Conheças as primeiras 32 iniciativas do Fundo Procomum

1- Contos Ancestrais: Edição Transcestralidades

“Contos Ancestrais: Edição Transcestralidades” é uma ação proposta por Vênus Capel a fim de entender a transgeneridade a partir da diáspora yorubá. Também propõe uma reflexão sobre a visão dos povos yorubás em relação à questão de gênero em toda sua diversidade de realidades. Utiliza como ferramenta a tecnologia ancestral dos Itans (história em yorubá). O público alvo são pessoas transvestigeneres e pessoas cisgenero interessadas. As roda de conversa e trocas de saberes terão a participação da fundadora do Projeto Transceda, Raphaella Gomez.

2- Clipe Robin Hood

O rapper Augusto Pakko apresentará o projeto do videoclipe Robin Hood, mesmo nome da música dele que fala sobre o desejo de vencer de um jovem preto da quebrada, mediante a revolta causada pela desigualdade social do pais. A música faz alusão a história do homem que tirava dos ricos para dar aos pobres. O videoclipe será gravado nas comunidades de Santos e é parte da mixtape intitulada “D’Assalto”. A faixa tem participação de mais 2 artistas pretos periféricos: Goldin e Dre.Vila.

3 – FOTOLIVRO – Eu posso sonhar?

Andrey Haag dá continuidade à pesquisa “eu posso sonhar?” que teve início na Colaboradora – Artes e Comunidades. O fotógrafo caminha pelo território da comunidade do México 70, em São Vicente, e na Vila dos Pescadores, em Cubatão. A pesquisa escuta e fotografa cerca de 30 pessoas da Baixada Santista. Corpos periféricos que respondem sobre o que é sonhar? O conteúdo dá origem a um fotolivro digital gratuito.

4- NÃO SEPARE A ARTE DA ARTISTA – Performance

Letícia Diez explora novas formas de comunicar a performance duracional de sua pesquisa realizada desde 2019. A partir de estudos gráficos e alternando a escala de tamanho. Uma das ações é colocar adesivos pela cidade. A experiência tende a descobrir a aceitação ou rejeição desses corpos estranhos em via pública trazendo ainda uma alusão às bandeiras de partido político expostas na cidade em 2018.

 

5- Dança/Performance – Ruínas

Eleonora Artysenk realiza a performance Ruínas na Bacia do Mercado de Santos, com objetivo de pensar o que seria reorganização, condição, e necessidade dentro das questões que circundam a artista atualmente. O resultado da pesquisa é uma peça em construção e uma oficina. O projeto versa sobre o desejo interrupto e as próprias limitações de seu corpo em uma pesquisa já em andamento sobre ruínas – na qual a artista toma como uma interface questões subjetivas e concretas em diferentes escalas, que podem vir a promover um senso crítico e de importância em relação a arte, território, crises antropológicas e diversos outros “lugares”.

6- Livro Poesia na mira

O escritor Elton Alexandre Pereira dos Santos, Nego Panda, o Poeta da Boêmia, do Jardim Quietude, em Praia Grande, traz a literatura periférica e a realiza encontro para celebrar esta cultura das periferias. Serão impressos 100 exemplares do livro Poesia na Mira, com lançamento presencial com bate papo literário e Sarau.

7- Livro de poemas Pobre, Fodido, Frustrado e Romântico

 

Luiz Marques apresentará o livro de poemas Pobre, Fodido, Frustrado e Romântico, uma iniciativa proposta a partir de uma vivência marginal. O livro retrata a individualidade de um ser periférico e conduz um pensar individual sobre quem vive na favela, buscando trazer a identidade do povo da margem e toda sua diversidade. O autor dá destaque para a região do México 70 e Vila Margarida, em São Vicente. O livro traz ainda pílulas cômicas e outras construções textuais entre os poemas.

8- Museu Hermoginiano

Fernando Hermógenes propõe o projeto DP – Residência artística de drawing performance & Museu do Desenho Hermogeniano, na Vila Nova. Fruto de um processo de pesquisa iniciado em 2019 sobre drawing performance. Procura levantar e disponibilizar referências dessa linguagem e propor tais ações ao público escolar. A DP é um ambiente-situação que convida ao desenho por meios outros além daqueles com os quais já estamos acostumados, acrescentando o jogo, o desafio, aspectos inter-relacionais e reflexão sobre o produto-desenho.

