A arte das mulheres negras ocupando o LAB

Acabou a segunda temporada do Ocupa Arte no LAB, Preta Jô e Letícia Santos reuniram mulheres negras da região para que em um primeiro momento, falassem a respeito dos desafio de se habitar um corpo negro feminino numa sociedade tão colonizada e patriarcal. Para isso contaram com a potência da Conselheira Tutelar e pesquisadora Priscilla Ribeiro e da esteticista Camila Ribeiro. 

No dia 02 de dezembro as proponentes organizaram o Festival Afrofeminino com música e exposição. Neguinha Braba, Ayra Kopen, Preta Jô e a DJ Descolada cantaram suas histórias para mais de 60 pessoas presentes no nosso LAB. Nos corredores foi possível acessar um pouco do olhar de Bete Nagô e Letícia Santos que dispuseram suas fotografias cheias de afeto e significado. Entre uma apresentação musical e outra, Letícia exibiu o documentário “Identidades”, realizado durante sua passagem pela Colaboradora e que também foi exibido em outubro no Teatro Guarany. 

Da Roda de conversa já foi possível observar que o Afrofeminino foi um protótipo com enorme potencial para ser cada vez mais. São muitos os temas que nos atravessam e que nos conectam. Nós, mulheres pretas, nos reconhecemos umas nas outras quando falamos dos obstáculos vividos no mercado de trabalho, na nossa vida afetiva, em nossa infância e em tantos outros lugares que para outros corpos costumam ser corriqueiros, mas seguimos. 

“O Afrofeminino surgiu como uma forma de celebrar as nossas artes, as artes das mulheres negras, pensando no autocuidado, para que a gente fortaleça o nosso caminho, pensando muito em como a gente pode participar desse projeto em conjunto. Gosto muito desta ideia de coletivo, mas um coletivo de mulheres negras.” Letícia Santos

 

“Antes do projeto não tinha essa visão de que o autocuidado é uma questão de saúde. Hoje as redes sociais estão carregadas de discurso sobre o autocuidado, mas não há aprofundamento e para nós, mulheres pretas é muito importante que a gente aprenda o que é isso e como aplicar isso na nossa rotina, na qual a gente não tem tempo e não priorizamos isso. Criamos essa conscientização e este espaço porque ninguém mais vai fazer isso por nós.” Preta Jô

 

“Estarmos vivas e nos reunindo já é um ato revolucionário” Priscilla Ribeiro.

O Ocupa Arte é uma iniciativa do Instituto Procomum em parceria com a Santos Brasil que acredita na arte como ferramenta de enfrentamento aos problemas sociais. 

1280 853 glaucia
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por