O LAB Procomum convidou artistas ilustradores negras para elaborar imagens a partir da pesquisa Memórias Apagadas da Terra da Liberdade, com o objetivo de construir uma representação imagética sobre fatos, personagens e símbolos da história negra da Baixada Santista, que passam por processo de apagamento.
Inajah César
carioca, ex aluna da escola pública, designer gráfica formada pela PUC-Rio onde desenvolveu projetos e pesquisas com temas relacionados a cultura popular, fazeres manuais e tradicionais, e experimentações gráficas com ilustração, bordado, colagem e outras técnicas não digitais.
Atualmente, como freelancer, constrói os caminhos no estúdio quitanda, um espaço para construção de projetos de design gráfico, ilustração, editorial e impressos diversos, através da escuta atenta, parcerias e trocas sinceras.
Ilustrações:
- Pessoas, personagens negros importantes para a construção histórica da Baixada Santista
- Porto Negro
- Feiras: Pontos de cultura e encontros
Dani Emiliano:
Dani Emiliano é uma ilustradora e artista gráfica, de São Vicente – SP. Com mais de 15 anos de carreira, a artista trabalha com desenvolvimento e criação de personagens, retratos ilustrados e ilustrações editoriais. Um dos trabalhos mais marcantes aconteceu em 2019, quando Dani ilustrou a história da escritora Carolina de Jesus, para a série animada “Mulheres Fantásticas”, exibida no programa Fantástico.”
Ilustrações:
- Bairro Macuco e Vila Mathias
- Disputa espaço urbano
- Quilombos e Refúgios
A ilustração tem sido uma importante ferramenta para descobrir novos caminhos e histórias bonitas sobre o Brasil e sobre as pessoas que o constroem.
Comente