LAB NEGRITUDES 2022 – CHAMADA PÚBLICA

LABORATÓRIO RELÂMPAGO DE CONTEÚDOS EDUCACIONAIS E DE TURISMO

VAMOS JUNTES INVENTAR SOLUÇÕES PARA FORTALECER A NEGRITUDE?

O LAB Procomum, laboratório cidadão mantido pelo Instituto Procomum (IP), lança nova convocatória direcionada prioritariamente a pessoas negras (pretas e pardas) para participarem das atividades do segundo ano do projeto Memórias, Narrativas e Tecnologias Negras da Baixada Santista, também conhecido como LAB Negritudes. Pessoas não negras comprometidas com a luta antirracista também podem se inscrever. O máximo de vagas destinadas a pessoas não negras será de 20%.

A edição deste ano irá homenagear Maria Patrícia Fogaça. Sua história é uma das que constam da pesquisa-ação “Memórias Apagadas da Terra da Liberdade”, que vem sendo realizada pelo Instituto Procomum.

Para saber mais sobre o projeto do LAB Negritudes, acesse nossa página http://lab.procomum.org/negritudes.

Criado em 2020, por meio dele buscamos contribuir para afirmar a importância da população negra da Baixada Santista para a formação do Brasil como nação, por meio de um processo de trabalho criativo que recusa o apagamento sistemático desses/as protagonistas, suas vidas e realizações.

Dentre as ações do LAB Negritudes para este ano, realizaremos o Laboratório Relâmpago de Educação e Turismo, para gerar protótipos que evidenciem o protagonismo – ancestral e contemporâneo – da população negra das nove cidades de nossa região nessas duas áreas do conhecimento.

Os laboratórios relâmpagos são uma metodologia de prototipagem rápida que criamos aqui no Instituto Procomum. Seu principal objetivo é dinamizar o desenvolvimento de ideias que impactem positivamente a sociedade.

Para participar das atividades de prototipagem você deve se inscrever através do link

[vc_empty_space][vc_btn title=”INSCRIÇÕES ENCERRADAS” color=”danger” i_icon_fontawesome=”fa fa-wpforms” add_icon=”true” link=”url:https%3A%2F%2Flab.procomum.org%2Fform-lab-negritudes-2022%2F|||”][vc_empty_space]

Vamos selecionar até 30 pessoas, que tenham uma ideia, projeto ou que queiram colaborar no desenvolvimento desses protótipos. Daremos prioridade a pessoas que já atuem com os temas de turismo e educação.

Durante o encontro de prototipagem serão constituídas as propostas de cada área a partir da interação dos participantes e definição compartilhada de composição de grupos e abordagens de trabalho.

Preferencialmente estes projetos devem acontecer em espaços públicos, seja no centro ou nas bordas das cidades.

Ao fim da oficina de prototipagem pretendemos contar com 4 a 6 protótipos a serem desenvolvidos ao longo de 1 mês, de acordo com calendário organizado pelos grupos que forem formados.

Para o desenvolvimento dos protótipos contamos com diferentes recursos – infraestrutura, recursos humanos e também financeiros. A equipe do Instituto Procomum estará à disposição para eventuais suportes necessários e para comunicação das ações.

O QUE SÃO OS PROTÓTIPOS?

Desse processo podem derivar debates, roteiros, materiais didáticos, aulas, seminários, conversatórios, oficinas, ações mão na massa, mutirões, dentre outros formatos. Também estimulamos a articulação com outres/as/os parceires/as/os externes/as/os na mesma proposta, eventualmente agregando outros tipos de recursos – que não só financeiros – à sua ideia.

Será importante que todos os protótipos e as metodologias neles aplicadas sejam registradas, por exemplo, em um guia, um passo a passo, um vídeo, para que ela possam ter continuidade, possam ser modificados e aprimorados por você e outros/outras/es parceiras/os/es. A documentação, sistematização e o compartilhamento em licenças abertas são vetores essenciais para a construção do comum.

