Participe

Inscrições encerradas.

Chamada Pública

Faça parte da comunidade do LAB Procomum

O LAB Procomum é um laboratório cidadão. Um espaço acolhedor aos saberes das pessoas, comprometido com a democratização da tecnologia e com o acesso ao conhecimento e cultura

Se você quer fazer parte de uma comunidade vibrante, disposta a colaborar entre si, pensar e prototipar soluções para problemas da nossa região, acredita na experimentação e na criatividade como possibilidades de transformação, esta chamada é para você.

Desde 2016, o LAB Procomum tem desenvolvido diferentes metodologias para impulsionar a criatividade cidadã e assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida na nossa região, a Baixada Santista. Somos um laboratório cidadão, comprometido com a defesa, a afirmação e a construção do comum.

Estamos localizados na rua Sete de Setembro, 52, na Bacia do Mercado, em Santos-SP. Um equipamento de mais 1220 m² aberto para a inovação cidadã, a cultura livre e a construção comunitária. E o nosso laboratório é co-gestionado e ativado por uma comunidade inovadora, criativa  e comprometida com o bem viver.

Abrimos uma chamada aberta para ativar o nosso laboratório no primeiro semestre de 2024.

A chamada é aberta para pessoas e coletivos da Baixada Santista que queiram utilizar o nosso espaço para reuniões, cursos, oficinas, encontros e práticas e/ou desenvolver ideias cidadãs, protótipos e pesquisas em arte e cultura, mudanças climáticas, direitos humanos, igualdade racial, inovação, tecnologia, urbanismo – desde que sejam ideias abertas, colaborativas e que visem a construção de comuns.

Contamos com uma estrutura de 1200 m2 equipado com Espaço de Conhecimento Multimídia (biblioteca, computadores e sala de rádio/produção multimídia); Sala de Tecnologias (Impressora 3D, cortadora a laser, ferramentas e computadores); Cozinha (Fogão industrial e aparatos); Galpão Multiuso (espaço para reuniões e práticas); Galpão Ateliê (ateliê multidisciplinar com marcenaria, artes, estação de solda e máquinas de costura).

O LAB Procomum também conta com uma equipe profissional cuidadosa e disposta a apoiar as ações das comunidades de prática.

Também contamos com uma equipe de 5 Mediadores de Cultura Livre e Inovação. Eles acompanharão as atividades das comunidades de prática, sempre atentos à apoiar a colaboração e a troca de saberes entre os grupos. E também estão desenvolvendo uma pesquisa cidadã que fará parte da programação do LAB Procomum no semestre.

COMO PARTICIPAR:

Para participar da chamada, basta preencher o formulário até o dia 15 de março. Os resultados serão divulgados no dia 20 de março.

PARA QUEM:

A chamada é aberta para qualquer pessoa ou coletivo da Baixada Santista que deseje:

1-Utilizar os espaços e equipamentos do LAB Procomum para pesquisas, protótipos ou encontros colaborativos;

2- Desenvolver uma iniciativa cidadã colaborativa que busque melhorar a vida da sua comunidade e/ou entorno.

O QUE SERÁ OFERECIDO PELO PROCOMUM?

1. Utilização de toda a infraestrutura de espaços, equipamentos e serviços do LAB Procomum;
2. Sessões de formação e mentoria, de acordo com plano a ser desenvolvido pela gerência de inovação do Instituto Procomum;
3. Divulgação das ações e atividades da comunidade de prática nos canais de comunicação do Instituto Procomum e de seus parceiros de mídia;
4. Ações de cuidado individuais e coletivas, articuladas pela equipe do Lab Procomum, assim como pela própria comunidade;
5. Apoio para produção e documentação das atividades e pesquisas;

IMPORTANTE: Para a presente chamada não será ofertada bolsas e/ou apoio financeiro.

O QUE TENHO DE OFERECER AO PROCOMUM?

1. Participação nas atividades coletivas de gestão da comunidade do Instituto Procomum. Assembleia no dia 28 de março e apresentação dos resultados no dia 25 e 26 de julho.
2. Cuidados com as pessoas, os espaços e os equipamentos;
3. Desenvolvimento de ao menos uma atividade aberta ao público frequentador do LAB Procomum, em especial às comunidades do entorno de nossa sede.
4. Disponibilização em licença aberta de todos os conteúdos produzidos, bem como documentação e sistematização das experiências desenvolvidas;
5. Os promotores selecionados por esta convocatória devem auxiliar o Instituto Procomum na divulgação e seleção de colaboradores para suas comunidades;
6. Disponibilização para contribuir com a coleta de dados para medição dos resultados e impactos do projeto.

