CHAMADA PÚBLICA

Seleção de 5 Mediadores de Cultura Livre e Inovação Cidadã

O Instituto Procomum (IP), associação da sociedade civil (OSC), abre chamada pública para selecionar cinco (5) participantes para a  1ª temporada do programa de mediadores de cultura livre e inovação cidadã do LAB Procomum, em Santos-SP.

O programa irá oferecer aos participantes: (a) formação semanal conduzida pela equipe do Instituto Procomum e (b) recursos monetários e não monetários para o desenvolvimento de pesquisa/experimento que resultem na elaboração de protótipos artísticos e/ou científicos. Como contrapartida, os selecionados irão atuar no atendimento/monitoramento/facilitação de atividades na sede do laboratório cidadão (20 horas/semanais).

Serão selecionadas cinco pessoas de perfis diversos para integrarem o programa, cuja duração será de nove meses (outubro de 2023 até junho de 2024), podendo vir a ser renovado por mais uma temporada. A chamada é restrita para maiores de 18 anos.

Aos selecionados será oferecida uma bolsa mensal de R$ 1,2 mil.

A seleção será feita a partir deste formulário, no qual os interessados devem apresentar uma proposta de pesquisa, estruturada para ser desenvolvida no período de duração do programa.

Eles também terão de assinar um termo de responsabilidade com o qual se comprometem a participar das ações de formação cuja carga mínima será de duas horas semanais (até 100 horas/ano).

O trabalho de mediação ocorrerá presencialmente e diariamente, de terça a sábado, com duração de no máximo 4 horas/dia, em três períodos (manhã, tarde e noite). A definição dos dias e horários de trabalho ocorrerá após a seleção do grupo e em diálogo com a equipe de gestão do LAB Procomum.
A chamada é aberta para qualquer pessoa que viva na Baixada Santista e tenha interesse em nossas atividades.

Importante destacar que como prática temos o intuito de fortalecer, principalmente, as ações e criações de mulheres, afrodescendentes, população LGBTQIAPN+, indígenas e outras pessoas pertencentes ao que se convencionou chamar de populações sub representadas.

Quem pode se inscrever?

Qualquer pessoa maior de 18 anos, residente na Baixada Santista e que tenha interesse em desenvolver pesquisas e experimentações comunitárias. Importante ressaltar que a bolsa implica em trabalho presencial na sede do Lab Procomum, no centro de Santos. Os mediadores selecionados estarão, diariamente, em interface com pessoas de origens diversas e é fundamental ter abertura e interesse para lidar com pessoas e mediar relações.

A pesquisa proposta pelo candidato a mediador pode ser sobre qualquer assunto, mas daremos preferência a propostas que sejam relacionadas às temáticas prioritárias de atuação do LAB Procomum. São elas: Arte e Cultura; Alternativas Econômicas; Espaço Cívico Diverso; Cuidado e Enfrentamento da Crise Climática, baseado nos princípios da Interseccionalidade, Interdisciplinaridade, Pluriversidade, Comunitarismo e Criatividade.

O que faz um mediador de cultura livre e inovação cidadã no LAB Procomum?

O mediador é responsável por atender de forma qualificada o público circulante da sede do laboratório. Também caberá a ele interagir com as comunidades de prática do LAB Procomum, monitorando e facilitando suas atividades.

Com esse programa, o Instituto Procomum pretende formar pesquisadores-comuneiros, capazes de atuar na sociedade a partir da lente do comum, ou seja, que sejam capazes de perceber e estimular iniciativas comunitárias auto-organizadas que sustentam a vida. E isso será feito a partir de metodologias baseadas no aprender-fazendo e fazer aprendendo.

Que tipo de pesquisas queremos estimular?

Um laboratório cidadão é uma plataforma de experimentação, um espaço de criação de conhecimento a partir dos saberes das diferentes pessoas que ali circulam. Acreditamos, portanto, que os mediadores, para compreenderem plenamente o funcionamento metodológico do LAB, também precisam atuar como pesquisadores. Ou seja, usarem nossas infraestruturas para desenvolverem suas próprias áreas de interesse, além de conduzirem e integrarem as equipes de investigação do Instituto Procomum.

Conforme supracitado, a pesquisa proposta pelo candidato a mediador pode ser sobre qualquer assunto, mas daremos preferência a propostas relacionadas aos temas prioritários para o Instituto Procomum. Ao longo dos nove meses do programa, o mediador poderá usar toda a infraestrutura disponível no LAB Procomum para desenvolver essa pesquisa/experimento cujo resultado poderá ser apresentado, ao fim da temporada, em formato à sua escolha: em texto, obra multimídia (vídeo, podcast, exposição), protótipo tecnológico ou metodológico. Realizaremos um evento para apresentar as pesquisas.

O mediador poderá desenvolver sua pesquisa durante as 20 horas semanais de mediação, desde que essas atividades não prejudiquem as demandas de atendimento do público.

