Organizado pelo Instituto Procomum e pela Silo – Arte e Latitude Rural, laboratório online e solidário inicia trabalhos e apresenta programação de lives
A segunda edição do Lab de Emergência Covid19 – Reconfigurando o Futuro vai prototipar 16 projetos que apontam soluções para os impactos da pandemia do coronavírus nos próximos cinco dias, entre 15 e 19 de junho, em formato de laboratório online e solidário. A atividade é uma iniciativa do Instituto Procomum e da Silo – Arte e Latitude Rural.
Acesse o site do laboratório online para conhecer os projetos e acompanhar as novidades.
Os projetos e colaboradores foram selecionados e organizados via chamada pública e aberta. No total, foram recebidas 98 propostas de projetos e 140 inscrições de colaboradores (130 do Brasil em 12 estados diferentes e mais de três continentes). Lembrando que a maioria dos projetos selecionados é formado por coletivos ou grupos já organizados.
A rede de apoiadores do Lab de Emergência ainda conta com 25 mentores das organizações parceiras, 10 pessoas na equipe técnica (suporte de desenvolvimento e programação), 5 mediadoras e 10 pessoas na equipe de organização. Totalizando 240 pessoas trabalhando no laboratório online.
As seguintes organizações fazem parte da lista de apoiadores: Amerek, Bela Baderna, Careables, Casa Criatura, Lab Coco, Datalabe, Coletivo Etinerancias, Frena la Curva, Gambiologia, Gênero e Número, Horta Inteligente, Instituto Elos, Instituto Update,MediaLab.UFRJ, Mulheres do Futuro, Museu da Mantiqueira, No-Budget Science, Olabi, Pretalab, Redes da Maré, Segura a Onda, Think Olga e A Tramadora.
Equipes multidisciplinares, mentorias e apoio técnico
Os colaboradores foram distribuídos de acordo com as escolhas realizadas por eles na inscrição, por uma divisão técnica e operacional da produção executiva do Lab e pelas demandas dos proponentes dos projetos. Todos os grupos foram traçados com recorte profissional híbrido e multidisciplinar, garantindo que todos os grupos tenham programadores e designers, por exemplo.
Vale considerar também que a maioria dos projetos foram enviados por coletivos ou grupos, o que aumenta o dinamismo e impacto do laboratório online.
Cada equipe conta com mentorias também selecionadas de acordo com o perfil do projeto que vão ser agendadas durante a semana.
Todos os proponentes e colaboradores receberam um e-mail inaugural com a metodologia do lab e o cronograma de atividades. Os grupos se organizam por grupos em aplicativos de mensagem da sua preferência.
Cinthia Mendonça, diretora da Silo e coordenadora do projeto, também explica que os colaboradores são estimulados a organizarem-se em um sistema de banco de horas, possibilitando o revezamento entre diferentes grupos de trabalho e facilitando a tradução, documentação e comunicação dos proejtos. “Queremos ampliar e potencializar a multidisciplinaridade e a colaboração entre os grupos, afirmando os impactos do laboratório”
Programação de lives
A equipe do Lab de Emergência também vai realizar uma série de lives para amplificar as conversas, reflexões e práticas das temáticas e problemas apresentados pelos projetos. Elas serão exibidas de segunda à sexta-feira, sempre às 17h, em transmissão simultânea nos canais de YouTube do Instituto Procomum e da Silo Arte e Latitude Rural. Inscreva-se nos canais e ative os lembretes para não perder as conversas.
Veja a programação completa das lives do laboratório online:
Dia 1 (15/06) segunda-feira às 17h
Nome da live: 2ed do Laboratório de Emergência | Abertura
Participantes: Cinthia Mendonça (Silo – Arte e Latitude Rural) e Georgia Nicolau (Instituto Procomum).
Mediadora: Marcela Martins (Jornalista).
Mini Bio Participantes:
@ dos Participantes para marcação no Instagram | Twitter:
Cinthia – @synthmodulation | @haikaio
Georgia – @georgia_nicolau | @georgianicolau
Marcela Martins (Jornalista)
Dia 2 (16/06) terça-feira às 17h
Nome da live: Educação na pandemia
Participantes:
_ Taís Rocha Ribeiro (E-leiturinha app) +
_ Enio (Diretor da Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira | Serrinha do Alambari) +
_ Fred Paulino (Gambiologia)
Mediadora: Marcela Martins (Jornalista).
Dia 3 (17/06) quarta-feira às 17h
Nome da live: Bailes Funk pós pandemia
Participantes:
_ Bruno Sousa | (LabJaca)
_ Taísa (Afrofunk | Maré)
_ Carlos Palombini (Pesquisador do Proibidão).
Mediadora: Marcela Martins (Jornalista).
Dia 4 (18/06) quinta-feira às 17h
Nome da live: Saúde e Tecnologia
Participantes:
- Ricardo Ruiz (Careables/Lab Coco)
- Rodolfo (SOS Coroavirus)
– Agentes Populares de Saúde
Nomes a confirmar.
Dia 5 (19/06) sexta-feira às 17h
Nome da live: Mudanças Climáticas e pandemia
Participantes:
_Raquel Rosenberg (Liberte o Futuro)
_Bernardo Esteves (jornalista de ciência da (Revista Piauí)
_Pablo Borges Amorim
Mediadora: Marcela Martins (jornalista).
Leave a Reply