Chamada Pública

LAB Narrativas Climáticas

Comunicando a urgência das mudanças climáticas na Baixada Santista e no mundo

O Instituto Procomum (IP), associação da sociedade civil brasileira, em parceria com o Surge Africa, organização nigeriana, abre chamada pública para o LAB Narrativas Climáticas 2024 – Baixada Santista. Trata-se de uma vivência em formato de laboratório relâmpago, que compreende momentos presenciais (8, 9, 10 e 11 de maio) na sede do LAB Procomum, em Santos-SP e depois, para a criação de uma agenda comum. O Lab Narrativas Climáticas é parte de uma agenda maior sobre justiça climática, articulação territorial e internacional que o IP e o LAB Procomum vão desenvolver durante o ano.

O objetivo do laboratório é selecionar de 15 à 20 pessoas impactadas diretamente e/ou com histórico no desenvolvimento de soluções relacionadas às ações climáticas e à comunicação de impacto, de perfis diversos, para o desenvolvimento de protótipos e/ou comunidades de prática dispostos a atuar coletivamente e colaborativamente para enfrentar os desafios de comunicar e informar a urgência dos fenômenos climáticos locais.

Este projeto faz parte de uma ação que acontece a partir de um encontro internacional entre o Instituto Procomum e o Surge Africa, organização nigeriana que atua na agenda da justiça climática e da comunicação no continente africano. Trata-se da primeira vez que a organização vem à América Latina.

Os protótipos e ações a serem realizadas serão decididos pelos próprios participantes, durante a primeira etapa do projeto, mas devem estar dentro das categorias pré-definidas pela chamada, conforme descrito abaixo. Nosso desejo é criar comunidades de prática que possam seguir atuando durante o ano nesta agenda.

Cada participante receberá uma bolsa de R$500, além dos recursos para o desenvolvimento dos protótipos e ajuda de custo para deslocamento. Será oferecida alimentação nos dias de atividades presenciais e a participação dos selecionados é obrigatória em todos os dias.

Por meio de uma metodologia centrada nas pessoas, os participantes selecionados poderão compartilhar suas ideias, saberes e conhecimentos, em um percurso imersivo e receber a orientação de mentorias da equipe Procomum e convidados. Assim, pretendemos evidenciar a atuação da sociedade civil operando em favor do bem comum para construção de uma Baixada Santista sustentável e igualitária.

Às criações que surgem das comunidades gerando melhores condições de vida, damos o nome de inovação cidadã. As formas de organização que as comunidades desenvolvem para agir em benefício da coletividade chamamos de comum.

Sobre os protótipos: quais iniciativas estamos buscando?

Procuramos desenvolver iniciativas de baixo custo e fácil realização que chamem a atenção das autoridades, dos órgãos públicos e dos meios de comunicação para a urgência das mudanças climáticas na Baixada Santista.

Especialmente, aquelas que defendem a vida e a dignidade das pessoas atingidas por seus impactos, como as populações de bairros que sofrem com enchentes, inundações, deslizamentos e/ou outros impactos.

As propostas podem ser ideias novas ou podem fortalecer projetos já existentes, mas devem atentar-se, principalmente, à sua capacidade de realização e à formação de comunidades de prática que possam seguir atuando dentro desta agenda durante o ano.

Sobre as categorias dos protótipos

As pessoas que desejam se inscrever  devem escolher a qual categoria desejam participar. A ideia é criarmos no mínimo 1 grupo para cada categoria durante o processo.

1- Ativismo digital, internet e cooperação internacional: para pessoas que queiram realizar iniciativas de ativismo digital envolvendo o uso da internet, das mídias sociais e/ou dispositivos, ferramentas, softwares ou protótipos da cultura hacker e maker com o intuito de promover a cooperação internacional no tema, especialmente entre Brasil e países da África.

2- Dados e ciência comum: Para pessoas interessadas em processos que visem democratizar o acesso à informação e/ou estimulem a produção de conhecimento aberto e colaborativo, referentes à pesquisas e dados das mudanças climáticas na região.

