Texto de Rodrigo Savazoni
Muitas mãos participaram e seguem participando da transformação do prédio da rua Sete de Setembro, 52, em um parque de diversões para cidadãos e comunidades que querem inventar soluções coletivas pra problemas sociais.
Nossas paredes guardam histórias. Elas estão ali, na Bacia do Mercado, desde a década de 1940 do século passado.
Elas também guardam o futuro. E um presente próspero fruto das muitas transformações que rolaram nos últimos 6 anos.
Refizemos a parte hidráulica e elétrica todinha; reconstruimos a infraestrutura de segurança contra incêndio o que nos permitiu obter o AVCB (auto de vistoria do corpo de bombeiros); um depósito de entulho virou uma horta urbana; uma sala abandonada virou um espaço de trabalho coletivo; saletas de janelas tímidas se tornaram uma linda biblioteca; outro depósito agora é um ambiente de fabricação digital; os dois galpões foram reformados: um abriga nossa programação principal e o outro é nosso barracão dos sonhos, um ateliê super equipado; o corredor que dá acesso a todo esse complexo ficou com cara de boulevard, com seu jardim acolhedor.
Faltava, então, refazer a fachada. Conectar o LAB Procomum com o bairro. Tornar esse espaço mais visível a quem transita pela região onde os prédios parecem ter vergonha das pessoas: tudo fechado e sisudo. Teremos uma vitrine, através da qual ficará exposta nossa biblioteca pro mundo. Estamos felizes.
A obra já começou e quando ficar pronta, dará lugar à primeira parede verde pro centro da cidade. Recentemente a prefeitura reformou a rua inteira e não plantou NENHUMA árvore. Dava até desespero ver as camadas e camadas de impermeabilização do solo, brita, cimento, asfalto. A emergência climática pede outras escolhas, só não vê quem não quer.
Em agosto, o Instituto Procomum completa sete anos e nossa casa estará de cara nova, mas as portas seguem abertas a todes que acreditam no poder transformador das diferenças. Vai ter festa, vai ter bolo, aceitamos presentinhos, e, sobretudo, queremos que vocês e seus saberes sejam sempre muito bem-vindes.
O projeto da nova fachada é assinado pelo arquiteto André Mafra, que já fez um monte de coisas legais com a gente.
Comente