Expansão e Impacto: Conheça o CILA, Consórcio Internacional de Localidades em Ação

Rodrigo Savazoni, nosso diretor executivo, assinando o Memorando do CILA – Consórcio Internacional de Localidades em Ação

O que é o CILA?

O CILA (Consórcio Internacional de Localidades em Ação) é um consórcio de organizações da sociedade civil formado por Asuntos del Sur (Argentina), Fundación Ciudadanía Inteligente (Chile), Extituto de Política Abierta (Colômbia) e Instituto Procomum (Brasil) que tem como missão conjunta impulsionar formas inovadoras de governança e ação coletiva em territórios e cidades do Sul Global.

Para alcançar este propósito, o CILA propõe três eixos temáticos pelos quais se direcionam suas ações: (1) Democracia Diversa e Representativa, (2) Democracia Ambiental e (3) Democracia Inovadora. Esses eixos possibilitam que o consórcio atue em diferentes frentes baseadas em ações coletivas que estimulam boas práticas de governança local.

Ao observar as especificidades de cada local, território ou cidade do Sul Global, verifica-se também as múltiplas formas de se realizar atividades conciliando saberes e experiências advindas de pessoas comuns que habitam tais territórios. A construção de soluções que sejam plurais e diversas, torna possível a união de várias organizações em prol de um bem comum.

Para o Instituto Procomum, cuja missão tem direta relação com fomentar espaços de trocas de saberes populares que construam ambientes para todes que sejam seguros, saudáveis e comuns, participar do CILA corrobora com seu propósito institucional e possibilita alcançarmos mais lugares e pessoas que passam a acessar o conhecimento sobre o Comum.

Desenvolvida pelo Procomum, a metodologia MARAL tem por perspectiva realizar laboratórios cidadãos que estimulam o diálogo, fortalecem a convivência entre os diferentes e expandem o conhecimento, desenvolvendo espaços capazes de transformar suas realidades em ambientes melhores.

Neste sentido, tanto Procomum quanto CILA entendem que apenas a colaboração e a participação ativa das pessoas que fazem parte do território e que lidam com desafios concretos do seu cotidiano podem nos levar, enquanto sociedade, para caminhos mais construtivos no futuro, onde o respeito e a cooperação criam oportunidades para novas realidades.

Nossa intenção é que, com o tempo, mais organizações e pessoas possam se somar ao CILA, tornando-o uma grande plataforma de apoio, de trocas de metodologias e de conhecimenttexto1os relacionados a boas práticas de governança e inovação cidadã pelo mundo.

960 1280 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por