Estou com sorte 😉

Separamos este artigo para você!

Diretor do IP publica artigo em livro sobre políticas culturais brasileiras

“Uma outra narrativa: o comum. Um outro método: a coprodução cidadã”

O co-fundador e Diretor Executivo do Instituto Procomum, Rodrigo Savazoni, publicou o artigo Participação social e os direitos culturais do século XXI – O comum e a coprodução cidadã na publicação Ciclo Cultura e Formação – Políticas Culturais Brasileiras 2021, do Centro de Pesquisa e Formação Sesc São Paulo.

No texto, Savazoni comenta a importância das histórias, memórias e narrativas como eixo central para a formação cultural e política da sociedade brasileira. Utilizando como exemplo as políticas culturais idealizadas por Gilberto Gil e sua equipe no Ministério da Cultura, especialmente os Pontos de Cultura, que segundo ele foram embriões de uma cultura política e de uma política cultural do comum.

Para Savazoni, o comum se apresenta como narrativa e alternativa para a crise neoliberal e da social democracia. E a coprodução cidadã surge como prática para moldar e habitar, coletivamente, a vida política.

A publicação teve organização e conteúdo Gustavo Carneiro Vidigal Cavalcanti e Mauricio Trindade da Silva e apoio de Letícia Nery de Figueredo, conta com artigos de Danilo Santos de Miranda, Gustavo Vidigal, Alice Riff, Antonio Albino Canelas Rubim, Bruno Dunley, Cláudia Leitão, Dríade Aguiar, Isaura Botelho, Luciana Tatagiba, Sérgio Mamberti, Rodrigo Savazoni e Wagner Romão e busca refletir sobre os 10 anos do Plano Nacional de Cultura, aprovado no final do Governo Lula.

Link direto para download.

Tags:
Postar um comentário

parceiros
Neste momento esta rede social é restrita