Instituto Procomum realiza 1º Festival na Bacia do Mercado

Entendendo a região da Bacia do Mercado como embrionária no surgimento da cidade de Santos e, portanto, um epicentro político-econômico e social da Baixada Santista. O Instituto Procomum realiza de 22 a 30 de novembro o 1º Festival de Culturas e Comunidades na Bacia do Mercado.

Durante o festival serão realizadas oficinas, feiras e diversas apresentações culturais. O evento também marca o encerramento e apresentação dos projetos da Colaboradora – Artes e Comunidades, nossa escola livre e colaborativa.

VOLTAR A HABITAR AS ENCRUZILHADAS

Exu e sua energia de troca e reciprocidade possibilitam não só o mercado e sua bacia, seus temperos, especiarias, catraias e moedas, mas deságuam também na força da arte, das comunidades e de novos caminhos possíveis, que se fazem no olhar, nos encontros e na deliciosa magia de não se saber o que vem por aí.

2022 foi ano de renascimento para o IP. Somando esforços de colaboradores e membros, finalmente foi possível reabrir as portas do nosso LAB para a comunidade após os períodos mais críticos da pandemia. Para celebrar estas e tantas outras conquistas deste ano realizaremos uma série de atividades abertas ao público e, a fim de estabelecer maior vínculo com o entorno, elas ocorrerão em diversos pontos da Bacia do Mercado.

A programação contará com rodas de conversa, festas, exposições, apresentações circenses, feira de artesanato, gastronomia, shows, mostras audiovisuais, danças e batucadas. Importante ressaltar que este é um evento realizado pelo IP em colaboração com a comunidade que neste 2022 cruzou seus caminhos com os do Instituto, sempre nos mostrando novas trajetórias, reformulando nosso fazer.

Qual caminho seguir, por onde ir?

Todo caminho fará sentido se estivermos juntes.

Voltar a habitar ENCRUZAS é voltar para um mundo que se faz possível pelo inegável tesão da espontaneidade.

Sobre o IP: O Instituto Procomum é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para ativar e participar de redes cujo foco é promover a transformação social e inventar um mundo comum entre diferentes.

[vc_empty_space][vc_empty_space]

Programação

[vc_empty_space][vc_empty_space]

15h-  Desenho e Emancipação com  André Yassuda
Atividade: Oficina
Local: Galpão Ateliẽ do Instituto Procomum (Rua Sete de Setembro, 52. Santos-SP)

O artista plástico André Yassuda facilitará uma oficina prática de desenho e suas possibilidades de emancipação e expressão. A ideia é formar um grupo de pessoas interessadas em investigar e praticar as práticas do desenho, de maneira livre e espontãnea.  Indicada para pessoas com e sem experiência em artes.

19h- Coquetel de Abertura + Show Soledad canta Gal
Atividade: Coquetel e apresentação musical
Local: Clube do Choro (rua Quinze de Novembro, 68. Santos-SP)

Coquetel de abertura do Festival Encruza acontecerá na sede do Clube do Choro no Centro Histórico de Santos-SP. A cantora Soledad apresentará um repertório especial com versões de Gal Costa.

14h – Oficina de cachepot (GT Chuvisco)
Local: Galpão Ateliẽ do LAB Procomum Procomum (rua Sete de Setembro, 52. Santos-SP).
Atividade: Oficina

Oficina aberta para confecção de um cachepot para plantas, a partir de reaproveitamento de nylon e plástico. Consiste em colar, de forma artística, retalhos de tecido de guarda-chuvas sobre potes plásticos e garrafas.

16H – Revoada das Pedras – (Jean Pierre- Colaboradora – Artes e Comunidades)
Local: Gruta do LAB Procomum ( rua Sete de Setembro, 52. Santos-SP)
Atividade: Abertura da exposição

Revoada de Pedra trata-se de imagens produzidas durante o trabalho de investigação do artista na pesquisa Pedra que Voa que serão distribuídos como postais. O público poderá levar para casa estes cartões que terão impressos em seu verso um QR code para ser lido por celulares que os direciona para uma página na internet, onde a pesquisa completa será apresentada.

