OCUPE LABxS: Abrindo as portas e construindo juntos

OCUPE LABxS – Experimentar. Partilhar. Construir

Série de atividades criativas ocorrerá entre os dias 28 de novembro e 16 de dezembro, marcando as intervenções de inauguração da sede do Laboratório Santista (LABxS), o laboratório cidadão que o Instituto Procomum está dinamizando na região central de Santos

A construção de uma horta comunitária, de forma colaborativa, a partir dos conhecimentos difundidos pela permacultura; um mutirão hacker de dez dias para prototipar mobiliários e refazer a fachada de nosso prédio usando para isso conhecimentos complementares de profissionais e amadores; intervenções de arte e tecnologia de código aberto; rodas de conversa para elaborar um plano diretor para o novo espaço cultural e educacional voltado à prática do comum; um bazar mostrando que moda, decoração e sustentabilidade têm tudo a ver com um novo mundo; celebrações, festas, articulações. Engana-se quem acredita que 2017 já acabou. O OCUPE LABxS será um processo aberto e participativo que marca as intervenções inaugurais na sede do laboratório cidadão da Baixada e ocorrerá entre os dias 28 de novembro e 16 de dezembro.

As ações serão desenvolvidas em parceria com o Ateliê Hacker, o Grupo de Estudos em Permacultura, do Lobo Estúdio, o Projeto GerminAção, o São Paulo LAB, o Espaço Dínamo, da Unimonte, a consultoria de arquitetura Casa da Árvore, a ONG Luzes da Vila e são coordenadas pela equipe do Instituto Procomum. Todas gratuitas, basta inscrever-se. A alimentação vai ser colaborativa, traga algo para compartilhar.

O espaço que abrigará o Laboratório Santista (LABxS) é a antiga sede da Associação Prato de Sopa Monsenhor Moreira, que por mais de cinquenta anos atendeu os moradores da cidade, sobretudo da Vila Nova, Vila Mathias e Paquetá. São mais de 1200 metros quadrados, distribuídos em inúmeras salas e galpões, que agora passarão a ser utilizados para dinamizar a inovação cidadã, a cultura livre e a as atividades comuneiras da região. O imóvel foi cedido em comodato ao Instituto Procomum que nos últimos três meses realizou algumas atividades-teste e também reformou parte das instalações, recuperando telhado, parte hidráulica e elétrica.

Veja como será a programação:

PROTOTIPANDO UMA HORTA URBANA

Processo coordenado pelo Ateliê Hacker e pelo Projeto GerminAção, irá promover a limpeza e preparação do terreno para a construção da horta comunitária do LABxS.

28/NOVMutirão Mão na Terra – prototipagem da hortacomunitária do LABxS (Lab Santista)  – horário das 10h30 às 17h

2/DEZ – Desenhando Hortas Urbanas Atividade para prototipar a horta do LABxS e pensar novos modelos de hortas urbanas – 14h às 18h.

9/DEZ – Mutirão Mão na Terra – Plantio Colaborativo da horta comunitária do LABxS.- 14h às 18h

Inscreva-se aqui.

MARATONA DE DESIGN E CONSTRUÇÃO

Processo coordenado pelo São Paulo LAB em parceria com o Instituto Procomum, para desenvolver intervenções urbanísticas, arquitetônicas e de design na nova sede do Laboratório Santista (LABxS), entre elas a construção de uma vaga viva (parklet) e de uma nova fachada para o espaço.

2 e 3/DEZ – Desenhando o Mobiliário para o LABxS (Lab Santista)
Processo coordenado pelo São Paulo LAB em parceria com o Instituto Procomum, nessa oficina os participantes irão co-criar e desenvolver, utilizando um sistema modular de engradados de plástico, uma série de mobiliários e intervenções de design para ocuparmos a nova sede do Laboratório Santista (LABxS) – 10h às 18h.

8, 9 e 10/DEZ  – Mutirão Construindo o LABxS – Construção dos mobiliários e intervenções desenvolvidas ao longo de uma semana, transformando na prática o LABxS (Lab Santista) – 10h às 18h.

Inscreva-se aqui.

INTERVENÇÃO DE ARTE E TECNOLOGIA

Para promover a cultura digital e as intervenções de arte e tecnologia, a equipe do Atêlie Hacker vai abrir as portas do Espaço Dínamo, da Unimonte, apresentando o processo de fabricação digital de impressão 3D e cote a laser aplicadas a intervenções de arte e tecnologia.

4/DEZ –  –  Atêlie Hacker aberto –  Acompanhe o processo de criação da equipe do Atêlie Hacker no Espaço Dínamo da UNIMONTE – 15h às 22h.

Inscreva-se aqui.

SONHANDO UM ESPAÇO CULTURAL

Duas oficinas e roda de conversa para discutir o Plano Diretor do LABxS (Lab Santista)-  o que queremos para esse espaço, quais as regras, protocolos e projetos que ali serão realizados. Queremos construir um local para praticar e promover o comum, a inovação cidadã e a transformação cidadã. E vamos fazer isso de forma colaborativa e coletiva.

30/NOV –  primeira oficina para elaboração do plano diretor do LABxS (Lab Santista) – horário 14h às 18h.

14/DEZ – segunda oficina para elaboração do plano diretor do LABxS (Lab Santista) – 14h às 18h.

Inscreva-se aqui.

CELEBRAÇÃO OCUPE LABxS

10/DEZ – – inauguração das intervenções promovidas pelos parceiros do LABxS (Lab Santista) em nossa nova sede, com música e comida – 11h às 21h

BAZAR E FESTA LUZES DA VILA

O Projeto Luzes da Vila é uma organização de moda e sustentabilidade que realiza uma série de cursos e atividades para crianças e jovens no Morro São Bento, Santos-SP e vai organizar um bazar com roupas, acessórios, artigos para casa, comida e bebida. Toda a renda do bazar será revertida para a organização.

15 e 16/DEZ – bazar com roupas, acessórios, artigos para casa, festa, discotecagem, comida e bebida. Oficinas gratuitas de moda e sustentabilidade. Toda a renda será revertida para a organização.  13h às 21h.

Mais informações aqui.

 

800 420 Editor
Pesquisar por