O Instituto Procomum (IP), associação da sociedade civil brasileira, e o coletivo ATHIS na Baixada – AnB, com apoio do CAU/SP, abrem chamada pública para o LAB Nós da Catraia 2023 – Baixada Santista. Trata-se de uma vivência em formato de laboratório, que compreende momentos presenciais (14 e 15 de julho e 12 de agosto) na sede do LAB Procomum, em Santos-SP, e remotos (a serem agendados neste período).
O objetivo do laboratório é selecionar 10 ou mais pessoas de perfis diversos, interessadas em colaborar com a criação do Inventário Popular e Participativo do Patrimônio Cultural da Bacia do Mercado. A ideia é desenvolver colaborativamente o modelo deste inventário, bem como iniciar as pesquisas sobre o patrimônio cultural do bairro. As ações a serem realizadas serão decididas pelos próprios participantes, durante a primeira etapa do projeto, com apoio de metodologias de facilitação e prototipagem, para a escolha e desenvolvimento dos mesmos.
Às criações que surgem das comunidades gerando melhores condições de vida, damos o nome de inovação cidadã. As formas de organização que as comunidades desenvolvem para agir em benefício da coletividade chamamos de comum. Por meio de uma metodologia centrada nas pessoas, os participantes selecionados poderão compartilhar suas ideias, saberes e conhecimentos, em um percurso imersivo que poderá contar com a mentoria da equipe Procomum e do ATHIS na Baixada. Assim, pretendemos evidenciar a atuação da sociedade civil operando em favor do bem comum.
Todas as pessoas selecionadas devem ser moradoras da Baixada Santista, preferencialmente moradoras ou ex-moradoras da Bacia do Mercado. Caso o participante necessite de ajuda de custo, é preciso informar no campo da inscrição. A ajuda será realizada pelo Instituto Procomum.
A participação dos selecionados nos dias de atividades presenciais (14 e 15 julho e 12 de agosto) é obrigatória. Nessas datas, será oferecida alimentação para os participantes presentes.