Estou com sorte 😉

Separamos este artigo para você!

SOBRE O PROJETO

Memórias, Narrativas e Tecnologias Negras da Baixada Santista, também conhecido como LAB Negritudes, é uma pesquisa-ação que busca evidenciar o protagonismo – ancestral e contemporâneo – da população negra das nove cidades de nossa região através de ações de arte, cultura, ciência e educação, a partir das metodologias inovadoras que desenvolvemos em nosso laboratório cidadão, o LAB Procomum.

Com esse projeto, queremos afirmar a importância da população negra da Baixada Santista para a formação do Brasil como nação, por meio de um processo de trabalho criativo que recusa o apagamento sistemático desses protagonistas, suas vidas e realizações. A memória, que buscamos preservar e atualizar, é o fio que interconecta a ancestralidade a um futuro possível onde o racismo jamais existirá.

Memória

icone1

Documentação do processo desenvolvido na pesquisa-ação: Memórias, Narrativas e Tecnologias Negras da Baixada Santista

icone2

Produção de conteúdos em diferentes linguagens audiovisuais.

Narrativas

icone3

A História Negra da Baixada Santista em tópicos. A pesquisa Memórias Apagadas da Terra da Liberdade é uma das principais atividades do projeto, servindo como referência para todas as outras ações.

icone4

Memórias Apagadas da Terra da Liberdade

Tecnologias

foto-1-14

Mapeamento para identificar pessoas, iniciativas e lugares.
A iniciativa contempla histórias vivas do presente ou que marcaram o passado. Estabelecendo um contraponto crítico com o processo de apagamento da memória e ancestralidade negra na região da Baixada Santista.
Contribua com o mapeamento!

icone10

Processos de prototipagem e intervenções no território desenvolvidos pelos grupos de trabalho do LAB Procomum.

icone8

Círculos formativos para difusão de conteúdos nos eixos de Memórias, Narrativas e Tecnologias

Neste momento esta rede social é restrita