Vila Margarida e México 70: 4 projetos prontinhos para transformar espaços comuns

Por Catharina Apolinário

A partir do trabalho da galera do Apoio à Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) surgiram projetos massa que estão prontinhos para serem colocados em prática, faltando apenas recursos que tornem possível realizar as transformações propostas nas comunidades da Vila Margarida e México 7, na cidade de São Vicente.

A ideia dos projetos é fazer espaços ainda melhores para convívio, valorizar a comunidade, auxiliar instituições locais de atendimento social para que cresçam em espaço e atuação, atendendo com melhores estruturas.

O Athis é um projeto desenvolvido pelo Instituto Procomum junto com o Grupo de Trabalho em Assessoria e Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social –  GT Athis. E para elaborar esses projetos foi lançado um edital, que resultou em belíssimas ideias costuradas entre técnicos e comunidade. Vamos ver o que rolou? Abaixo listamos os projetos que são resultado desta ação. Link: https://www.athisnabaixada.com/post/projeto-parque-linear-do-canal-da-rua-04-av-brasil-m%C3%A9xico-70

 

– Cartilha de Resíduos Sólidos e Reciclagem

 

A Cartilha de Resíduos Sólidos e Reciclagem traz informações que orientam sobre o tratamento sustentável dos resíduos sólidos, tendo como base a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dados municipais oficiais e a participação de moradores da região da Vila Margarida e México 70 em São Vicente – SP. Além de explicar os tipos de resíduos, destino correto deles e serviços públicos de coleta e descarte, o projeto mapeou pontos estratégicos para implantação de postos de entrega voluntária para descarte de materiais recicláveis. Veja o projeto completo.

https://www.athisnabaixada.com/post/cartilha-de-res%C3%ADduos-s%C3%B3lidos-e-reciclagem-vila-margarida-e-m%C3%A9xico-70

 

– E se essa rua fosse minha



Em 2021 a equipe de arquitetas/os e urbanistas do Grupo de Espaços Públicos realizou encontros virtuais durante a pandemia, ouvindo lideranças locais, moradores e comunidade para entender os seus maiores desejos e necessidades no território. O grupo percebeu que haviam muitos espaços ociosos na região e poucos lugares acolhedores que incentivem a ocupação pela comunidade. Em parceria com o Instituto Família Chegados, foram criados projetos urbanos em duas frentes: propostas para criação de parklets e revitalização de calçadas. Os espaços criados propõem cores, áreas de lazer, brincadeiras, atividades culturais e encontros. Dentre eles: Parklet Instituto Família Chegados, Parklet da “Rua do Lazer” – Rua Renato Sales de Abreu e Revitalização da “Pracinha em frente à escola”. Veja o projeto completo.

https://www.athisnabaixada.com/post/e-se-essa-rua-fosse-minha-espa%C3%A7o-p%C3%BAblico

 

– Sede do Instituto Família Chegados


A Família Chegados mostra para que veio há muito tempo. Porém, a sede hoje fica na casa da família que dirige o instituto, uma das primeiras famílias do bairro. Para garantir melhor estrutura, segurança e conforto, foi idealizada uma sede que surge na comunidade como um farol. Os espaços foram pensados para atender o trabalho realizado com a comunidade. O prédio projetado tem uma estrutura em concreto moldado in loco, vedos em tijolos de alvenaria BTC (bloco de terra comprimida) e fachada em telhas de propileno sustentadas através de uma estrutura de madeira simples com proteção CCB (borato de cobre cromatado). A cereja do bolo é a cobertura, onde está localizada a horta comunitária e o Mirante das Pipas, símbolo da instituição. O projeto tem ainda captação de água da chuva e energia solar. Conheça o projeto na íntegra.

https://www.athisnabaixada.com/post/sede-do-instituto-fam%C3%ADlia-chegados

 

– Projeto – Parque Linear do Canal da Rua 04/ Av. Brasil – MÉXICO 70

Quando você pensa em um parque, o que vem à sua cabeça? O projeto do Parque Linear do Canal é uma proposta com nome autoexplicativo. Ouvindo as comunidades do México 70 e da Vila Margarida, no município de São Vicente, os técnicos pensaram espaço de lazer público; recreação infantil; arborização; infraestrutura para bicicletas; produção comunitária de alimentos; iluminação pública; e coleta seletiva de resíduos. Tudo sob controle da comunidade, em um sistema de autogestão. O Canal da Av. Brasil e México 70 foi o local encontrado para realizar esta ação que possui os módulos Praça, Feira e Horta. O primeiro com função de recreação e lazer. O segundo módulo pretende incentivar economias locais existentes e novas atividades. E o terceiro vem com a proposta de fazer o ciclo completo de produção de vegetais, desde a produção de material orgânico para adubação até o plantio e colheita. Também foi pensado o Módulo Playground, mas este foi imaginado em um terreno baldio paralelo, com brinquedos alternativos e espaço para pátio multiuso. Arborização dos espaços foi pensada a partir de um catálogo de espécies nativas da região. Conheça todo o projeto.

https://www.athisnabaixada.com/post/projeto-parque-linear-do-canal-da-rua-04-av-brasil-m%C3%A9xico-70

738 409 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por