Chamada Pública para Colaboradores

Criando um inventário popular e colaborativodo patrimônio histórico-cultural da bacia domercado e região

O Instituto Procomum (IP), associação da sociedade civil brasileira, e o coletivo ATHIS na Baixada – AnB, com apoio do CAU/SP, abrem chamada pública para o LAB Nós da Catraia 2023 – Baixada Santista. Trata-se de uma vivência em formato de laboratório, que compreende momentos presenciais (14 e 15 de julho e 12 de agosto) na sede do LAB Procomum, em Santos-SP, e remotos (a serem agendados neste período).

O objetivo do laboratório é selecionar  10 ou mais pessoas de perfis diversos, interessadas em colaborar com a  criação do Inventário Popular e Participativo do Patrimônio Cultural da Bacia do Mercado. A ideia é desenvolver colaborativamente o modelo deste inventário, bem como iniciar as pesquisas sobre o patrimônio cultural do bairro. As ações a serem realizadas serão decididas pelos próprios participantes, durante a primeira etapa do projeto, com apoio de metodologias de facilitação e prototipagem, para a escolha e desenvolvimento dos mesmos.

Às criações que surgem das comunidades gerando melhores condições de vida, damos o nome de inovação cidadã. As formas de organização que as comunidades desenvolvem para agir em benefício da coletividade chamamos de comum. Por meio de uma metodologia centrada nas pessoas, os participantes selecionados poderão compartilhar suas ideias, saberes e conhecimentos, em um percurso imersivo que poderá contar com a mentoria da equipe Procomum e do ATHIS na Baixada. Assim, pretendemos evidenciar a atuação da sociedade civil operando em favor do bem comum.

Todas as pessoas selecionadas devem ser moradoras da Baixada Santista, preferencialmente moradoras ou ex-moradoras da Bacia do Mercado. Caso o participante necessite de ajuda de custo, é preciso informar no campo da inscrição.  A ajuda será realizada pelo Instituto Procomum.

A participação dos selecionados nos dias de atividades presenciais (14 e 15  julho e 12 de agosto) é obrigatória. Nessas datas, será oferecida alimentação para os participantes presentes.

Por que fazemos?

A região da Bacia do Mercado está passando por uma série de mudanças nos últimos anos, especialmente após o anúncio das reformas do Mercado Municipal e da construção das linhas do VLT.

Apesar de ser um bairro historicamente abandonado pelo poder público, entendemos a sua importância histórica e cultural para a nossa cidade.

Acreditamos que a afirmação da história e da vida das pessoas que habitam o local deve ser defendida e protagonizada por eles próprios.

O LAB Procomum é um laboratório cidadão comprometido em desenvolver soluções criativas, inovadoras e colaborativas para melhorar a vida das pessoas e resolver problemas contemporâneos.

A nossa sede está localizada exatamente na Bacia do Mercado em Santos-SP e atuamos com lideranças e agentes criativos de toda a Baixada Santista.

Em parceria com o grupo ATHIS na Baixada, entendemos que defender a memória das pessoas e da cultura do bairro é uma maneira de evidenciar a importância da região, bem como influenciar as decisões do Poder Público durante e após o término das obras na região.

Se as transformações e mudanças do bairro já começaram, a nossa proposta é afirmar os saberes, a história, a memória e a cultura local como patrimônios essenciais que devem ser, não só considerados, mas priorizados nessas mudanças.

Será usado como referências os modelos de Inventário de Patrimônio Cultural do IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Assim, serão observadas as referências históricas locais, como as celebrações, formas de expressão, saberes, edificações, lugares e objetos do bairro, sob o ponto de vista dos usuários do território.

Para mais informações sobre esse processo consulte: @nosdacatraia.

Quem pode participar

A chamada pública é aberta para pessoas de qualquer raça e gênero, com idade a partir de 18 anos e que vivem na Região da Baixada Santista. Alguns dos perfis bem-vindos são:

– lideranças comunitárias e (ex)moradores da Bacia do Mercado;

– profissionais e estudantes universitários de áreas como História, Artes, Comunicação, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Serviço Social, entre outras;

Os participantes deverão, obrigatoriamente, comparecer aos 3 dias de atividades presenciais do LAB.

Importante destacar que temos o intuito de fortalecer, principalmente, as ações e criações de mulheres, afrodescendentes, população LGBTQIAPN+, indígenas e outras pessoas pertencentes ao que se convencionou chamar de populações sub representadas.

Onde acontecerá?

LAB Procomum (Rua Sete de Setembro, 52 – Vila Nova, Santos/SP)

Quando?!

Abertura das inscrições: 27 de Junho
Atividade de abertura: 30 de junho

Fechamento das inscrições: 09 de Julho
Júri: 10 e 11 de Julho

Período de seleção do júri:Anúncio e convocação dos participantes: 12 de de julho

Imersão inicial e oficina de prototipagem: 14 de Julho: 17h às 21h; e 15 de Julho: 10h às 19h.

Desenvolvimento de protótipos: 16 de julho a 8 de agosto (cada grupo organizará sua agenda neste intervalo, podendo contar com a estrutura do LAB Procomum e com mentorias pré agendadas).

Encerramento: 12 de agosto

Recursos disponíveis

-Acompanhamento de mentorias durante a imersão inicial e oficina de prototipagem de modo presencial e, posteriormente, em encontros a serem agendados entre mentores e participantes (online ou presencialmente) com foco no desenvolvimento e qualificação do protótipo, bem como aporte de metodologias e ampliação de repertório;

-Infraestrutura do LAB Procomum (com materiais e equipamentos adequados para o desenvolvimento dos protótipos);

Critérios para seleção

A comissão de seleção irá analisar as inscrições com base nos seguintes critérios:

– Compreensão da proposta (4)
– Trajetória de vida relacionada ao bairro ou ao tema (4)
– Disposição para a colaboração (4)
– Viabilidade da ideia a ser desenvolvida (4)

Importante: priorizaremos inscrições de mulheres, afrodescendentes, população LGBTQIAPN+, indígenas e outros grupos sociais sub representados. Os critérios servem para um processo classificatório e eliminatório, se o caso. As atribuições de notas não serão divulgadas, uma vez que não nos interessamos por quais pessoas são mais ou menos qualificadas, e sim se atendem aos requisitos mínimos estabelecidos.

Importante: pessoas que necessitem auxílio para alimentação, transporte ou bolsa-pesquisa devem solicitar o recurso para o Instituto Procomum preenchem o campo do formulário.

Direitos Autorais

Todas as pessoas selecionadas nesta convocatória devem se comprometer a licenciar os conteúdos produzidos no e para o LAB Tempestade por meio de licenças Creative Commons (o tipo e perfil da licença podem ser discutidos com nossa equipe). Essa é uma exigência do nosso processo.

Participe

Inscrições encerradas.

Perguntas Frequentes

  • Entre em contato conosco pelo e-mail [email protected].

Pesquisar por