Página reúne memória, narrativas e tecnologias negras

Entre o segundo semestre de 2020 e todo ano de 2021, o projeto Memórias, Narrativas e Tecnologias Negras da Baixada Santista, também conhecido como LAB Negritudes, foi uma das principais atividades do LAB Procomum, mobilizando toda a nossa rede criativa e fomentando novas parcerias e amizades.
Trata-se de uma pesquisa-ação para evidenciar o protagonismo – ancestral e contemporâneo – da população negra das nove cidades da Baixada Santista. Foram realizadas uma série de ações de arte, cultura, tecnologia e educação a partir da pesquisa Memórias Apagadas na Terra da Liberdade e de cursos livres e abertos em diferentes áreas, como arte e imagem, tecnologias livres, design, dados, entre outros.
Ou seja, toda a comunidade do LAB Procomum mobilizada para afirmar a importância da população negra na Baixada e no Brasil. Tudo isso, do nosso jeito: aprender-fazendo e fazer-aprendendo.
Para viajar pelo passado, presente e futuro da nossa pesquisa-ação, acesse: https://lab.procomum.org/negritudes/.
As obras estão divididas entre os principais eixos do projeto: Memória, com documentação do processo desenvolvido na pesquisa-ação e produção de conteúdos em diferentes linguagens audiovisuais; Narrativas, com a publicação da pesquisa Memórias Apagadas na Terra da Liberdade e o podcast temático; Tecnologias, com o mapeamento para identificar pessoas, iniciativas e lugares importantes para o passado e presente da cultura negra da Baixada, os processos de prototipagem e intervenções no território desenvolvidos pelos grupos de trabalho do LAB Procomum e o Círculos formativos do projeto.

Vale lembrar que o projeto é uma parceria do Instituto Procomum e do Instituto Ibirapitanga.

 

1903 600 Editor
Compartilhar:
1 comentário

Comente

Pesquisar por