Participe: Bate-papo sobre arranjos econômicos e economia do Comum com a cooperativa DiscO, da Espanha

Dia 15/09, das 14h as 16h via zoom e no youtube do Instituto Procomum

Este workshop será realizado em inglês pelo zoom e a participação é gratuita. Evento no Facebook

Nós aqui do Instituto Procomum, por meio de nosso laboratório cidadão, em parceria com uma galera muito massa do Supermarkt, da Alemanha, estamos iniciando um processo de discussões e experimentações sobre o futuro do dinheiro e perspectivas democráticas de arranjos econômicos ao qual demos o nome de Grana.LAB. A parceria tem o suporte do Governo Alemão por meio do  IFA, o organização alemã que promove relações culturais internacionais.

No próximo dia 15 de setembro, teremos nossa primeira conversa aberta ao público.  Vamos nos basear em conversas que já vem acontecendo virtualmente entre nossas redes em Santos/São Paulo e Berlim, nas quais nos concentramos no que significa uma Economia do Comum, possibilidades de outros arranjos econômicos e como essas noções são experimentadas por meio de projetos locais e práticas culturais.

Como convidado, para trazer uma perspectiva prática para a conversa, receberemos Stacco Trancoso, um dos fundadores de iniciativas que acompanhamos e curtimos muito: a cooperativa DisCO.coop, a rede Commons Transition e a cooperativa Guerrilla Translation. Além disso, o Stacco é palestrante e um grande entusiasta, praticante e pesquisador sobre temas relacionados ao Comum, política e economia entre pares, cultura aberta, decrescimento, Plataforma e Cooperativismo Aberto, governança descentralizada, blockchain.

Durante o encontro, aprofundaremos no modelo da DisCO, uma alternativa de cooperativa que se utiliza de princípios da economia feminista. A DisCO faz uma abordagem amigável, mas cuidadosamente planejada, para as pessoas que trabalham juntas para criar valor de forma cooperativa, voltada para o bem comum e enraizada na economia feminista. A organização se aproveita da tecnologia disponível (como blockchain) para enfatizar a confiança mútua e experimentar formas de governança democráticas.

Convidamos interessades em modelos econômicos alternativos, produtores culturais, construtores de comunidades, cooperativistas e pesquisadores para se juntar a nós nesta exploração compartilhada da abordagem DisCO como um modelo de construção de organizações centradas na comunidade.

Mais informações: [email protected]

Dia 15/09, das 14h as 16h via zoom e no youtube do Instituto Procomum

Sobre o Grana Lab 

Seguindo o trabalho de ambas as organizações em artes, economia e inovação social, o objetivo deste projeto será promover uma série de encontros virtuais em diferentes formatos (conversas, reuniões, publicações) entre as equipes do Instituto Procomum, do Supermarkt e redes envolvidas na exploração de temáticas de justiça econômica e novos modelos como cooperativas, criptomoedas, economias feministas e economia do comum.

Os encontros acontecerão entre agosto e novembro de 2021 de forma que tenhamos tempo para criar uma agenda comum, com foco no desenvolvimento de cooperações estratégicas em projetos atuais em ambas as organizações e suas redes.

Esta troca é viabilizada pela bolsa IFA CCP Synergy – Networking Civil Societies.

1200 600 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por