3-  Narrativas, arte e ativismo. para pessoas que desejem utilizar qualquer linguagem artística para criação de obra e/ou fortalecimento de coletivo artístico que já realiza ações ligadas às mudanças climáticas.

Sobre o laboratório

Nos quatro dias iniciais do laboratório, os participantes poderão participar de palestras, mentorias e sessões de prototipagem.

A ideia é criar um plano de trabalho de 1 mês para a execução/criação do protótipo com ajuda da equipe profissional do Instituto Procomum e do Surge Africa.
Também contaremos com  mentoria específicas, a depender dos protótipos. Os participantes terão 1 mês para executar as ideias desenvolvidas nos  dias de laboratório, podendo utilizar a infraestrutura e os equipamentos do LAB Procomum.
Por fim, realizaremos uma apresentação dos resultados em dia a ser acordado coletivamente.

Por que fazemos?

Vivemos em uma região altamente impactada pelas mudanças climáticas. Tanto pelo aumento do nível do mar, pelas fortes chuvas que ameaçam a vida e a dignidade das pessoas com deslizamentos e enchentes, pelo calor excessivo e também pelos impactos da poluição das indústrias e do porto da região.

Existe atualmente um forte consenso científico de que a Terra está aquecendo e que esta mudança é causada por atividades humanas. Quase todos os cientistas de clima publicados, entre 97 e 98%, apoiam o consenso, os outros 3% dos estudos não podem ser replicados ou contém erros. Um estudo de 2019, aponta que o consenso cresceu para 100%, baseado na revisão de mais de 11 mil artigos publicados nos primeiros sete meses do ano.Nos últimos dez anos, 93% dos municípios brasileiros foram atingidos por algum tipo de desastre natural entre 2013 e 2022. É o que mostrou o levantamento divulgado pela Confederação Nacional de Municípios. Nesse período, mais de 2,2 milhões de moradias foram danificadas em todo o país, deixando desabrigados mais de 4,2 milhões de pessoas. Essa realidade é agravada pela baixa capacidade adaptativa aos efeitos climáticos da maioria dos municípios brasileiros.

Outro dado importante é que o ano de 2023 foi o mais quente dos últimos 174 anos, desde que se iniciaram as medições. As informações são da Organização Metereológica Mundial, da ONU.

Apesar do consenso apontado por pesquisas, existem pessoas que acreditam que o aquecimento global não é ruim ou não é real. E muitas informações falsas e/ou misteriosas são espalhadas. Além disso, a adaptação precisa ser feita no nível local, e muitos municípios não possuem estrutura técnica ou vontade política de atuar  de maneira sistemática e coordenada para planos de adaptação e resiliência climática.

Queremos, neste laboratório, criar protótipos que causem impacto nos meios de comunicação, nas ruas, no poder público e privado, sobre as histórias das pessoas impactadas pela emergência climática, e chamar atenção para as soluções já existentes, produzidas pelas próprias pessoas. 

O LAB Procomum é um laboratório cidadão comprometido em desenvolver soluções criativas, inovadoras e colaborativas para melhorar a vida das pessoas e resolver problemas contemporâneos. Centramos todas nossas metodologias na vida das pessoas e do planeta, orientando-nos pela crença de que só será possível viver bem quando todos tiverem condições justas e equânimes. A emergência climática vem agravar processos intensos de desigualdade e racismo que consideramos ser parte essencial do que defendemos e porque existimos. Desde 2019 vimos atuando no fortalecimento de protótipos (ideias, projetos e intervenções) ligados à adaptação climática, centrando os esforços nas pessoas que mais sofrem com seus efeitos. Em 2023, por exemplo, realizamos o LAB Tempestade – Baixada Santista, na qual criamos 4 protótipos de enfrentamentos aos problemas.

Para mais informações sobre esse processo consulte:

Saiba mais


A nossa sede está localizada na região central de Santos-SP e atuamos com lideranças e agentes criativos de toda a Baixada Santista.