IMPORTANTE: Sobre a licença aberta.

O Instituto Procomum e o LAB Procomum não publica e/ou comercializa nenhum protótipo, pesquisa, obra ou produto realizada no LAB. Pedimos a licença em Creative Commons para que o conhecimento desenvolvido aqui seja aberto e possa ser replicado/adaptado em outros territórios, desde que seja respeitado os interesses e direitos do proponente.
O IP e o LAB Procomum não comercializam protótipo, serviços, produtos ou ideias, tão pouco cobra taxas de licenciamento para ideias desenvolvidas aqui. Somente pede que o proponente, em caso de lucro obtido a partir de projeto aqui desenvolvido, considere realizar uma doação para o Fundo LAB Procomum, gerido pelas comunidades de prática do LAB.

PRESSUPOSTOS:

Procuramos propostas com as seguintes características:

1. Colaborativas ( que estejam abertos a incorporar a colaboração de novas pessoas para a ideia inicial);
2. Experimentais (que os processos permitam a prova, o erro, a troca de conhecimentos entre os participantes;
3. Abertos (que outras pessoas possam aportar, replicar e modificar os conhecimentos em outros territórios e realidades);
4. Inclusivos e diversos (que permitam ou se preocupem com a diversidade e a inclusão);
5. De empreendedorismo social (iniciativas, coletivos ou projetos de empreendedorismo social podem participar da chamada desde que:

5.1 Não sejam excludentes, ou seja, que não excluam a ninguém por não pagamento de entrada ou mensalidade;
5.2 Que respeitem os limites operacionais do LAB Procomum;
5.3 Que sejam oriundas de grupos subrepresentados e/ou que causem impacto social para seu público ou proponentes;
5.4 Disposição para colaboração, troca de conhecimentos e saberes com outros grupos

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Para a presente chamada, a equipe do LAB Procomum vai classificar em comum acordo com os proponentes as propostas nas seguintes categorias:

-Grupo de Trabalho ou Pesquisa
Para coletivos ou comunidades de prática que queiram se reunir no LAB Procomum para ativar e co-gestionar espaços de nosso LAB e/ou realizar pesquisas e protótipos colaborativos;

– Iniciativas Cidadãs
para aquelas pessoas que têm uma ideia cidadã e querem/precisam de mobilização coletiva para desenvolvê-la;

– Encontros e Práticas
Para pessoas e/ou coletivos que desejam utilizar nosso espaço para realizar suas próprias atividades;

– Parceiros
Para outras organizações ou órgãos públicos que desejam utilizar nosso espaço e realizar atividades em parceria conosco;

Elas serão avaliadas nos seguintes critérios:

1. Histórico e/ou proposta de reuniões, encontros e vivências na área de conhecimento proposto (3 pontos);
2. Viabilidade das proposta* (para uso dos espaços e equipamentos do LAB Procomum e das iniciativas cidadãs). (4 pontos)
3. Disponibilidade para a colaboração ( realizar encontros colaborativos, promover ações que ampliam o conhecimento e/ou a troca de conhecimento) (3 pontos)

* As propostas deverão se adaptar à capacidade operacional do LAB Procomum que será acordada com a equipe profissional do LAB.

A equipe do LAB Procomum irá selecionar as inscrições e confirmar as inscrições por email. As inscrições podem ser adequadas de acordo com as categorias acima descritas e/ou desconsideradas caso não estejam dentro do escopo de atuação do LAB Procomum.

QUEM PODE PARTICIPAR?

A convocatória é direcionada a qualquer pessoa e/ou coletivo que resida em uma das nove cidades da Baixada Santista ou tenha disponibilidade de estabelecer moradia na região e assim desenvolver suas atividades na sede do LAB Procomum, no centro de Santos.

Pessoas e coletivos que já articularam GTs e/ou GEs em anos anteriores podem se inscrever novamente, seja para proposição de uma nova ideia ou para a continuidade daquela que estava em desenvolvimento.

QUAL O PERÍODO DE REALIZAÇÃO DAS PROPOSTAS?

