SEGUNDA TEMPORADA DO OCUPA ARTE NO LAB

ARTE E MULHERES NEGRAS

Projeto: Afrofeminino

Resumo

O projeto Afrofeminino nasceu das artistas Preta Jo e Letícia Santos para criar uma rede de cuidado entre mulheres pretas, trazendo encontros que estimulam o autocuidado, o saber ancestral e a arte. Selecionado para o 2° Ocupa Arte – Mulheres Negras, o Afrofeminino acontecerá em duas datas: no dia 25 de novembro, oferecendo gratuitamente à mulheres negras e indígenas uma imersão com as Oficinas de Autocuidado, de Poesia e uma Roda de Conversa guiadas por profissionais negras. As inscrições são limitadas e devem ser feitas através do link disponibilizado.

Já no dia 02 de dezembro, às 16 horas, o Festival Afrofeminino encerra e celebra o projeto com apresentações musicais de Abecca, Neguinha Braba, Ayra Kopém, Preta Jô e Dj Discolada. Além da exibição do documentário selecionado para o 21° Curta Santos “Identidades” dirigido pela Letícia Santos, haverá a exposição fotográfica “Mulheres em Luta: Força e Pluralidade” de Bete Nagô. A entrada será aberta ao público e gratuita, com venda de alimentos a preço social pelo afro empreendimento Amarelinho Gastronomia Artesanal.

Instagram Afrofeminino

Programação

25/11 – Sábado: Oficinas a partir das 14h30

14h30 – Roda de conversa: Afrofeminino, com Priscila Ribeiro
16h – Sessão de Autocuidado e Massagem, com Cami Ribeiro
Material necessário: Toalha de rosto; creme hidratante; roupas confortáveis
17h30 – Oficina de Poesia, com Ornella Rodrigues

02/12 – sábado – das 16h às 21h – Atividade Aberta ao público

16h às 21h – Exposição Fotográfica por Bete Nagô e Letícia Santos
16h30 – Exibição do Documentário “Identidades” com direção de Letícia Santos
17h – Pocket Show: Abecca
A partir das 17h40: Open Mic
18h – Pocket Show: Preta Jo
18h40 – Pocket Show: Ayra Kopém
19h30 – Pocket Show: Neguinha Braba
20h10 – Set DJ Discolada

 

Importante destacar que temos o intuito de fortalecer, principalmente, as ações e criações de mulheres, afrodescendentes, população LGBTQIAPN+, indígenas e outras pessoas pertencentes ao que se convencionou chamar de populações sub-representadas.

Onde acontecerá?!

LAB Procomum

Endereço: Rua Sete de Setembro, 52 – Vila Nova, Santos-SP.

Direitos Autorais

Todas as pessoas selecionadas nesta convocatória devem se comprometer a licenciar os conteúdos produzidos no e para o Ocupa Arte no LAB por meio de licenças ​Creative Commons​ (o tipo e perfil da licença podem ser discutidos com nossa equipe). Essa é uma exigência do nosso processo.

Participe – 2ª Temporada

Inscrições encerradas.

Perguntas Frequentes

  • Entre em contato conosco pelo e-mail [email protected].

  • Buscamos projetos artistícos que apresentem reflexões, debates e ações que promovam a diversidade no LAB Procomum, evidenciem as tecnologias e saberes das mulheres negras na arte, especialmente que sejam promovidas por pessoas de grupos considerados subrepresentados.

    Queremos também, estimular propostas com relevância artística, mas que também tenham a capacidade de realizar apresentações para públicos de todas as idades e atividades que possam ser realizadas no LAB Procomum.

  • Aceitamos diferentes linguagens artísticas e o projeto pode conter mais de uma linguagem.

  • Aceitamos propostas individuais e/ou coletivas. Porém, um dos critérios de avaliação dos projetos é participação de mais de uma pessoa. A Colaboração entre diferentes artistas é um ponto diferencial na avaliação do projeto.

  • A bolsa deve remunerar os participantes e seus colaboradores, arcar com despesas de transporte e alimentação durante a temporada do projeto.

  • O proponente deve realizar entre uma ou duas apresentações abertas ao público. Pode ser um show, uma exposição, uma performance, peça de teatro, peça audiovisual, por exemplo.

    E também deve realizar entre duas e seis atividades de formação, troca de conhecimentos, debates sobre o seu fazer artístico e/ou o tema proposto. Pode ser um pequeno curso, oficinas, ensaios abertos.

Realização:

Pesquisar por