Recebemos 76 inscrições e ficamos muito felizes em saber que a Baixada Santista possui tantas pessoas interessantes e interessadas em aprender e colocar a mão na massa por uma região justa e ativa em relação ao cenário das mudanças climáticas. Recebemos inscrições de São Vicente, Santos, Guarujá, Bertioga, Peruíbe, Itanhaém, Cubatão, Mongaguá e Praia Grande, o que demonstra que a nossa vontade de ver as ações do Instituto Procomum se capilarizando por toda a Baixada está dando certo. Outra vitória é perceber que nossa mobilização alcançou um público vasto e diverso, incluindo comunidades que encabeçam a luta pela justiça ambiental. A respeito do perfil racial, a maior parte dos nossos inscritos se autodeclara preta ou parda (33,4%), mas também recebemos inscrições de pessoas indígenas (21,7%), uma honra neste território que abriga a maior população indígena do estado de São Paulo. Confira a lista de selecionados:
– Ana Carolina da Silva Salles – Santos
– Ana Beatriz da Silva Santos – Praia Grande
– Ana Paula Mariano – Santos
– Arú Alekrym – Santos
– CacauPod – Santos
– Cleirray Wera Fernando – Mongaguá
– Daniel Messias dos Santos – Guarujá
– Eliza Gonçalves da Silva – Guarujá
– Felipe Miranda – Santos
– Geraldo Varjabedian – Bertioga
– Helena Aparecida Ferreira – Santos
– Jhenifer Dias – Santos
– Kuaray O’ea – Peruíbe
– Lays Ushirobira – Santos
– Luã Apyká – Peruíbe
– Mari Felippe de Oliveira – Santos
– Nycholas Alves de Lima – Cubatão
– Simone Alvarez – Peruíbe
– Thaisa Torres Nunes – Santos
– Vitória Felipe – São Vicente
O Lab Narrativas Climáticas acontecerá entre os dias 19 e 22 de junho de 2024. O evento será realizado em parceria com a Surge África, uma organização nigeriana que projeta e implementa medidas inovadoras para melhorar as abordagens de adaptação climática através de políticas, mídia e desenvolvimento resiliente.
O encontro será dividido em dois momentos. Nos dois primeiros dias, toda a comunidade poderá ter acesso ao seminário que ocorrerá no LAB Procomum. Nos dois últimos dias, haverá atividades formativas destinadas aos participantes previamente inscritos e selecionados para a realização de um protótipo durante o laboratório.
Após a imersão, os 25 participantes terão um mês para desenvolver os protótipos em um formato que chamamos de laboratório relâmpago, no qual são convidados a desenvolver soluções de baixo custo, fácil realização e que chamem a atenção das autoridades, dos órgãos públicos e dos meios de comunicação para a urgência das mudanças climáticas na Baixada Santista. Os protótipos podem ser relacionados às artes, ao ativismo, à cooperação internacional e aos dados abertos. O Lab Narrativas Climáticas é parte de uma agenda maior sobre justiça climática, articulação territorial e internacional que o IP e o LAB Procomum vão desenvolver durante o ano.
As expectativas estão altas para os desdobramentos de mais um laboratório e estamos super ansiosos para conhecer os protótipos que surgirão da imersão. Continue acompanhando as nossas redes para receber mais notícias e se envolver com nossa agenda de Justiça Climática que acontecerá ao longo de todo o ano. Vamos juntos por uma Baixada efetivamente justa e sustentável.
Comente