Quem pode participar

A chamada pública é aberta para pessoas de qualquer raça e gênero, com idade a partir de 18 anos e que vivem na Região da Baixada Santista. Alguns dos perfis bem vindos são:

– lideranças comunitárias e moradores de áreas atingidas pelas chuvas e que estão em maior exposição a riscos climáticos;

– profissionais e estudantes universitários de áreas como gestão ambiental, ciências do mar, arquitetura, design, artes, comunicação, ciências sociais, dentre outros.

  • Ativistas e militantes de movimentos formalizados ou não relacionados às mudanças climáticas.
  • Artistas e comunicadores interessados na temática.

Os participantes deverão, obrigatoriamente, comparecer aos 4 dias de atividades presenciais do LAB.

Importante destacar que temos o intuito de fortalecer, principalmente, as ações e criações de mulheres, afrodescendentes, população LGBTQIAPN+, indígenas e outras pessoas pertencentes ao que se convencionou chamar de populações sub representadas.

Onde acontecerá?!

LAB Procomum (Rua Sete de Setembro, 52 – Vila Nova, Santos/SP)

Quando?!

Abertura das inscrições: 05 de abril
Fechamento das inscrições: 23 de abril (23h59 GMT -3)
Período de seleção do júri: 23 à 26 de abril
Anúncio e convocação dos participantes: 28 a 30 de abril
Imersão inicial e oficina de prototipagem: 8, 9, 10  e 11 de maio (das 9h às 18h)  Desenvolvimento de protótipos: a partir do final da oficina de prototipagem até o próximo encontro no segundo semestre, com previsão de ser realizado em agosto. (cada grupo organizará sua agenda neste intervalo, podendo contar com a estrutura do LAB Procomum e com mentorias pré agendadas).

Recursos disponíveis

  • Alimentação em todas as datas presenciais obrigatórias
  • Ajuda de custo para deslocamentos (transferidos antes de cada um dos encontros presenciais previstos no LAB)
  • Apoio financeiro no valor de R$500 para cada participante, sendo uma parcela paga após o segundo dia da imersão inicial/oficina de prototipagem e mediante assinatura de recibo e a outra parcela após a conclusão do LAB;
  • Recursos para o desenvolvimento dos protótipos, de acordo com avaliação dos orçamentos apresentados e discussão com equipe de coordenação do Lab Tempestade;
  • Acompanhamento de mentorias durante a imersão inicial e oficina de prototipagem de modo presencial e, posteriormente, em encontros a serem agendados entre mentores e participantes (online ou presencialmente) com foco no desenvolvimento e qualificação do protótipo, bem como aporte de metodologias e ampliação de repertório;
  • Infraestrutura do LAB Procomum (com materiais e equipamentos adequados para o desenvolvimento dos protótipos);

Critérios para seleção

A comissão de seleção irá analisar as inscrições com base nos seguintes critérios:

– Compreensão da proposta (4)
– Trajetória de vida relacionada às mudanças climáticas (4)
– Trajetória de vida relacionada à comunicação de impacto (4)
– Disposição para a colaboração (4)
– Viabilidade da ideia a ser desenvolvida (4)

Importante: priorizaremos inscrições de mulheres, afrodescendentes, população LGBTQIAPN+, indígenas e outros grupos sociais sub representados. Os critérios servem para um processo classificatório e eliminatório, se o caso. As atribuições de notas não serão divulgadas, uma vez que não nos interessamos por quais pessoas são mais ou menos qualificadas, e sim se atendem aos requisitos mínimos estabelecidos.

Direitos Autorais

Todas as pessoas selecionadas nesta convocatória devem se comprometer a licenciar os conteúdos produzidos no e para o LAB Relâmpago por meio de licenças Creative Commons (o tipo e perfil da licença podem ser discutidos com nossa equipe). Essa é uma premissa do nosso processo.

REALIZAÇÃO

APOIO

PARCERIA

Pesquisar por