As realizações do Instituto Procomum em 2019

O ano de 2019 foi um ano muito especial para o Instituto Procomum. Apesar de toda conjuntura social de dificuldades e retrocessos seguimos apostando e buscando conexões, parceiras, parceiros, parceires que queiram criar em coletivo, entre todes, entre nós, tecendo comunidades e alimentando redes de afetos.

Consolidamos no nosso laboratório de inovação cidadão do comum – LAB Procomum – nossa metodologia com as comunidades de práticas e agregamos ao nosso espaço 17 grupos de trabalho e estudos, os quais foram responsáveis pela realização de 354 atividades ao longo do ano, em um processo de vivências e experimentos.

A nossa escola colaborativa e livre “Colaboradora”, na versão Empreender e Transformar, contribuiu para o fortalecimento de 25 empreendimentos de impacto social. Já a segunda edição da Colaboradora Artes e Comunidades teve seu chamamento neste fim de ano para que comecemos com tudo em 2020, com um grupo super potente de 12 artistas e produtoras culturais que vivenciarão um processo formativo e coletivo para o desenvolvimento de um projeto artístico na Bacia do Mercado, território que abriga o LAB Procomum, em Santos.

Em parceria com a ONU no programa My Mark My City foram apoiados os desenvolvimentos de 4 iniciativas para soluções das mudanças climáticas a partir da Baixada Santista.

Também esse ano, recebemos em nosso LAB pessoas de diferentes países para partilhar conosco experiências e trajetórias na construção de espaços pelo comum no mundo. Agradecemos à Casa do Povo, Casa de Cultura Tainã, Escola Florestan Fernandes, Aldeia Guarani Mbya Kalipety, Mário Rodriguez, Giuseppe Micciarelli e o Galpão Inova ZL pelas ilustres conexões.
Agradecemos especialmente às 2.250 pessoas que estiveram presentes no LAB, implicadas em partilhar, aprender, ensinar e possibilitar que no LAB seja possível a construção de um mundo comum entre os diferentes.

Fundamental o trabalho intenso e generoso da equipe do Instituto Procomum: Rodrigo Savazoni, Georgia Nicolau, Marília Guarita, Marina Pereira, Marina Paes, Simone Oliveira, Silmara Baron, Fabrício Freitas e Cássia Sabino.

Ainda no ritmo de realizações, em parceria com a turma do estúdio Rebimboca, fizemos o reposicionamento da nossa marca e neste mês de dezembro lançamos nosso novo site https://lab.procomum.org/, desenvolvido por Fabiano Rangel Cidade, da Faracy, e que integra nossa equipe.Lançamos o primeiro vídeo institucional do LAB Procomum, elaborado em parceria com a Bella Baderna, e que conta um pouco do trabalho que vimos fazendo a partir do nosso espaço de criação, fortalecimento e estímulo aos sonhos da cidade de Santos (SP) e região.

Para esse tanto de realizações contamos com parcerias de organizações que através de seus recursos nos possibilitaram essa construção: Fundação Ford, Porticus, DICE e British Council, ONU com o programa My Mark My City, Anima Educação e UNIFESP.

Buscando promover ainda mais realizações nos próximos anos lançamos nossa campanha de financiamento recorrente, propondo uma solução coletiva para nossa sustentabilidade. Se você pode contribuir ou conhece alguém que pode somar-se aos sonhos da rede Procomum, compartilhe e nos ajude a continuar produzindo encantamentos, inovação, arte, cultura, tecnologias e principalmente, encontros para o bem comum.

960 640 [email protected]
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por