Aproximando e humanizando a tecnologia no LAB Procomum

No sábado 27/9, abrimos as portas do LAB Procomum para uma atividade destinada à cultura digital e a cultura maker proposta pelo GT Cultura Hacker e seus membros do Santos Hacker Clube.

Aproveitamos a oportunidade para fazer um mutirão de limpeza e reorganização da Sala de Tecnologias do LAB Procomum.

Fizemos um pequeno Festival de Instalação GNU/Linux e algumas conversas com pessoas interessadas em debater tecnologia.

A nossa amiga e parceira Luana Camargo, formada na Colaboradora Empreender e Transformar e empreendedora, trouxe seu computador que estava parado há muitos anos. Conseguimos recuperá-lo simplesmente trocando o sistema operacional para um livre.

Essa é uma das vantagens dos sistemas operacionais livres. Ao contrário dos proprietários (Windows, Mac) eles não ficam obsoletos e não dependem de atualizações de hardware para seguir funcionando. Ou seja, sistemas que não estão vinculados ao consumo de novas tecnologias.

O modelo de atualizações dos sistemas proprietários exige mais da máquina e o usuário fica sem escolha, tendo que comprar novas máquinas em curtos períodos de tempo.

Só para ter uma ideia, o computador da Luana é 32 bits, deve ter 10 ou 15 anos de idade. E conseguimos realizar a instalação tranquilamente e seu computador está funcionando.

Também recebemos o Conselheiro do Instituto Procomum, Mauro Mariano de Assis, Lúcia Fonseca, psicóloga e fotógrafa. Conversamos sobre as relações entre arte, política e tecnologia e como podemos nos fortalecer nesses processos.

Essa foi apenas o primeiro de muitos encontros. Nossa ideia é criar dias de laboratório aberto todos os últimos sábados do mês.

1280 720 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por