Nesta sexta-feira Soledad Maria e Luíza Xavier, membras do Laboratório de Ativação da Economia do Cuidado – LA Cuida, apresentaram a iniciativa a partir das lentes gênero e raça para trabalhadores da Assistência Social de Santos que compõem o curso de extensão “Introdução à questão racial” promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEDS. O encontro marcou o início desta união que traz para alguns destes trabalhadores a perspectiva de que a assistência também é um trabalho do cuidado.
Durante o encontro foi apresentado o marco conceitual lançado em 2023 que aborda um panorama de como a questão do cuidado surge como agenda política especificamente na América Latina e no Brasil. Para exemplificar, foram trazidas experiências vivenciadas durante a imersão do La Cuida. O Instituto Procomum entra como um dos colaboradores nesta parceria estabelecida entre a Prefeitura Municipal de Santos e a Universidade federal de São Paulo – Campus Baixada Santista.
A ideia vai de encontro com anseios da Política Nacional de Cuidados, estabelecida pelo governo federal, que além de constituírem políticas públicas cujo objetivo é a reorganização e o compartilhamento da responsabilização social pelos cuidados, por meio de um conjunto de iniciativas que visam atender as necessidades de quem demanda cuidados e de quem cuida prevê a colaboração com outras agendas que já existem no Brasil e neste caso podemos vislumbra a conexão entre o laboratório e a Assistência Social.
Comente