Chamada Pública

LAB Tempestade Baixada Santista

Em defesa da vida e da dignidade

O Instituto Procomum (IP), associação da sociedade civil brasileira, abre chamada pública para o LAB Tempestade 2023 – Baixada Santista – Em defesa da vida e da dignidade. Trata-se de uma vivência em formato de laboratório, que compreende momentos presenciais (19 e 20 de maio e 17 de junho) na sede do LAB Procomum, em Santos-SP e remotos (a serem agendados neste período).

O objetivo do laboratório é selecionar 18 pessoas, impactadas diretamente e/ou com histórico no desenvolvimento de soluções relacionadas às ações climáticas, de perfis diversos, para o desenvolvimento de protótipos decididos colaborativamente durante os encontros, e/ou o aprimoramento de ideias (total de 3 iniciativas) que possam enfrentar desafios climáticos locais. Ou seja, os protótipos e ações a serem realizadas, serão decididos pelos próprios participantes, durante a primeira etapa do projeto, com apoio de metodologias de facilitação para a escolha e desenvolvimento dos mesmos.

Todas as pessoas devem ser moradoras da região da Baixada Santista.

Cada participante receberá uma bolsa de R$400 além dos recursos para o desenvolvimento dos protótipos e ajuda de custo para deslocamento. Será oferecida alimentação nos dias de atividades presenciais (19 e 20 de maio e 17 de junho) e a participação dos selecionados é obrigatória.

Por meio de uma metodologia centrada nas pessoas, os participantes selecionados poderão compartilhar suas ideias, saberes e conhecimentos, em um percurso imersivo e receber a orientação de mentorias da equipe Procomum. Assim, pretendemos evidenciar a atuação da sociedade civil operando em favor do bem comum.

Às criações que surgem das comunidades gerando melhores condições de vida,
damos o nome de inovação cidadã. As formas de organização que as comunidades desenvolvem para agir em benefício da coletividade chamamos de comum.

Por que fazemos?

O número de mortes causadas em decorrência das fortes chuvas no Brasil em 2022 e 2023 é o maior dos últimos dez anos e corresponde a 27% de todas as vítimas no período.

Durante o mês de março, o litoral de São Paulo recebeu fortes chuvas, fazendo com que em apenas 3 dias, mais de 60 pessoas perdessem a vida e outras desaparecessem somente em São Sebastião. Este é apenas um exemplo de algo que já sabemos que ocorre todos os anos. As fortes chuvas são um perigo para a vida das pessoas da nossa região. E um ataque à nossa dignidade e bem viver.

O LAB Procomum é um laboratório cidadão comprometido em desenvolver soluções criativas, inovadoras e colaborativas para melhorar a vida das pessoas e resolver problemas contemporâneos.

A nossa sede está localizada na região central de Santos-SP e atuamos com lideranças e agentes criativos de toda a Baixada Santista.

E entendendo que os municípios da Baixada Santista são muito afetados pelas fortes chuvas historicamente. Não estamos falando de um problema novo e sim de um problema que agrava-se com o passar dos anos, especialmente com o acirramento das mudanças climáticas. Por isso, resolvemos lançar o LAB Tempestade – Baixada Santista, em defesa da vida, pela dignidade das pessoas.

Também, ainda neste mês de maio, estamos encerrando a 1ª edição do LAB Tempestade em território fora de nossa região. Fruto de uma parceria com a Casa Criatura e Global Innovation Gathering, realizamos o LAB Tempestade em Olinda, contemplando participantes da região metropolitana de Recife para o desenvolvimento de 5 protótipos.

Para mais informações sobre esse processo consulte:
https://lab.procomum.org/lab-tempestade/ e https://casacriatura.com/category/noticias/

Quem pode participar

A chamada pública é aberta para pessoas de qualquer raça e gênero, com idade a partir de 18 anos e que vivem na Região da Baixada Santista. Alguns dos perfis bem vindos são:

– lideranças comunitárias e moradores de áreas atingidas pelas chuvas e que estão em maior exposição a riscos climáticos;

– profissionais e estudantes universitários de áreas como gestão ambiental, ciências do mar, arquitetura, design, artes, comunicação, ciências sociais, dentre outros.

Os participantes deverão, obrigatoriamente, comparecer aos 3 dias de atividades presenciais do LAB (19 e 20 de junho e 17 de junho).

Importante destacar que temos o intuito de fortalecer, principalmente, as ações e criações de mulheres, afrodescendentes, população LGBTQIAPN+, indígenas e outras pessoas pertencentes ao que se convencionou chamar de populações sub representadas.

Onde acontecerá?!

LAB Procomum (Rua Sete de Setembro, 52 – Vila Nova, Santos/SP)

Quando?!

Abertura das inscrições: 02 de maio
Fechamento das inscrições: 14 de maio (23h59 GMT -3)
Roda de conversa: 10 de maio às 18h
Período de seleção do júri: 15 à 17 de maio
Anúncio e convocação dos participantes: 17 de maio
Imersão inicial e oficina de prototipagem: 19 de maio (das 17h às 21h) e 20 de maio (das 10h às 19h).
Desenvolvimento de protótipos: 21 de maio a 16 de junho (cada grupo organizará sua agenda neste intervalo, podendo contar com a estrutura do LAB Procomum e com mentorias pré agendadas).
Encerramento: 17 de junho

Recursos disponíveis

● Alimentação em todas as datas presenciais obrigatórias (19 e 20 de maio e 17 de junho);

● Ajuda de custo para deslocamentos (transferidos antes de cada um dos encontros presenciais previstos no LAB)

● Apoio financeiro no valor de R$400 para cada participante, sendo uma parcela paga após o segundo dia da imersão inicial/oficina de prototipagem e mediante assinatura de recibo e a outra parcela após a conclusão do LAB;

● Recursos para o desenvolvimento dos protótipos, de acordo com avaliação dos orçamentos apresentados e discussão com equipe de coordenação do Lab Tempestade;

● Acompanhamento de mentorias durante a imersão inicial e oficina de prototipagem de modo presencial e, posteriormente, em encontros a serem agendados entre mentores e participantes (online ou presencialmente) com foco no desenvolvimento e qualificação do protótipo, bem como aporte de metodologias e ampliação de repertório;

● Infraestrutura do LAB Procomum (com materiais e equipamentos adequados para o desenvolvimento dos protótipos);

Critérios para seleção

A comissão de seleção irá analisar as inscrições com base nos seguintes critérios:

– Compreensão da proposta (4)
– Trajetória de vida relacionada às ações climáticas (4)
– Desenvolvimento de soluções em áreas de risco (4)
– Disposição para a colaboração (4)
– Viabilidade da ideia a ser desenvolvida (4)

Importante: priorizaremos inscrições de mulheres, afrodescendentes, população LGBTQIAPN+, indígenas e outros grupos sociais sub representados. Os critérios servem para um processo classificatório e eliminatório, se o caso. As atribuições de notas não serão divulgadas, uma vez que não nos interessamos por quais pessoas são mais ou menos qualificadas, e sim se atendem aos requisitos mínimos estabelecidos.

Direitos Autorais

Todas as pessoas selecionadas nesta convocatória devem se comprometer a licenciar os conteúdos produzidos no e para o LAB Tempestade por meio de licenças Creative Commons (o tipo e perfil da licença podem ser discutidos com nossa equipe). Essa é uma exigência do nosso processo.

Participe

Inscrições encerradas.

Pesquisar por