(Des)fazenda: o fim do mundo como o conhecemos

No dia 08/10 o Instituto Procomum teve seu debate de encerramento do ciclo (DES)Fazenda: o fim do mundo como o conhecemos, que integrou as atividades de fechamento da segunda temporada da Colaboradora Artes e Comunidades, a escola livre e colaborativa que o IP criou em Santos – SP.

Nessa atividade, contamos com a presença da filósofa, artista e professora Denise Ferreira da Silva, sem dúvida uma das maiores pensadoras brasileiras contemporâneas e cujo trabalho inspirou a realização de todo esse ciclo.

Atualmente, Denise é Professora Titular e Diretora do Instituto de Justiça Social da Universidade de British Columbia. É autora de inúmeros artigos e livros, publicados internacionalmente. No Brasil, recomendamos a leitura de A Dívida Impagável, editado em parceria com a Casa do Povo, centro social e artístico paulistano com quem desenvolvemos parcerias.

Denise também tem um vasto trabalho artístico com o qual propõe uma poética (poethics) negra feminista. Alguns de seus trabalhos podem ser conferidos na plataforma artística https://ehcho.org/ lançada durante a pandemia. Ali, encontram-se suas colaborações com os filmes Serpent Rain (2016) e 4Waters – Deep Implicancy (2018), com Arjuna Neuman, além de outros textos e intervenções.

Em 2016, Denise e Valentina Desideri apresentaram na Bienal de São Paulo o exercício Leituras Poéticas. Nessa intervenção, que ocorreu em outras localidades também, elas se utilizam de práticas bem conhecidas ou por elas desenhadas como tarô, terapia política, leitura de mãos, falsa terapia, assim como reiki, astrologia e filosofia, para fazer uma leitura em relação a questões políticas.

Na atividade de encerramento da Colaboradora, Denise conversou com a coordenadora do LAB Procomum, Marina Pereira; a coordenadora da Colaboradora – Empreender e Transformar, Simone Oliveira, e com Rodrigo Savazoni, diretor-executivo do Instituto Procomum.

1080 1080 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por