Exposição: A tecnologia e a desinformação em nossas vidas

Anunciaremos em breve as datas e disponibilidade de visitas da exposição na sede do LAB Procomum

A Sala de Vidro (The Glassroom) é uma exposição imersiva, provocadora do pensamento, reflexão e aprendizagem sobre as tecnologias digitais. Explora a desinformação em todas as suas formas, e ajuda você a observar como as mídias sociais e a web mudaram a maneira como lemos as informações e como reagimos a elas. A Sala de Vidro foi projetada pelo coletivo alemão Tactical Tech e viajou o mundo 2016 e 2019.

Uma necessidade crescente de levar ao público o conhecimento sobre os perigos da tecnologia e da desinformação resultou em uma exposição online e também em uma exposição faça-você-mesma traduzida para mais de 15 idiomas, que agora inauguramos em nosso espaço! Aqui no Procomum, acreditamos que o debate sobre privacidades, responsabilidades e direitos digitais faz parte da discussão do comum, pois consideramos as ferramentas online como agenciadora marcante na atual sociedade, refletindo-a e sendo refletida por ela. A iniciativa de expor no Procomum faz parte da parceria com o projeto desinformante para pensarmos futuros mais éticos para a rede.

E o legal é que você pode montar a sua sala de vidro no seu espaço também. Se você quiser montar uma sala de vidro em sua cidade, envie um email para [email protected] e peça seu kit em Português. A exposição pode ser instalada em diferentes espaços, desde espaços comunitários, bibliotecas e escolas, até conferências, centros tecnológicos e estações de metrô. Basta montar a sua e juntar-se à discussão global sobre desinformação, privacidade de dados e os impactos das tecnologias digitais na sociedade.

Existe também a versão online e interativa, em inglês, que apresenta uma série de animações, visualizações e aplicativos que podem ser experimentados no seu computador ou no celular. Nela, você pode dar um mergulho no mundo das falsificações profundas, desinformações estratégicas, em como você é enganada e muito mais.

1500 1000 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por