Veja as principais perguntas e respostas sobre o Fundo Procomum

No dia 23 de maio o Instituto Procomum lançou o Fundo de Ativação Procomum, uma chamada para pessoas e coletivos que já participaram de projetos de nossa organização.

Depois de dois anos de pandemia e isolamento social, com o agravamento das crises econômicas e sociais, trata-se de uma ação que busca fortalecer a nossa comunidade.

O formulário para preenchimento de propostas está aberto até o dia 31 de outubro e as pessoas podem enviar propostas de até R$ 2500 reais, que podem ser dividias em diferentes ações.

Clique aqui para acessar o edital completo e o formulário de inscrição.

Resolvemos publicar algumas perguntas e respostas para facilitar as inscrições.

AS ATIVIDADES PRECISAM ACONTECER NO LAB PROCOMUM?

Não. Queremos incentivar ações e propostas por toda a Baixada Santista. A ideia do fundo é fortalecer as pessoas e coletivos e, por consequência, seus territórios. A infraestrutura do LAB Procomum está disponível para as ações, desde que sigam seu horário e regras de funcionamento. Mas a ideia é que aconteçam ações descentralizadas por toda a Baixada.

PERTENÇO A UM COLETIVO, DEVO REALIZAR INSCRIÇÕES INDIVIDUAIS OU UMA COLETIVA?

Vale lembrar que queremos fortalecer uma rede de pessoas e coletivos. Se você faz parte de um coletivo, pode sim enviar uma proposta coletiva e outra individual. Mas como nossos recursos são limitados, a comissão pode indicar pequenas alterações para o bem coletivo. Acreditamos no senso coletivo de nossa comunidade, queremos que o fundo apoie muitas pessoas e coletivos.

MINHA PROPOSTA PODE SER RECUSADA? PODE SER ADAPTADA?

Sim, pode ser Adaptada ou recusada.  Queremos que todas as propostas sejam aceitas e ativadas, mas a comissão julgadora pode indicar alterações orçamentárias e na realização para melhor utilização dos recursos, adequação aos seus objetivos e fortalecimento comunitário. Elas serão realizadas em comum acordo com os proponentes. As respostas serão enviadas no prazo de 15 dias, por email. Fique atento a sua caixa de entrada.

COMO POSSO SABER COMO OS RECURSOS ESTÃO SENDO UTILIZADOS?

Criamos uma página de transparência na qual será possível enxergar o valor total dos recursos e quais iniciativas já foram realizadas. Acesse aqui.

POSSO INCLUIR CACHE DENTRO DA MINHA AÇÃO?

Sim, queremos fortalecer as pessoas e coletivos em um contexto de crise. Entendemos a importância dos agentes culturais, criativos, inovadores e transformadores e queremos fortalecê-los.

POSSO REALIZAR AÇÕES FORA DA BAIXADA SANTISTA?

Não, essa é uma ação de ativação local.

NÃO ENTENDI AS CONTRAPARTIDAS, O QUE DEVO ENTREGAR?

Esse é um fundo de fortalecimento de pessoas e coletivos. As principais contrapartida exigida pelo Instituto Procomum é o registro da atividade em fotos, vídeos, texto e o preenchimento do formulário de avaliação após a realização da sua proposta.

A realização da atividade na Bacia do Mercado ou no LAB Procomum também é bem vinda, mas não elimina a necessidade do registro.

COMO FAÇO A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO MEU PROJETO?

Trata-se de um fundo de ativação e doação direta e não é necessária a prestação de contas.

NÃO FAÇO PARTE DA REDE PROCOMUM, COMO POSSO AJUDAR?

O Instituto Procomum criou o aporte inicial de R$ 60 mil para o projeto. Pessoas fisícas e jurídicas podem doar qualquer valor para o fundo. Clique aqui para acessar a página de doação.

2560 1709 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por