9- Linha de moda MULHERES GUERREIRAS

 

Roberta Antunes apresenta O COLETIVO MULHERES GUERREIRAS que tem como público alvo principal homens e mulheres trans, ensinando costura. Na prática, serão realizadas reforma de roupas e confecção de bijouterias criativas a partir de oficinas de costura, pintura e turbantes. A ideia é promover a inserção econômica e social. As produções são realizadas dentro de uma casa religiosa de matriz africana que acolhe o grupo.

10- Rua de Lazer SocioEcológica


André Nascimento propõe a realização de duas Ruas de Lazer SócioEcológica no Jardim São Manuel, em Santos. Quando serão realizados jogos socioambientais com reciclagem, oficina de compostagem, confecção de composteira artesanal e tabuleiro do jogo ecológico. Promovendo educação ambiental com olhar voltado ainda para questões sociais locais.

11- Atividade circense na biblioteca comunitária – Conto de fadas Periférico

 

A escritora Julie Lua apresenta atividade circense na Biblioteca Comunitária Conto de Fadas Periférico na ocasião do seu aniversário de um ano (27/09). A trupe Bando do Goliardx se apresenta com espetáculo de uma hora de duração em evento gratuito para moradores, que contará com apoio e recursos de instituições e do comércio local. A biblioteca realiza importante papel social na comunidade da Vila Caiçara, em Praia Grande.

 

12- Daio – Apresentação Musical – Ao vivo, repertório autoral

 

O músico Danilo Nascimento propõem show autoral ao vivo no formato trio musical. O compositor se apresenta com Xan na guitarra e contrabaixo e Le na percussão. Daio faz voz e violão.

13- Põe a Cara no Sol – Memória LGBT em São Vicente

 

“Põe a Cara no Sol – Memória LGBT+ em São Vicente” tem como objetivo a gravação e realização de um documentário, e a criação de um ebook colaborativo criado por Fabrício Dias e GT Marsha. O projeto foi realizado na 3° A Colaboradora – Artes e Comunidades. A Web série “Põe a cara no sol – Memória LGBT+ em São Vicente” dará continuidade ao processo de resgate de memória da população LGBT+ de São Vicente, narrando histórias individuais que se entrecruzam com a da cidade. Serão escolhidas 4 pessoas chaves para a narrativa histórica. Ao todo são 4 episódios curtos, de 15 a 20 minutos, que serão compartilhados pelas redes sociais.

14- Fanzine – vivência LGBTQIA+ negra nas cidades da Baixada Santista

As pesquisas do artista plástico Gustavo Pereira são imbricadas em sua vivência LGBTQIA+ negra nas cidades da Baixada Santista. Morador do Guarujá, promove ações de arte cultura na região, onde discute a visibilidade e representação de corpos negros nos meios de comunicação, nas artes integradas e cinema. Os encontros realizados têm como proposta produzir coletivamente um zine afetivo e temático, a partir dos atravessamentos des participantes com a diáspora negra e os conhecimentos ancestrais.

15 – FESTIVAL DAS AVES COSTEIRAS DO LITORAL PAULISTA

A MOCAN Peruíbe, através da proposta de Mari Polachini, realiza o “Festival das Aves Costeiras do Litoral Paulista” durante o período completo da migração das aves costeiras. A atividade atende lei municipal que institui a “Temporada de Recepção e Acolhimento das Aves Limícolas Migratórias.” De setembro à 09 de maio, serão instaladas tendas itinerantes em locais públicos, em prol da preservação das aves e de seu habitat. Com uso de binóculos e lunetas, os participantes poderão aprender a maneira correta de observar as aves sem incomodá-las. Também serão dadas orientações sobre a presença de cães como educativo para conscientização. Pinturas, exposição fotográfica e distribuição de material informativo fazem parte da programação que acontece presencialmente e virtualmente.

16- Mural de Art Graffiti – OGSCREW

O projeto da artista Aline Bendito, Fixxa, consiste em renovar um mural de art graffiti que fica no topo do Morro Monte Serrat e traz conceito artístico da fauna e flora da Mata Atlântica. A contrapartida do projeto será um workshop de Sticker Art para 10 crianças, de 10 a 15 anos. As inscrições para o workshop será feita pela Associação de Moradores do Morro Monte Serrat. A pintura do mural dura 2 dias. As oficinas terão 2 horas cada.

17- Gravação da Batalha do Mercado

A Batalha do Mercado é uma iniciativa conjunta do BeatMaker e Amante do Rap Leone Santos (Leone SJ), do raper Christoffer Rochel Silva (Cross MC) e do Estudio El Sonido, proponente desta ação através do Fábio Rodrigues. Cross MC e Leone SJ cultivam a Cultura do Rap no bairro da Vila Nova, em Santos, onde vivem. A meta do projeto é levar atividades culturais para a Bacia do Mercado. Buscando apoio, através do uso das mídias, o grupo deseja realizar o evento mensalmente naquele local, espaço de grande demanda cultural e social. Para criar conteúdo sobre a atividade o grupo realizará um produto audiovisual (gravação de áudio e vídeo) a partir de uma das batalhas.