Estimularemos que os protótipos a serem desenvolvidos levem em conta os conteúdos organizados pela nossa equipe de pesquisadores, a fim de que cheguem ao maior número possível de pessoas. Um projeto de memória em trânsito, em que a ancestralidade é atualizada para impulsionar a transformação das mentalidades no presente, semeando um futuro de igualdade racial e respeito à diferença.

QUAIS SERÃO OS RECURSOS DISPONIBILIZADOS?

Disponibilizaremos até R$ 15.000,00 (quinze mil reais no total) a serem distribuídos entre todas as iniciativas que forem contempladas (entre 4 e 6 com as temáticas educação ou turismo).

Para os dias de encontros presenciais forneceremos ajudas de custo para deslocamentos de residentes na Baixada Santista, São Paulo e/ou região metropolitana, assim como refeições no LAB Procomum.
Sugerimos que cada grupo estabeleça um/a/e tesoureiro/a/e responsável por receber o pagamento e executar as compras necessárias à realização de cada protótipo.

Tais valores podem ser utilizados para a finalidade que as/os/es proponentes compreenderem necessária, desde que o foco seja a realização do projeto. Por exemplo, aquisição ou locação de equipamentos e/ou materiais, remuneração dos agentes envolvidos, contratação de serviços etc.

CALENDÁRIO

>> 20 a 27 de setembro de 2022 – chamamento e inscrições do Lab Relâmpago

>> 28 e 29 de setembro de 2022 – contato da equipe IP com selecionades

>> 30 de setembro de 2022 (sexta-feira) das 18h30 às 21h no LAB Procomum

– apresentação da pesquisa Memórias, Narrativas e Tecnologias Negras da Baixada Santista;

>> 01 de outubro de 2022 (sábado) das 9h às 18h no LAB Procomum

– oficina de prototipagem de projetos nas áreas de Educação e Turismo;

>> 2 a 30 de outubro de 2022 – desenvolvimento de protótipos (online e presencial)

>> 10 e 17 de outubro de 2022 – cafés dos grupos/compartilhamento de processos (online)

>> 5 de novembro de 2022 – celebração/apresentação (presencial)

COMO SELECIONAREMOS?

As pessoas serão selecionadas a partir das condições de elegibilidade constantes no chamamento (alguma experiência prévia em turismo e/ou educação; 80% de pessoas pretas ou pardas).

As inscrições serão analisadas pela equipe do Instituto Procomum, a qual fará a leitura das inscrições e entrará em contato confirmando as participações aceitas.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Entraremos em contato com as pessoas selecionadas (email e/ou telefone) e as convidaremos a anuir aos termos de participação do projeto.

Após a conclusão dos protótipos divulgaremos os registros dos processos em nossa página

https://lab.procomum.org/

SOBRE DIREITOS AUTORAIS

Todos os projetos contemplados por esta convocatória devem se comprometer a licenciar suas produções por meio de licenças Creative Commons (o tipo e perfil da licença podem ser discutidos com nossa equipe). Essa é uma contrapartida estabelecida pelo Instituto Procomum.

SOBRE MARIA PATRÍCIA FOGAÇA

Filha dos pretos libertos Patrício e Joana, era parteira, e foi responsável por centenas de nascimentos na Santos do século 19. Foi alvo de perseguição, via imprensa e nas fofocas cotidianas, orquestrada por senhoras da elite, obstetrizes com formação na França, que tentaram desqualificar o trabalho de uma negra sem os ´civilizados` aprendizados. Interessante, no entanto, é saber que Maria Patrícia era venerada entre essa mesma elite, tanto que o médico Silvério Fontes foi quem saiu em sua defesa. Nasceu em 1838. Aos 19 anos, casou-se com Levino Fogaça. Fundou, em 1883, a Sociedade Espírita Anjo da Guarda. Morreu em 1903.

1080 1080 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por