Quando o vento da crise bate, em quem a gente pode se apoiar para não ser arrastado?

 

Sim, a gente segue acreditando no que já acreditava antes, porque já nascemos querendo contribuir para um mundo diferente deste desigual e injusto.

Mas agora, depois de tanta gente morta desnecessariamente, a gente acredita que precisamos ainda mais uns dos outros.

Uns e outros, juntos, acreditando em nossa potência e dando asas à imaginação.

Para nós, isso é inovação cidadã: eu, você, nós, a comunidade, reunides para encontrar soluções criativas pros nossos problemas.

Dando o que puder; ajudando se der (às vezes falta força, a gente sabe); gritando quando precisar de ajuda.

Nunca foi tão importante soletrar essa palavra tão bonita: so-li-da-rie-da-de. Não é à toa que tem seis sílabas. Ela é gigante.

Entramos em uma nova e ainda mais triste etapa. Hospitais lotados, agentes de saúde cansados, vacina pouca, fome, desespero e medo. Um baita desgoverno.

De nossa parte, a gente tem tentado manter a chama da esperança acesa. Porque enquanto houver uma fagulinha que seja, a gente vai soprar para fazer o fogo vir.

Neste ano de 2021, todas as nossas ações estão ligadas, direta ou indiretamente, com o enfrentamento do agravamento da crise.

– A campanha Baixada pela Vida está de volta. E a meta agora é arrecadar R$ 1 milhão de reais para comunidades da Baixada Santista.

Acesse o link para apoiar.

– Seguimos acreditando no poder da nossa rede; somos 30 agentes criativos repensando e co-criando soluções para re-ocupação do nosso Laboratório Cidadão como estrutura e porto seguro para os novos desafios impostos pelas crises.

Que o nosso laboratório cidadão seja um centro espaço de uso comum para todos e todas!

– Seguimos construindo soluções para melhorar a moradia das pessoas; Estamos atuando com as comunidades da Vila Margarida e Ocupação Bela Vista em uma jornada de formação e atuação prática em assistência técnica para moradias sociais.Troca de saberes, fortalecimento comunitário e moradia digna para todos e todas!

– Seguimos lutando pela defesa do meio ambiente com as comunidades que a protegem; a pandemia e o impacto das mudanças climáticas atingem diretamente as comunidades mais vulneráveis. Estamos prototipando soluções em inovação cidadã para mitigar os impactos e defender as comunidades e biomas na Baixada Santista e no Rio de Janeiro. As soluções encontradas pelas comunidades serão encaminhadas para a COP-26 em Glasgow, Escócia.

Que as comunidades atingidas pelas mudanças climáticas tenham voz!

– Seguimos acreditando no poder da arte e do empreendedorismo crativo e de impacto; Os artistas e empreendedores periféricos estão entre os grupos mais atingidos pela crise. Estamos reunidos em jornadas de formação e apoio a esses grupos.Que a arte crie novos vínculos com as pessoas e comunidades; que o empreendedorismo criativo crie uma economia mais justa!

MAS É PRECISO IR ALÉM

O agravamento das crises traz mais urgências. E um convite para a nossa maior ferramenta de resistência e luta: a solidariedade.Vamos iniciar um trabalho de escuta com nossa rede para entender as demandas mais urgentes.E estamos aberto para co-criar soluções em solidariedade, especialmente no território do LAB Procomum, na Bacia do Mercado, Santos-SP.Vamos juntas?

 

1080 1080 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por