Missão LA Cuida na Colômbia: conhecendo formas de cuidados comunitários em Bogotá e Cali

Por Lia Lopes

Entre os dias 4 e 12 de outubro de 2022, a área de expansão e impacto do Procomum cumpriu com uma importante missão: conhecer iniciativas que têm o cuidado e o comum como premissa, e que já acontecem nas cidades de Bogotá e Cali (na Colômbia). 

 

Esta missão fundamenta uma atividade que o Procomum realizará em 2023: um Laboratório de Ação e Inovação Cidadã na Colômbia sobre o tema Economia do Cuidado chamado LA Cuida. Ao longo de 2022 conhecemos muitas experiências interessantes que acontecem em vários países da América Latina e no Brasil.  

 

Para nós, entender como os cuidados comunitários estão ocorrendo na América Latina é algo relevante tanto para nosso aprendizado e evolução em práticas quanto para estimular encontros e ações através de nossa metodologia. 

 

A Economia do Cuidado (em inglês “care economy”) é toda a atividade oriunda do cuidado que garante o bem estar e o desenvolvimento pleno das pessoas para que estas estejam aptas a outras rotinas produtivas e de trabalho. Geralmente a Economia do Cuidado está vinculada ao trabalho invisível e não (ou mal) remunerado feito principalmente por mulheres no âmbito doméstico e familiar, mas também tem relação com trabalhos no campo da saúde e do comum. 

 

Em suma, para que você possa sair para trabalhar todos os dias, alguém fez o trabalho de cuidado na sua casa e organizou coisas essenciais para você: fez sua comida; lavou e passou sua roupa; arrumou e limpou sua casa; cuidou de crianças, idosos ou enfermos; etc. 

 

Mas quando olhamos com as lentes do comum, o cuidado ganha outras dimensões. Aqui passamos a enxergar aquelas atividades que fazem com que os bens coletivos e comunitários estejam disponíveis e em bom estado de uso para que outros possam usufruir. 

 

Na pandemia essas ações de cuidados comunitários ficaram evidentes, principalmente nas comunidades periféricas, com iniciativas que perduram até hoje, tais como: cozinhas comunitárias que fazem marmitas e alimentam várias pessoas por dia; lavanderia e banheiros comunitários para aquelas pessoas que não dispõe deste recurso dentro de casa; acompanhamento médico e assistência psicológica para pessoas que tiveram sua saúde física e mental fragilizadas; etc.

 

Boa parte dessas iniciativas surgiram de redes de apoio dentro das comunidades, organizadas por mulheres que se viram sobrecarregadas com a quantidade de trabalho que passaram a realizar e pior, sem serem pagas por isso. 

 

Muitas dessas mulheres tiveram que abrir mão de seus empregos para cuidar de seus familiares, ou até mesmo adoeceram em função do alto nível de estresse que vivenciaram. Este trabalho por vezes fundamentado no sentimento de amor e carinho, no longo prazo torna-se inviável e insustentável. Afinal, quem cuida de quem cuida? 

Foi olhando para tudo isso que o Procomum entendeu que o cuidado é a linha que permeia todas as relações, dentro e fora de casa. É o cuidado que nos une e nos mantém vivos. Sem o cuidado não há produtividade que se sustente. Sem cuidado não há o comum. 

 

Por isso, visitamos uma série de organizações públicas e privadas em Bogotá e em Cali para conhecer as iniciativas que os colombianos estão desenvolvendo no âmbito do cuidado. E voltamos para o Brasil repletas de ideias incríveis, baseadas nessas experiências. 

 

Casos como as Manzanas del Cuidado feitos pela Prefeitura de Bogotá até centros comunitários culturais como vimos em Chontaduro em Cali são exemplos bem concretos de que existência humana e digna importa, tendo o cuidado como fator principal que estabelece equilíbrio para que tudo funcione adequadamente em nossas sociedades. 

 

Em 2023, esperamos que essas diferentes iniciativas de cuidado se reúnam e se encontrem dentro do nosso laboratório LA Cuida, potencializando neste encontro a ideação e criação de protótipos capazes de trazer novos olhares e dar a visibilidade e o reconhecimento que este trabalho tão fundamental merece ter. 

 

1280 960 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por