Para nós aqui no Instituto Procomum, a luta por moradia digna é feita em parceria com a turma do ATHIS na Baixada. Um grupo de arquitetos engajados com a Assistência Técnica para Habitações de Interesse Social, uma Lei Federal que possibilita a reforma de moradias para quem mais precisa.
Afinal, a luta por moradia digna não é somente a de construção de novas moradias, mas também pela qualidade daqueles que já possuem casas.
Laís Granado e Júlia Paduá publicaram o texto “ATHIS e as possibilidades de ação frente as desigualdades” na qual contam a história da primeira ação do grupo, em 2020, em parceria com o Instituto Procomum e o Conselho de Arquitetetura e Urbanismo (CAU-SP).
O projeto atuou em três frentes principais, que consistiam em um curso de capacitação, seminários de sensibilização do poder público e as oficinas de Desenvolvimento Pessoal Comunitário.
ARTE1 – Título
ARTE 2-
O Problema
Apesar de a habitação ser um direito básico, é constantemente colocado em risco pelo Estado ou pelo mercado. Recentemente, a população mais vulnerável e exposta a diversos riscos que afetam diretamente a sua saúde física e mental.
ARTE3 –
Conheça algumas ferramentas e metodologias que o ATHIS na Baixada, CAU-SP e o Instituto Procomum utilizaram para iniciar seus trabalhos por moradia digna na Baixada Santista.
ARTE4
Nosso Jeito de Fazer
Capacitação profissional
O curso de capacitação profissional foi direcionado para profissionais, estudantes e demais interessados em ATHIS. Formou profissionais de diversas áreas, buscando a multidisciplinaridade e a formação de uma rede de apoiadores.
ARTE3
Nosso Jeito de Fazer
Seminários de sensibilização do poder público e sociedade
Os seminários foram direcionados ao poder público e outros interessados. Expoôs a necessidade de ações de ATHIS e sua importância para o desenvolvimentoda região. Sempre realizada por um arquiteto especialista, um comunicador social e uma liderança comunitária.
ARTE4
Nosso Jeito de Fazer
Desenvolvimento Profissional Comunitário
Para aprimorar o conhecimento prático na área da construção civil, de moradores do bairro Vila Margarida, em São Vicente, principalmente àqueles que trabalhavam ou possuíam algum conhecimento prévio em projetos de reforma e construção. O curso foi realizado através 13 módulos, sendo 8 módulos virtuais e 5 práticos.
Sugestão de fotos
Comente