#Careables: tecnologia livre e de baixo custo para problemas complexos em saúde

Com os desafios da pandemia do novo coronavírus, protótipos e campanhas desenvolvidas durante o ano mostram tecnologia livre como apontamento para soluções de problemas complexos

A ação de segunda fase do Careables, que é impulsionada pelo Instituto Procomum e o Casa Criatura (Olinda-PE) na América Latina, atuou em duas frentes: a primeira com exposição dos protótipos desenvolvidos (LAB Coco e LAB Procomum); e um Gathering, na qual os participantes e desenvolvedores dos protótipos desenvolvidos nos diferentes territórios compartilharam saberes e conhecimentos para encontrar soluções coletivas e melhorias em seus trabalhos.

Segundo Breno Garcia, da equipe do Instituto Procomum, que coordenou a segunda fase do projeto, o Careables conectou pessoas que tem em comum o propósito de criar soluções inteligentes e acessíveis para a saúde. “Mais do que tecnologias, arduínos e cálculos, o que fica evidente é o poder da colaboração e a existência de diferentes pessoas do Brasil e do mundo que estão conectando-se e conectando suas iniciativas de tecnologias livre para o acesso a todos”, disse Breno Gracia.

“Quando o propósito é juntar pessoas e conhecimentos, basta a vontade de aprender. O mundo da tecnologia livre, apesar de técnico, permite o leigo e o erro. A tecnologia livre é para todos”, continua Breno Garcia.

Uma das iniciativas apoiadas no projeto é o X-Monitor, o monitor respiratório de acompanhamento médico de baixo custo, prototipado por Rafael Teixeira (São Paulo-SP), que foi desenvolvido inicialmente durante a segunda edição do Lab de Emergência, promovido pela Silo – Arte e Latitude Rural e pelo Instituto Procomum.

Conheça o projeto no vídeo abaixo:

 

O protótipo foi uma das peças mostradas na exposição Saúde:Tecnologia Comum que foi montada no Arte no Dique, Santos-SP.

O objetivo é mostrar de maneira lúdica e interativa, os protótipos desenvolvidos durante o projeto:; e a a confecção dos equipamentos de proteção individuais para profissionais de saúde, realizada pelo Santos Hacker Clube (Santos-SP).

Para construir a narrativa de desenvolvimento dos protótipos, apresentar a sua documentação e funcionamento, Daniel, do GT Traquitanas do LAB Procomum, montou a apresentação em formato de jogo e cenário com objetos recicláveis.

A ideia de desenvolvimento da exposição com esse caráter se deu especialmente para as crianças e jovens que frequentam o Arte no Dique. Mostrando como a alta e baixa tecnologia podem caminhar juntas. Veja o vídeo da montagem da exposição:

 

Gathering

O encerramento – Careables – Public Maker Gathering Brazil 2020 teve a apresentação de dois makerspaces (LAB Procomum e Casa Criatura), três protótipos de saúde e tecnologia e apresentações musicais e de magia. Assista ao vídeo completo abaixo:

Sobre o Careables

Plataforma financiada pela UE para estimular a inovação aberta e a colaboração que permite aos cidadãos projetar e fornecer produtos de saúde centrados nas pessoas. Como parte da rede, realizamos eventos, conversas, apoiamos a produção de materiais de proteção à covid 19 e de protótipos de equipamentos médicos de baixo custo.

1280 960 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por