GT Invenções & Traquitanas realiza oficina em evento internacional de consertos

O GT Invenções & Traquitanas, parte das comunidades de prática do LAB Procomum, foi convidado para realizar uma oficina no evento internacional Tales of Cair & Repair. O convite foi realizado por Fred Paulino (Gambiologia) e Felipe Fonseca, responsáveis pela frente brasileira do projeto.
A ideia é colher informações e histórias de cuidado e consertos, colhendo conhecimentos e narrativas da importância da reparação para a transformação social, consumo critíco e defesa dos recursos naturais.

A participação do Instituto Procomum será realizada com o grupo de trabalho Invenções & Traquitanas. Desde o início das atividades do LAB Procomum, o grupo utiliza o reparo e a transformação da matéria como método, pratica e filosofia em seus projetos. Eles criam instrumentos musicais, jogos, obras audiovisuais e outras traquitanas a partir de objetivos em desuso. Mais do que isso: ajudaram a construir o nosso galpão atẽlie e estão sempre dispostos a facilitar soluções de reaproveitamento para os outros grupos do nosso laboratório cidadão.

Essa é a história que vai ser contada pelo grupo no dia 25, 14h.

A abertura do projeto, acontece na terça-feira, 21/9. Clique aqui para inscrever-se.

O Galpão dos (meta) Consertos – Conserta & Conta

 O LAB Procomum é um laboratório de inovação cidadã na Bacia do Mercado, centro de Santos-SP, bairro das oficinas de consertos e da feira do rolo da cidade. A sede do LAB foi acordada via comodato em um casarão de 1.200 metros quadrados que ficou fechado por cinco anos.
 
O Galpão Atêlie – um dos espaços do centro cultural – foi ocupado pelo GT Invenções & Traquitanas, que reúne artistas com mais de quinze anos de investigação das possibilidades da reutilização de materiais e das intervenções, a fim de chamar a atenção para o problema dos resíduos, além de motivar e inspirar novos imaginários. O grupo adequou o uso do galpão, auxiliou a sua reforma e agora está criando os seus protocolos. Fomentado a potência do espaço como uma grande oficina e ateliê multiuso para a rede criativa que frequenta o laboratório e que tem os consertos, as gambiarras e a reutilização como DNA dos trabalhos.
 
Esta oficina  faz parte de um projeto chamado “Tales of Care and Repair” ( Conserta & Conta ), e irá abordar uma história de um conserto para contar outras histórias de conserto.  Um galpão que estava abandonado e está em permanente uso-conserto: da sua própria estrutura e mobília, e também das suas produções. Ela será ministrada pelo grupo Traquitanas e Invenções, que apresentará pessoas e histórias de consertos da região.
Dia: 25 de setembro de 2021
Horário: 14h às 16h

Local: a oficina será híbrida, assim, os interessados poderão comparecer no Lab procomum ou acompanhar a oficina pelo link:  https://us02web.zoom.us/j/87090586778

TALES OF CARE AND REPAIR é apoiado pelo programa The Climate Connection – Creative Comissions do British Council, composto por uma série de projetos criativos que investigam a mudança climática por meio da arte, da ciência e das tecnologias digitais.

#CreativeCommissions #TheClimateConnection #COP26 #TogetherForOurPlanet @britishcouncil

1280 720 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por