Essa convocatória irá selecionar comunidades de prática para atuarem no LAB Procomum durante o ano de 2024, entre os meses de março e julho.

Entendemos, no entanto, que alguns processos podem necessitar de prazo maior de execução e trataremos cada caso em sua singularidade.

No segundo semestre abriremos novamente a chamada. E os projetos que cumprirem todos os acordos e assim desejarem, poderão renovar automaticamente a parceria.

POR QUE LABORATÓRIO CIDADÃO?

Um laboratório cidadão é um local acolhedor para qualquer cidadão ou coletivo que acredita que possui ferramentas para resolver problemas contemporâneos ou melhorar a vida das pessoas.

É um local que acredita na cultura experimental. Mas a nossa cultura experimental não é restritiva e sim aberta e popular. Acreditamos no saber das pessoas, acreditamos que todo cidadão é importante para a construção do conhecimento.

Queremos transformar o mundo a partir de propostas, a partir da ação comunitária, colaborativa e aberta.

E para isso, um laboratório cidadão acredita na criação de infraestruturas colaborativas e abertas (que pode ser um objeto, um lugar, uma tecnologia, um serviço). E construímos elas de maneira aberta e experimental, com a chance de errar e não excludente.

Um laboratório cidadão pode ter diversos formatos. Alguns são provisórios, duram algumas poucas semanas ou dias. Outros, como o LAB Procomum, são permanentes, e oferecem aos seus usuários as infraestruturas de que precisam para desenvolverem ações e intervenções que tenham como missão melhorar a vida das pessoas.

A esse processo, em que as pessoas colaboram criativamente para produzir soluções para os problemas sociais, nós chamamos de inovação cidadã. O que fazemos em nosso laboratório cidadão é articular de forma autônoma pessoas, iniciativas e infraestruturas para o bem comum.

Construindo o comum; afirmando os saberes das pessoas

Desde a abertura do nosso laboratório cidadão, contamos com comunidades de prática que ativam o uso e a programação do nosso espaço. Entendemos por comunidades de prática como uma reunião autônoma de pessoas para estudar, pesquisar e, se possível, prototipar soluções para algum tema de interesse público.

Após uma breve pausa das atividades das comunidades de prática na pandemia. Realizamos um Fundo de Ativação para recomeçarmos nossos trabalhos.

Depois, ainda em 2022, lançamos uma chamada pública para comunidades de prática. Devido ao alto número de pessoas inscritas, realizamos um processo não excludente que resultou na criação de 39 Grupos de Trabalho e pesquisa.

A partir deste processo, uma série de avaliações, conversas, chegamos a este modelo de chamada. A ideia é conseguirmos acompanhar os processos, dar maior acompanhamento, poder receber pessoas e iniciativas em diferentes estágios de evolução, aumentar a transparência e co-participação e responsabilização dos processos do LAB Procomum.

POR QUE COMUM?

A ideia de comum dialoga com muitos saberes e formas de ver e sentir o mundo.

Sempre que as pessoas se auto organizam para, de forma negociada, consumirem ou se relacionarem com um bem que é de todos e de ninguém ao mesmo tempo (como a água, o ar, as florestas ou o conhecimento) preocupando-se com sua preservação e sustentabilidade, estamos produzindo um comum. Ou seja, estamos falando de um modelo alternativo de organizar a ação humana e de produzir o que precisamos para viver em harmonia com a natureza.

Nesse modelo de se organizar e produzir, cada ser é corresponsável pelo outro. Temos direitos e deveres em igual proporção, o que se estende não apenas para a nossa espécie mas também para o planeta. O diálogo, portanto, é essencial para a produção do comum. Negociando uns com os outros, fazendo acordos, pactos e construindo regras que beneficiem a coletividade sem oprimir as singularidades, comunhamos.

Ao propor uma comunidade de prática no LAB Procomum, é preciso estar aberto a integrar uma rede de pessoas e iniciativas que estarão em permanente negociação, buscando desenvolver um modelo sadio de convivência em busca de transformações e soluções que melhorem a vida de todas as pessoas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as pessoas selecionadas nesta convocatória devem se comprometer a licenciar os conteúdos produzidos no e para o LAB Tempestade por meio de licenças Creative Commons (o tipo e perfil da licença podem ser discutidos com nossa equipe). Essa é uma exigência do nosso processo.

Pesquisar por