Sobre a formação ao longo do projeto

O percurso formativo será desenvolvido pela equipe do Instituto Procomum e contará com atividades que apoiem a jornada de mediação e permitam que os participantes se apropriem das temáticas de atuação do IP e do LAB Procomum.

Elas serão desenvolvidas em formato presencial e/ou online com pessoas da equipe profissional do instituto, associados e membros do conselho da organização, além de convidados externos sempre que necessário.

O currículo do percurso formativo buscará contemplar os interesses do grupo selecionado, mas terá como foco principal os estudos do comum, da ação coletiva, da colaboração, da inovação cidadã e da cultura livre.

Sobre o LAB Procomum

O LAB Procomum é um espaço aberto a criadores, fazedores e curiosos que queiram testar protótipos ou desenvolver projetos de impacto social. No qual as pessoas são estimuladas a trabalhar em rede e colaborar umas com as outras, formando comunidades e compartilhando sonhos. Ele foi criado e é mantido pelo Instituto Procomum desde 2017, em Santos, na região conhecida como Bacia do Mercado (bairro da Vila Nova).

Oferece espaços de convívio, ateliês e equipamentos para as diferentes comunidades de prática que ativam sua programação, na maior parte das vezes gratuita.

Atualmente, o LAB conta com 36 Grupos de Trabalho ativos, os quais foram selecionados por meio de uma chamada pública. A previsão é que chamadas como essa ocorram duas vezes por ano a partir de 2024.

Também realizamos atividades institucionais, promovidas pelo próprio Instituto Procomum, e atividades autogestionadas, aquelas promovidas por nossa rede de parcerias.

Em 2023, inauguramos o nosso Espaço de Conhecimento Livre, que conta com biblioteca,  e estúdio multimídia (com equipamento para rádio/podcast e computadores equipados). Também reformamos a fachada da nossa sede, com o objetivo de abri-lo cada vez mais para novos usuários.

Onde acontecerá?!

LAB Procomum (Rua Sete de Setembro, 52 – Vila Nova, Santos/SP)

Quando?!

Abertura das inscrições: 22 de setembro
Fechamento das inscrições: 08 de outubro
Divulgação dos selecionados: 16 de outubro
Início do programa: 23 de outubro
Encerramento do programa: 20 de julho de 2024

Critérios para seleção

A comissão de seleção irá analisar as inscrições com base nos seguintes critérios:

● Compreensão da proposta (4)
● Trajetória de vida relacionada às ações comunitárias e de promoção do comum(4)
● Disposição para a colaboração (4)
● Viabilidade da ideia a ser desenvolvida (pesquisa) (4)
● Disponibilidade e compromisso para exercer a função de mediador (4)
● Pessoas oriundas de grupos historicamente excluídos (2)

Participe

Inscrições encerradas.

Perguntas Frequentes

O que entendemos por uma boa mediação:

1 – Receber visitantes e usuários: atender, informar e conversar;

2 – Criar pontes: estimular atividades, ações, pesquisas e contatos a partir do interesse dos frequentadores;

3 – Coproduzir atividades: Estimular que as vontades dos frequentadores e públicos desdobrem-se em atividades, oficinas ou ações do LAB Procomum;

4 – Ampliar nossa comunidade: Estimular que os frequentadores e público do LAB Procomum realizem atividades dentro de nossas metodologias, como a criação/colaboração de Grupos de Trabalho, formalização de parcerias e desenvolvimento de novos projetos.

5 – Articular a comunidade: A mediação também deverá acompanhar as ações das comunidades já existentes dentro do LAB Procomum, como as reuniões, atividades, oficinas dos Grupos de Trabalho.

 

Como será o cotidiano de mediação no LAB Procomum?

As principais funções e atividades de mediação será:

1- Acolher:

As pessoas que visitam o LAB Procomum devem sentir-se acolhidas e encontrar alguém a quem dirigir-se. Mediadores devem captar expectativas e os interesses das pessoas e ter em conta suas necessidades. Apresentar os projetos e atividades em andamento, bem como os equipamentos e espaços do LAB Procomum.

2- Acompanhar

Participar e acompanhar as atividades, oficinas e reuniões do LAB Procomum e ajudar a identificar possíveis colaborações, parcerias e metodologias que possam apoiar os Grupos de Trabalho e outras iniciativas realizadas no LAB Procomum a cooperarem entre si.

3- Conectar

Conectar pessoas de interesses semelhantes, respeitando as suas diferenças e autodeterminação. Entender os diferentes estágios e etapas de cada projeto, indivíduo ou coletivo criando as pontes necessárias.

4- Pesquisar

Somos um laboratório cidadão criado para afirmar os saberes das pessoas. Queremos estimular cada vez mais a pesquisa livre em nosso espaço.

Pesquisar por