Moradia digna como ferramenta de enfrentamento às desigualdades

Para nós aqui no Instituto Procomum, a luta por moradia digna é feita em parceria com a turma do ATHIS na Baixada. Um grupo de arquitetos engajados com a Assistência Técnica para Habitações de Interesse Social, uma Lei Federal que possibilita a reforma de moradias para quem mais precisa.

Afinal, a luta por moradia digna não é somente a de construção de novas moradias, mas também pela qualidade daqueles que já possuem casas.

Laís Granado e Júlia Paduá publicaram o texto “ATHIS e as possibilidades de ação frente as desigualdades” na qual contam a história da primeira ação do grupo, em 2020, em parceria com o Instituto Procomum e o Conselho de Arquitetetura e Urbanismo (CAU-SP).

O projeto atuou em três frentes principais, que consistiam em um curso de capacitação, seminários de sensibilização do poder público e as oficinas de Desenvolvimento Pessoal Comunitário.

ARTE1 – Título

ARTE 2-

O Problema
Apesar de a habitação ser um direito básico, é constantemente colocado em risco pelo Estado ou pelo mercado. Recentemente, a população mais vulnerável e exposta a diversos riscos que afetam diretamente a sua saúde física e mental.

ARTE3 –
Conheça algumas ferramentas e metodologias  que  o ATHIS na Baixada, CAU-SP e o Instituto Procomum  utilizaram para iniciar seus trabalhos por moradia digna na Baixada Santista.

ARTE4
Nosso Jeito de Fazer

Capacitação profissional

O curso de capacitação profissional foi direcionado para profissionais, estudantes e demais interessados em ATHIS. Formou profissionais de diversas áreas, buscando a multidisciplinaridade e a formação de uma rede de apoiadores.

ARTE3

Nosso Jeito de Fazer

Seminários de sensibilização do poder público e sociedade

Os seminários foram direcionados ao poder público e outros interessados. Expoôs a necessidade de ações de ATHIS e sua importância para o desenvolvimentoda região. Sempre realizada por um arquiteto especialista, um comunicador social e uma liderança comunitária.

ARTE4

Nosso Jeito de Fazer

Desenvolvimento Profissional Comunitário

Para aprimorar o conhecimento prático na área da construção civil, de moradores do bairro Vila Margarida, em São Vicente, principalmente àqueles que trabalhavam ou possuíam algum conhecimento prévio em projetos de reforma e construção. O curso foi realizado através 13 módulos, sendo 8 módulos virtuais e 5 práticos.

Sugestão de fotos

150 150 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por