Estou com sorte 😉

Separamos este artigo para você!

Quem somos

Um laboratório aberto a criadores, fazedores e curiosos que queiram testar protótipos ou desenvolver projetos de impacto social. No qual as pessoas são estimuladas a trabalhar em rede e a colaborar umas com as outras, formando comunidades e compartilhando sonhos. Assim é o LAB Procomum, o laboratório cidadão que o Instituto Procomum (IP) criou e mantém desde 2017 em Santos (SP).

O LAB, como é conhecido por seus usuários, oferece espaços de convívio e oficinas e acolhe diferentes comunidades de criação e práticas que se organizam em torno de grupos permanentes de Trabalho (GTs) ou de Estudo (GEs). Esses grupos possuem dinâmicas próprias de funcionamento, mas sempre estão abertos à participação de novas pessoas.

Para garantir que o diálogo e as interações floresçam, o LAB é gerido por uma cuidadosa equipe que atua na mediação dos processos a partir de regras construídas coletivamente (isso para nós é ser um dispositivo do comum!).

Além dos GT´s e GE’s, o LAB Procomum abriga: (1) a Colaboradora, nossa escola livre e gratuita que seleciona anualmente participantes para um processo colaborativo de aprendizagem e desenvolvimento de projetos; (2) um programa de residências artísticas e criativas, por meio de chamadas públicas; (3) outros projetos desenvolvidos pelo IP e seus parceiros, a maior parte deles também estruturados a partir de convocatórias abertas.

Construir um mundo em que pessoas diferentes sejam capazes de conviver umas com as outras e de gerar soluções para os graves problemas sociais de nosso tempo é o que move o Instituto Procomum. No LAB, apostamos na experimentação e na inovação cidadã, ou seja, aquela que é produzida a partir de quem sente as dificuldades na própria pele, luta por seus direitos, e pratica a mistura de saberes (dos tradicionais aos contemporâneos).

O LAB é também um centro cultural com uma programação quase sempre gratuita feita de atividades construídas por nossa equipe, nossos parceiros, ou pelas comunidades de prática (os GTs e GEs). Com essa programação, o que queremos é promover engajamento comunitário, ação transformadora, troca de conhecimentos, inteligência coletiva, produção de tecnologias e vivências artísticas para uma vida melhor.

Valores do LAB Procomum
  • alegria e afetividade: tem de ser divertido;
  • coragem: para criar e mudar o que precisa ser mudado
  • cuidado: conosco, com os outro e com o planeta;
  • generosidade: uma mão estendida vale mais que um punho cerrado;
  • reciprocidade e redistribuição: buscamos trocas justas e potentes;
Premissas do LAB Procomum
  • colaboração: fazemos juntos e tecemos redes;
  • compartilhamento: conhecimento livre e recursos distribuídos
  • diversidade de gênero e raça: respeitamos as diferenças;
  • escuta atenta: estimulamos o diálogo e a linguagem do eu;
  • narrativas e documentação: contamos histórias e mostramos o código.
parceiros
Neste momento esta rede social é restrita