18H- Lançamento de Zine ( Laísa – Colaboradora Artes e Comunidades)
Local: Galpão Multiuso do LAB Procomum (rua Sete de Setembro, 52. Santos-SP)
Atividade: Lançamento de zine autoral


Uma publicação realizada para questionar a criminalização da pobreza através da perspectiva da cultura do pixo, trazendo a perspectiva de que a criminalização de uma atividade artística e cultural de um determinado povo é uma forma de oprimir e manter o sistema de dominação de classes.

19h- Performance Afrocena
Local: Galpão do LAB Procomum (rua Sete de Setembro, 52. Santos-SP).
Atividade:

Apresentar os resultados da pesquisa performática realizada no último ano. Mencionando as participações em ações artísticas e realizações de trabalhos audiovisuais. O coletivo Afrocena realizada podcasts, produz aobras audiovisuais e performances artistícas da cultura negra.

20h- Mini Festival Estúdio EL Sonido
Local: Estúdio El Sonido (rua Brás Cubas, 240, Santos-SP)
Atividade: ‘Apresentações musicais

O estúdio El Sonido, parceiro do LAB Procomum, realizará uma série de apresentações musicais com sua seleção de artistas, serão eles: Grupo Aqui Tem Choro, The Kitchen, Padrinho da Rima e Grupo Pau a Pique.

Atrações especiais para a estreia do Brasil na Copa do Mundo

13h às 20h- Feira Mulheres Grandes Guerreiras
Local: Palco Copa
Atividade: Feira de roupas e acessórios e oficina de costura

O coletivo Mulheres Grandes Guerreiras vai expor roupas, acessórios e outros produtos artesanais realizados durante o curso de costura promovido no LAB Procomum este ano. Na oportunidade, também levarão as máquinas de costura portatéis para troca de conhecimentos. Será aberta a matrícula da próxima turma do curso.

10h – Pintando Esperança (Fixxaa)
Local Palco Copa
Atividade: Pintura coletiva da rua

Pintando a esperança é uma atividade proposta pela aritsta urbana, arte educadora e produtora cultural  e grafiteira Aline Benedito (aka Fixxa).
A ideia é pintarmos juntos a esperança, da vitória da seleção e também de dias melhores.

13h às 15h- Ação de prevenção às IST (Hiv é vida)
Local: Palco Copa
Atividade: Panfletagem e conversas de prevenção e saúde

O Grupo HIV é Vida vai realizar uma ação de conscientização, diálogo e panfletagem sobre prevenção às IST Infecções Sexualmente Transmissíveis.

14h às 17h – Ação de distribuição dos kits de higiene e limpeza
Local: Palco LAB Procomum e Palco Copa do Mundo
Atividade: Distribuição de kits de higiene e ação pelo consumo crítico

O Grupo de Trabalho Consumo Crítico vai realizar uma ação de produção e distribuição de desinfetantes, detergentes e shampoo naturais e orgânicos. Eles são produzidos com produtos de baixo custo e estimulam uma reflexão sobre o consumo dos produtos essenciais. Uma ação de trocas e aprendizados sobre consumo e meio ambiente.

14h- 18h/ 18hàs 20h- Discotecagem DJ Lufer
Local: Palco Copa
Atividade: Apresentação musical

O DJ Lufer, Agitador cultural, DJ e um dos criadores do Coletivo Futuráfrica de Santos apresentará o melhor dos ritmos afro-caribenhos-latina-brasileiros de sua vasta coleção de discos. Aquecimento para o jogo com muita música boa.

16H 18hTelão jogo do Brasil
Local: Palco Copa
Atividade: Jogo do Brasil

Vamos todos assistir o jogo do Brasil x Sérvia no telão especialmente montado para o festival.

20H Apresentação DJ Baphafinha.
Local: Palco Copa
Atividade: Apresentação musical

O Dj, produtor, empresário, 20 anos de carreira dedicados ao funk, Baphafinha vai realizar uma apresentação especial para encerrarmos o dia de atividades.

16H30 Orquestra de Rua

Orquestra na Rua é um concerto ao ar livre, realizado gratuitamente por uma orquestra de cordas espontânea. Eles realizarão uma apresentação no final de tarde, próximo ao terminal de embarque das Catrais de Santos.