18- Fortalecimento do duo Incognito

De São Vicente, o Guilherme de Souza Rosa produzirá materiais visuais multimídia para músicas autorais do duo Incógnito, criado em Santos, mas com conexões na Baixada Santista. O objetivo é articular pessoas para realizar o projeto e desenvolver universo visual para as obras, a fim de distribuí-las. O repertório conta com músicas que foram sentidas nesse território e que pretendem ressignificar espaços.

19- Pesquisa sobre dança Afro Brasileira

 

Arac Anita (Ana Leticia Figueira), de São Vicente, apresenta sua pesquisa sobre dança afro brasileira iniciada na SP Escola de Teatro. O fim do semestre na escola inicia um novo momento para seguir pesquisando, tendo garantido a base necessária. Agora Ana Letícia busca aprofundar sua pesquisa. Durante dois meses ela participará de vivências com Centro Cultural Herança De Palmares Omo Oba Zumbi / Afroketu, em Morrinhos, Guarujá.

Fot

20 – Produção Espaço para Podcast – Instituto Chegados

Dener Marcos Xavier propõem a criação e estruturação de espaço para produção de Podcast e outros serviços da economia criativa na comunidade do México 70, em São Vicente. A criação de conteúdo de valor é um dos melhores ativos para se investir na era pós-digital e observando isso, atentos à agenda global” ESG”, o Instituto Família Chegados coloca a periferia no seu lugar de importância para o desenvolvimento econômico, social e ambiental global. Através de técnicas de comunicação e produção de conteúdo digital, o projeto visa desenvolver emoções da periferia na frente das câmeras, bem como troca e difusão de conhecimento no território.

21- Coleção de camisetas – Favela Fashion Dique

O Instituto Família Chegados, através do Favela Fashion Dique, lançará sua primeira coleção de camisetas. O Favela Fashion Dique é um projeto inovador de cunho social e pedagógico que pretende mobilizar a comunidade através do poder transformador da moda. A proponente Taynara Gois Dias atua na comunidade do México 70, em São Vicente. O projeto aponta que a forma de se vestir do povo periférico e a maneira como consome a moda está diretamente ligada à cultura periférica. A ideia do projeto é valorizar essa cultura local existente, abrindo novas possibilidades de visão quanto ao “O que é moda?” A ação visa ainda fortalecer marcas autorais da própria quebrada, que tenham propósito e compõem sua identidade.

22 – Curso Novos Olhares

Andrea Campanilli apresenta o Curso Novos Olhares, que pretende atender 15 mulheres da Vila Nova, em Santos. O curso abarca as artes visuais e manuais, reaproveita materiais utilizando práticas artesanais e ofertando uma ferramenta para geração de renda ou exercício para saúde mental. Sobretudo, a proposta deseja estimular “novos olhares”. Serão ensinadas técnicas artesanais para produção de acessórios criativos de moda para venda. As mulheres participantes receberão ainda orientações para potencializar suas vendas através das redes sociais.

23- Verde Mato na Feira da Economia Solidária – EcoSol

Naiara Torres dos Santos realizará a produção de ghee artesanal, vasos com ervas, chás e temperos Verde Mato. Estes produtos foram expostos para venda durante a Feira da Economia Solidária – EcoSol, realizada no dia 9 de julho de 2022. Naiara desenvolve estudo e pesquisa sobre alimentação saudável no meio urbano há 5 anos. Iniciou então uma produção e venda de manteiga clarificada (ghee), ervas e temperos na Baixada Santista. Começou então um coletivo de educadores chamado Verde Mato, que compartilham o sonho de Naiara de integrar a arte, a cura, a cultura e os saberes da natureza no meio urbano.

24 – Recortes (Pesquisa Artística)

O projeto Recortes utiliza a arte e tecnologia para recriar e registar novos mundos, pensados a partir da nossa relação com as plantas. Propõe recortar fatos e trazer reflexões do antropoceno e das mudanças climáticas. A proposta é desenvolver uma investigação artística que pretende ter como produto final o registro em foto e vídeo do processo e performances.

Fernanda Câmara propõe uma investigação artística partindo da seguinte provocação de Emanuele Coccia – “De fato, as plantas estão entre as forças cosmogônicas mais importantes de nosso planeta, elas produzem literalmente o mundo tal como o conhecemos e habitamos. Elas o produziram e continuam a produzi-lo, a instalá-lo e a fabricá-lo”.

