso das tecnologias e de recursos locais, assim como, interessados em processos participativos como forma de apropriação e utilização das tecnologias para a solução de desafios.

PANORAMA DE CONTEÚDOS

Encontro 1 – Instituto Procomum, Casa de Cultura Tainã e Mudalabe

Quando? dia 09/09 – Que horas? das 18:00 às 21:00 horas

Abertura

  • Nesse encontro, Instituto Procomum, Casa de Cultura Tainã e Mudalabe compartilham suas trajetórias na construção de tecnologias que tornam possível fortalecer o tecido social através de conhecimentos ancestrais e a criatividade das comunidades locais na produção de suas memórias e narrativas.
  • O que é o projeto Memórias, Narrativas e Tecnologias Negras?
  • Apresentação das organizações participantes no projeto.
    Apresentação de conteúdos a serem trabalhados: A metodologia e as ferramentas utilizadas na construção de protótipos participativos – o diálogo das tecnologias com metodologias participativas.

Encontro 2 – Casa de Cultura Tainã

Quando? dia 16/09 – Que horas? das 18:00 às 21:00 horas

  • O encontro será sobre tecnologias Sociais e a experiência da Casa de Cultura Tainã na criação da rede Mocambos e Baobáxia.

Encontro 3 – Mudalab

Quando? Dia 23/09 – Que horas? Das 18:00 às 21:00 horas

Escutando – As diferentes tecnologias e como usá-las a nosso favor

  • As novas tecnologias para a solução de desafios locais
  • Mapeamento de territórios – a experiência do LabTec e do Mapa Colaborativo de Campos Elíseos
  • Envio de Referências: ao final do encontro, envio do vídeo MudaLab: Democratização das tecnologias, envio do link dos mapas, (link com lista de presença e perguntas.)

Encontro 4 – Mudalab

Quando? dia 30/09 – Que horas? das 18:00 às 21:00 horas

Ativando – Como transformar as ideias em prática?

  • Definição de desafios e objetivos – a experiência do Projeto Materiais Pedagógicos Acessíveis e do Curso Novas Tecnologias/Aldeias Infantis
  • O que são protótipos? Desenhos, materiais e funções
  • Envio de Referências: ao final do encontro, envio do link do vídeo MudaLab: Tutoriais de Arduino, envio do link dos sites trabalhados.

Encontro 5 – Mudalab e Fábio Miranda

Quando? dia 01/10 – Que horas? das 18:00 às 21:00 horas

Criando e Produzindo – Exemplos de projetos

  • A construção das tecnologias – exemplos de projetos presenciais e remoto
  • A experiência do Laboratório Periferia Sustentável – Fabio Miranda.

Outubro:  Círculo Comunicação e Memória
Novembro: Círculo Imagem e Narrativa

parceiros
Neste momento esta rede social é restrita