Colaboradora ATHIS: proposta de minuta de lei, metodologia e apresentação dos projetos

O projeto ATHIS na Baixada foi criado para promover moradia digna, para combater a precariedade das residências de interesse social, a troca de conhecimentos e novas possibilidades para a arquitetura na Baixada Santista. Para fomentar a lei de Assistência Técnica para Habitações de Interesse Social.

Para isso, realizou a formação e o fortalecimento de uma rede profissionais atuantes em habitação de interesse social, para as pessoas e comunidades que mais precisam. Com o objetivo de implementar políticas de melhorias na qualidade das habitações das pessoas.

Essas melhorias são baseadas na implementação da Lei Federal de Assistência Técnica para Habitações de Interesse Social – Athis. Caso queira saber mais sobre o termo, recomendamos a leitura dessas duas matérias: A Habitação é um comum: por moradia digna e pela democratização da arquitetura; A luta por moradia também é a luta por moradia digna

Em 2021, aconteceu a primeira edição da Colaboradora – Athis, na qual foi utilizada a metodologia da Colaboradora pela primeira vez para formar e fomentar projetos de arquitetos na área. Para além da formação e colaboração também foram desenvolvidos projeto em co-criação com as comunidades da Vila Margarida, São Vicente, e Bela Vista, Santos-SP, no Laboratório Athis. Você pode assistir a apresentação dos projetos aqui.

O projeto já está em fase de encerramento e serão realizados dois seminários. Todos os detalhes das atividades que aconteceram em formato online estão publicados no final da matéria.

Nas temáticas dos encontros, o primeiro seminário foi criado para apresentar possibilidades para a gestão pública e metodologia do projeto, que acontece no dia 22/9. A ideia é criar uma proposta de lei coletiva para a região Ou seja, a possibilidade concreta de influir a metodologia do projeto na construção de uma política pública para melhorar a moradia das pessoas que mais precisam.

Já o segundo seminário, que acontece no dia 25/9, serão apresentados os projetos desenvolvidos durante o ano, juntamente com a formação e o fortalecimento de uma rede de profissionais na área da habitação de interesse social.

Veja a programação completa dos seminários abaixo:

CONVITE PARA GESTORES PÚBLICOS DA BAIXADA SANTISTA ✉



O ATHIS na Baixada (AnB), junto com o Instituto Procomum (IP), firmou o compromisso com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) de criar uma proposta e minuta de lei de ATHIS – Assessoria Técnica para Habitação de Interesse Social – para a Baixada Santista. E foi isso que fizemos!

No dia 22 de setembro, às 19h, faremos uma reunião para apresentarmos nossa proposta inicial e recolhermos a sua sugestão para, juntos, criarmos a PROPOSTA IDEAL!

Fazemos desta publicação o convite para que você, gestor público e integrantes da sua equipe, marquem presença junto aos demais participantes relacionados ao tema.

Estamos chegando ao final de mais uma fase do AnB e, desta vez, temos muito para acrescentar.

Além da imensa quantidade de profissionais que agora fazem parte da nossa rede ATHIS, também pudemos aprender muito enquanto acompanhamos a construção dos projetos elaborados ao longo da Colaboradora ATHIS.

Foram meses intensos de trabalho e agora chegou o momento de nos encantarmos com a apresentação que cada um dos criadores e criadoras fará de cada projeto.

📅Dia 25 de setembro, às 10h, estaremos online no nosso canal do YouTube



Neste dia, sua participação será mais que bem-vinda. Nós, do AnB, estaremos atentos para acompanhar suas perguntas, receber suas contribuições e direcionar para os apresentadores.

https://www.athisnabaixada.com/post/resum%C3%A3o-da-colaboradora-athis
Já estamos ansiosos para vermos vocês lá. Até já!

VIsite o site do Athis aqui.

1280 960 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por