25- TERRA D’ÁGUA

Terra D’Agua é um ensaio fotográfico proposto por JùpïRã Transeunte realizado nas cidades de Cuipata-ã e Gohayó pela memória e ativação de performance em espaços públicos. Os registros fotográficos produzidos serão transformados em lambe-lambes que serão colados pelas 2 cidades, registros audiovisuais da performance na rua serão divulgados nas redes sociais. Também está prevista uma roda de conversa no Instituto Procomum acerca das temáticas abordadas.

As ideias partem do desdobramento das pesquisas sobre epistemologia contracolonial, entrecruzando território- narrativa-identidade-estética-linguagem, questionando o padrão de beleza eurocidental, assentando formas de expressão indígenas, afro-diaspóricas e não-binárias, tal qual re-significando lugares ancestrais da região que marcam a colonização em Piratininga/Pindorama/Abya Yala.

26- Investimento para o Festival Criativo

O primeiro Festival Criativo da Unesco na América Latina acontece em julho, em Santos, tendo o tema criatividade o caminho para igualdade. A ideia então é utilizar o fundo como investimento para otimizar a participação no evento. Investir nas capulanas, aqueles tecidos coloridos carregados de muita história e ancestralidade. Serão criados e confeccionados peças sustentáveis e poderosas feitas pelas mãos de uma mulher preta.

Camila Araújo ainda vê o evento como uma oportunidade de criar rede com empreendedoras de todo o planeta, que estarão participando deste evento.

27- Poetas as Margens

Bete Nagô apresenta exposição itinerante de cartões postais com fotografias e poesias autorais, dispostos em um biombo instalado em local de circulação. O objetivo é divulgar o trabalho de poetas e poetisas invisibilizades, que vivem nas periferias.
O resultado da seleção da curadoria são 10 poetas e poetisas das periferias de algumas cidades da Baixada Santista. Cada artista tem uma foto com mini bio com informações e redes sociais para divulgação do seu trabalho.

28- Melhorias no Afroketu

Ana Amélia Damião da Silva propõem ação de manutenção da iluminação e segurança da estrutura de entrada. Serão colocadas as portas de ferro para contribuir com o design desenvolvido em 2021 com o projeto “Sou Identidade”, na 2° edição do Colaboradora: Artes e Comunidades realizada no espaço da Associação Cultural Afro Ketu, em Guarujá. Em busca de trazer mais frequentadores ao espaço, a instituição pretende restabelecer a estrutura do espaço físico com três salas no complexo comercial do Morrinhos. A instituição não usufrui de nenhum apoio da Prefeitura Municipal de Guarujá a não ser a concessão do espaço.

29- (A)mostra Grátis

O projeto “(A)mostra Grátis” parte das investigações desenvolvidas por Fernando Gois no GT “Galeria Imaginária”. Tem três etapas, a primeira é exposição/performance com a distribuição de 50 obras originais com proteção plástica e identificação, em pontos de ônibus. O público poderá levar as artes. A partir daí, cria-se uma relação como público, incentivando acesso às redes sociais do projeto. Depois, acontecerão duas experimentações da performance “3×4”, que envolve práticas de desenho com crianças em locais públicos. A última etapa diz respeito à uma exposição das obras criadas pelo público das performances e dos artistas participantes, que também farão mediação dessa exposição.

30- Empreendedoras na Gastronomia

Luana Camargo, da Vila Nova em Santos, busca com o fundo impulsionar seu pequeno negócio de marmitas com sabor do Piauí. Luana participa de curso do Empreende aí e da Cielo. O recurso será utilizado para fomentar os processos de venda e compra de insumos já iniciados no negócio de alimentação.

 

31- Premiação Sarau das Ostras

 

O sarau das ostras é o primeiro coletivo poético Periférico da Baixada Santista e completa 12 anos em 2022. Para comemorar a existência desse sarau, Julie Lua realizará um Poético afim de incentivar novos poetas e espalhar poesia no território da Praia Grande.

 

32- Fashion solution

“Fashion Solution” é uma iniciativa proposta por Glaucia Lopes para fortalecer micro e pequenos empreendedores de moda da Baixada Santista. A iniciativa pretende ainda mapear profissionais da área para criação de uma rede que contribua para o fortalecimento mútuo. Fashion Solution entregará produtos (modelagem, ficha técnica, auxílio técnico, assessoria, croqui, desenho técnico, pilotagem, entre outros) que auxiliem empreendedores e empreendedoras do ramo da moda.

2560 1707 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por