17H10 – Plural Latino + Aplausos (Cena Cidade)
Local: Catraias (lado de Santos)
Atividade: Apresentação de Dança

O Plural Latino e o Aplausos realizarão uma apresentação de dança contemporanêa e performance.

18H – Origem Cuipataã: Andarilhas de uma Grande Estrada -U[z]ina Coletiva

Local: Catraias
Atividade: Apresentação de teatro/performance

O U[z]ina Coletiva apresentará espetáculo que conta retalhos da história da Baixada Santista, especialmente de Cubatão, manobrando o cotidiano da cidade, entrecortado de encantarias por meio do teatro, música, dança, performance e memória.

19H LIA – Laboratório Itinerante de artes. (Colaboradora – Artes e Comunidades

Local: LAB Procomum (Rua Sete de Setembro, 52)
Atividade: Apresentação de vídeo

Laboratório Itinerante de Artes – LIA – é um dispositivo de experimentações artísticas que visa proporcionar conversas e práticas sobre cuidado e saúde das relações em espaços diversos criados por Aline

Na ocasião, realizará a apresentação das imagens e vídeos feitos durante as experimentações do LIA. Apresentarei os registros por meio de performance musical, poesias e interações com público

20H – Show Curumim

Local: Praça dos Andradas

Curumin, nome artístico de Luciano Nakata Albuquerque, é um cantor e instrumentista brasileiro descendente de japoneses e espanhóis, cujo estilo incorpora elementos de hip hop, funk, jazz, bossa nova e samba.

21H30 – Banda Zodíaco + Sonido Yaguaro (Cena Cidade)
Local: Clube do Choro (Rua Quinze de Novembro, 68. Santos-SP)
Atividade: Festa e apresentação musical

23H – A Banda Zodíaco apresentará o melhor do brega e Sonido Yaguaro discotecará o melhor dos ritmos afro-caribenhos.

14h- Sambada de Coco de Roda (Oliveira) (Colaboradora – Artes e Comunidades)

O músico Oliveira realizou o Projeto Capoeira Encantada, uma pesquisa e estudo que explora o universo da capoeira em suas dinâmicas e possibilidades de movimentação dentro do meio, no diálogo dos corpos e percurssivos em um diálogo com a ancestralidade dos antepassados da cultura popular de Pernambuco.
Para apresentação de seu protótipo, ele vai realizar uma Sambada de Coco de Roda.

15h à 16h -Samba de roda
Local: a definir
Atividade: Apresentação musical e poesia

O poeta, escritor e performer Nego Panda vai comandar um Samba de Roda com muita música e poesia.

16H – Depoimento Mulheres Negras – Letícias Santos (Colaboradora – Artes e Comunidades)

Local: LAB Procomum (Rua Sete de Setembro, 52)
Atividade: Exibição audiovisual

 

O principal objetivo da pesquisa Identidade é transitar por meio da perspectiva da mulher negra, considerando os espaços da cidade e todo o apagamento de sua história. No festival, será realizada a  apresentação de mini-doc, com duração de cerca de 15 minutos.

16H30 – Mametu Maza Kessy, a jóia rara de Santos  – Cinthia XXX (Colaboradora – Artes e Comunidades:

 

Cinthia XXX iniciou a pesquisa Mametu Maza Kessy, a jóia rara de Santos que investiga a trajetória espiritual de Magnólia Fonseca, conhecida no universo de religiões de matriz africanas como a Matriarca do Candomblé de Angola de Santos. Mametu Maza Kessy falecida em 2021 manteve na bacia do Mercado um terreiro de Umbanda e Candomblé de Angola que iniciou nos anos 70 e dedicou sua vida a difundir sua religião e combater a discriminação e a intolerância que ela sofre.

No festival, será realizada a apresentação de teaser de cerca de 15 minutos.

17h Allure: Money Temporada. (Colaboradora – Artes e Comunidades)
Local: LAB Procomum (rua Sete de Setembro, 52)
Atividade: Exibição audiovisual

 

17h30 – Malabarista Ambidextro
Local: nas ruas, próximas ao Procomum (ponto de encontro 20 minutos na sede do LAB Procomum, rua Sete de Setembro, 52).
Atividade: Apresentação circense

Apresentação do palhaço e malabarista Ambidextro (Gregoris), utilizando o seu palco móvel. Artistas de outros grupos e da baixada serão convidados para apresentarem um cabaré de variedades (circo, música, dança, fantoches, jogos, etc).

