Procomum leva metodologia de laboratório cidadão para Caravana do Futuro

A sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), local histórico para os trabalhadores do Brasil, sediou o primeiro encontro da Caravana de Futuros: Co-criação para uma Transição Justa, nos dias 28 e 29 de maio. Esse encontro marca um passo importante na construção coletiva de soluções para os desafios da transição climática.
O projeto faz parte a iniciativa Caravana do Futuro, realizado a Aurora LAB com o apoio metodológico da Procomum, e teve como foco incluir o trabalhador no futuro da transição climática. Ao longo de dois dias, trabalhadores e trabalhadoras do setor metalúrgico participaram ativamente de rodas de conversa e dinâmicas de cocriação, abordando especificamente os impactos da descarbonização no setor de transportes.
A metodologia aplicada, liderada pela Procomum, buscou coletar não apenas as impressões sobre os problemas, mas também propostas de solução para o que se denomina transição justa. Participaram dessa condução Victor Marinho, Gerente de Inovação e Niva Silva, Consultor de Metodolgias da Procomum.

“Para nós, levar as metodologias do Procomum para o Sincato dos Metalúrgicos do ABC, ser bem recebidos e perceber que nossas ferramentas podem ser úteis para eles, demonstra que estamos no caminho certo.Afinal, estamos falando do grupo de trabalhadores que é modelo para a democracia, conquista de direitos e participação cidadã no Brasil e no mundo. Foi emocionante poder viver um pouquinho desta história. Além disso, a categoria deles vive um período de insegurança e ameaça aos seus próprios empregos, mas mesmo assim, o grupo se mostra sensível à importância de buscarmos fontes mais limpas de energia e que estão dispostos à colaborar numa transição energética justa, gradual e que leve em conta a vida do trabalhador. Um gesto de generosidade e inteligência coletiva”, conta Victor.

As principais áreas temáticas identificadas para essas propostas incluem:
  • Transição energética justa
  • Educação
  • Intercâmbio e troca de conhecimento

Facilitação Gráfica do Primeiro dia, realizada por Vítor Massao

O objetivo geral dessas propostas é garantir direitos, proteger empregos e enfrentar a crise climática com justiça social, colocando sempre as pessoas no centro do debate sobre a transição energética. As soluções e propostas coletadas durante este laboratório serão de grande relevância, pois serão levadas para Brasília e para a COP 30, que acontecerá em novembro, no Pará
2560 1920 Gabriely Araujo
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por