Grana Lab: É preciso falar sobre grana, gaita, bufunfa, dindin, mango

É preciso falar sobre grana, gaita, bufunfa, dindin, mango. Porque, afinal, o dinheiro exerce um papel central em nossa sociedade e seu significado está mudando rapidamente (faz um pix?). Será que existe só uma forma de entender como o dinheiro funciona ou pode funcionar? Dinheiro e valor são as mesmas coisas? Por que quando a gente fala em recurso logo pensa em grana? E as formas de trabalhar para ganhar dinheiro?

Nós, aqui do Instituto Procomum, por meio de nosso laboratório cidadão, em parceria com uma galera muito massa do Supermarkt, da Alemanha, estamos iniciando um processo de discussões e experimentações sobre o futuro do dinheiro e nossa relação com ele, ao qual demos o nome de Grana.LAB.

Seguindo o trabalho de ambas as organizações em artes, economia e inovação social, o objetivo deste ciclo será promover uma série de encontros virtuais em diferentes formatos (conversas, reuniões, publicações) entre equipes e redes envolvidas na exploração de temáticas de justiça econômica e novos modelos como cooperativas, criptomoedas, economias feministas e economia do comum.

Os encontros acontecerão entre agosto e novembro de 2021 de forma que tenhamos tempo para criar uma agenda comum, com foco no desenvolvimento de cooperações estratégicas em projetos atuais em ambas as organizações e suas redes.

SOBRE O SUPERMARKT:
O Supermarkt é um espaço de convergência para comunidades culturais e grupos transdisciplinares emergentes operando dentro e fora de Berlim, capital alemã. Uma rede de pessoas que se concentra na interseção de tecnologia, economia e sociedade. O programa Incubadora de Cultura Livre, desenvolvido em conjunto com o Festival transmediale de Arte e Cultura Digital, foi o ponto de partida para uma exploração contínua do preço e valor do trabalho criativo freelancer e da crescente financeirização da nossa cultura.

Grana Lab: Uma jornada de aprendizagem sobre a construção de comunidades e redes para economias orientadas para os bens comuns
co-organizado pelo Instituto Procomum, São Paulo / Brasil e SUPERMARKT Berlim/ Alemanha.

Teremos oficinas abertas na programação e em breve postaremos mais novidades. Se interessou? Pesquisa ou desenvolve projetos nesse tema? Escreve para gente!

1400 500 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por