Congresso discute o futuro dos bens comuns na América Latina

Começa amanhã o primeiro Congresso Latino Americano IASC – O futuro dos bens comuns na América Latina. O encontro acontecerá de maneira virtual entre os dias 1 e 4 de junho e é preciso se inscrever- gratuitamente- para participar.

O Instituto Procomum faz parte da comissão organizadora deste ano, além de comandar duas conferências imperdíveis que acontecem na sexta-feira, dia 4 de junho. A mesa Por cidades co-produzidas e parcerias público-sociais vai reunir experiências e investigações sobre quais as possibilidades existentes de cidades produzidas pelos cidadãos e as possíveis parcerias entre as comunidades e o estado. A mesa será moderada pela nossa diretora e co-fundadora Georgia Nicolau. Ainda na sexta, teremos a conversa Comuns Culturais: tradições, coletividades e urbanização. Neste encontro, ativistas e pesquisadores brasileiros e mexicanos trarão algumas reflexões sobre a memória e a cultura como um comum e como o avanço da urbanização das cidades latino-americanas retira não só os direitos básicos das populações, mas sua própria existência. Num processo que o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro já chamou de “transformar o índio em pobre. Para isso, foi e é preciso antes de mais nada separá-lo de sua terra, da terra que o constitui como indígena”. Neste dia, Marina Pereira, Gerente de Comunidades e Experimentação do Instituto Procomum vai apresentar, ao lado do pesquisador Marcos Augusto, a pesquisa Memórias Apagadas na Terra da Liberdade, sobre o processo de trazer a tona as histórias dos povos negros na Baixada Santista.

Mas o que é o IASC? A Associação Internacional para o Estudo dos Comuns (IASC) é uma associação profissional dedicado ao estudo dos bens comuns que existe desde 1989. Surgiu do esforço feito na década de 1980 por acadêmicos de diferentes disciplinas para reunir conhecimento de estudos de caso sobre a gestão de bens comuns.
A presidente fundadora Elinor Ostrom recebeu o Prêmio Nobel por Ciências Econômicas em 2009 por sua análise da governança econômica, especialmente de bens comuns. Jä é o terceiro encontro que o Instituto Procomum participa, trazendo sempre a dimensão da prática como reflexão e a reflexão como prática. Leia aqui outros relatos que já fizemos de conferências anteriores.

1200 712 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por