11h- 14h Colagem de Lambe
Local: LAB Procomum e ruas ao redor (Rua Sete de Setembro, 52. Santos-SP)

14h às 18h- Vem ser Eco (Oficina de Jogos)
Local: LAB Procomum e ruas ao redor (concentração às 14h no LAB)
Atividade: espaço para jogos

O GT Vem ser Eco abrirá um espaço com uma série de jogos e brinquedos relacionados ao meio ambiente e mudanças climáticas.

15H às 16h- Roda de Conversa Masculinidade Negra
Local: LAB Procomum (Rua Sete de Setembro, 52)
Atividade: Roda de Conversa

Exibicao de filme sobre maculinidades e em seguida roda de conversa sobre masculinides negras mediada pelos grupos de Trabalho e coletivos Afrocena e Oju-Obá.

16H ás 16h30 – Apresentação Maracatu Oju Obá-
Local: LAB Procomum e ruas próximas, concentração no LAB (Rua Sete de Setembro, 52. Santos-SP).

O Coletivo Oju-Obá realizará uma apresentação com seus toques e cantos de maracatu em desfile pelas ruas da Bacia do Mercado.

16H30- Apresentação Preta Jô (Colaboradora – Artes e Comunidades

Um show de Preta Jô acompanhada de banda e um repertório embasado no seu reencontro com a ancestralidade. Repertório composto por músicas inéditas e autorais, além de algumas referências musicais que a acompanham desde a infância.

 

 

18h – Colabs Pride (Paty e Magenta)
Local: LAB Procomum (Rua Sete de Setembro, 52. Santos-SP).
Atividade: Exibição de vídeo e shows

 

Realização inicial com um vídeo homenagem a uma grande artista, travesti, preta, periférica e drag queen que por anos abrilhantou os palcos da região. Dando sequência à uma série de shows englobando várias corpas artísticas drag, corpas gordas, pretas, trans e etc, mostrando ao público que essa arte é inclusiva e diversa.

11h30 às 18h
Local: LAB Procomum (Rua Sete de Setembro, 52)

Samba e Jogo do Brasil.

15h- Documentário Colchão de Pedra
Local: Rua Sete de Setembro, 52
Atividade: Exibição de filme

Exibição do documentário Colchão de Pedra do jornalista investigativo e documentarista Carlos Ratton, produzido com o apoio do Diário do Litoral e Universidade Santa Cecília (Unisanta).

16h- Exposição GT Desenho e Emancipação
Local: LAB Procomum (Rua Sete de Setembro, 52. Santos-SP.
Atividade: Exposição de artes

O GT Desenho e Emancipação, coordenado pelo artista plástico André Yassuda, realizará uma exposição com os desenhos e práticas realizadas durante o festival.

18h- Prática coreográfica Eleonora
Local: Ruas próximas ao LAB Procomum, concentração 20 min de antecedência no LAB (Rua Sete de Setembro, 52. Santos-SP).
Atividade: Apresentação de dança

Prática coreográfica que se utiliza da experiência dos espaços urbanos como ponto de partida. Mais especificamente de ações físicas desenvolvidas a partir de contextos próprios da rua, como a ativação de manifestações políticas, ocupações festivas e questões subjetivas atreladas a observação de espaços abandonados ou vigiados.

19H – Exibição do filme Mestre Pastinha

Cinema dialógico – especial Consciência negra. Apresentação do documentário “Pastinha, uma vida pela capoeira” com roda de conversa sobre capoeira e Africanidades.

18h – Coquetel de encerramento
Local: LAB Procomum (rua Sete de Setembro, 52)

20h – SSoul Corpa: Amor, Boates e a Capital da AIDS – Joana Chaves
Local: LAB Procomum (Rua Sete de Setembro, 52. Santos-SP)
Atividade: apresentação teatral e roda de conversa

Uma atriz e duas crianças têm suas histórias marcadas após o sucesso artístico do patriarca da família. Ele, para atingir o estrelato na indústria musical, omite suas relações. Entretanto, estrela alguma brilhará mais que Maria Moon. Jamais!

1080 1080 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por