Sanshin – Memórias e Ressignificações

Um pouco sobre a história e lendas de Okinawa…

Lenda - AKAINKU (O filho do Cão Vermelho) - o pai do Sanshin

Na aldeia de Sobe, morava uma famosa jovem que se chamava Chira. Tinha um namorado. Porém, um outro rapaz, que também gostava da moça, por inveja, acabou matando seu rival.

Desolada e abatida pela morte do namorado, comerçou a criar um cão vermelho. Pouco tempo depois, teve um filho, nascido de sua relação com seu falecido namorado. Quando os moradores do local souberam do fato, começaram a imaginar: O pai é o cão vermelho.

Chira, que não suportava mais ouvir esses comentários, foi para ilha de Tsuken, onde praticou o suicídio. Os pais dela, resolveram adotar o menino órfão, educando-o como se fosse o próprio filho. Mais tarde, passou a ser chamado por todos de Akainku que significa filhote de cão vermelho.

O primeiro shamisen conhecido em Okinawa foi por ele criado, diz a lenda. Do galho de uma amoreira, montou o braço do instrumento. Do tronco da mesma árvore, construiu o corpo principal. E do rabo de um cavalo, fez o encordamento.

Ouvindo o barulho das gotas de chuva caindo no telhado, criou o ritmo para o sanshin - tun ten tun ten. Desde criança, gostava de música e vivia viajando de aldeia em aldeia, para tocar e cantar, carregando o shamisen que havia criado e que mais parecia um brinquedo de criança. Era recepcionado com alegria em todos os lugasres.

Certo dia, durante uma de suas apresentações, ele disse a todos:

- Aqui termina minha missão. De agora em diante, quero que vocês montem um shamisen melhor que este. Quero também que vocês transformem Okinawa numa terra conhecida pela música. Vou para o céu e fico observando a aldeia de Sobe.

Depois dessa palavras, o corpo de Akainku levantou vôo e desapareceu no céu. Nesse lugar os moradores construíram um templo, onde fazem uma festa em sua homenagem no dia 20 de setembro de cada ano.

Pesquisa: Comissão do Sanshin no Hi e Urizun.

1147 1653 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por